sexta-feira, 29 de julho de 2011

CONTERRÂNEOS LEIAM A SUGESTÃO NR 03 NA PÁGINA RECADOS E SUGESTÕES PARA PONTA DE PEDRAS.

A nova sugestão visa a obtenção de renda para nosso pessoal, são
projetos que já deram certos em outras localidades e que se implementadas em nosso Município podem ajudar em muito nossa comunidade. Eu gostaria imensamente que fosse disseminado entre nossos polÍticos para que os mesmos fiquem sensibilizados com o assunto.

terça-feira, 26 de julho de 2011

COMENTÁRIO.
Como gosto de saber como anda minha Ponta de Pedras, procuro manter contato com meus conterrâneos que frequentemente estão por lá ou moram no Município. Para minha surpresa a resposta é sempre a mesma: Ponta de Pedras está feia e abandonada.
Notei que durante o círio de 2010 não teve problemas de abastecimento, já temos mais embarcações transportando passageiros, escolas, o hospital melhorou, foram abertas novas ruas, asfaltaram a rodovia que vai para a mangabeira, indiscutivelmente melhoramos, pouco, mas melhoramos. Essa melhoria foi necessário em virtude do aumento da população.A demenda do povo obrigou os administradores a tomarem providências para fazerem frente as necessidades dos maradores.
O nosso problema é que a solução encontrada para atender as necessidades da população não veio acompanhada de um bom planejamento urbano, dessa forma, constatamos ruas que não têm calçada para pedestre, como alí no Carnapijó; casas que foram construídas praticamente no meio da rua, como naquela rua da delegacia; espaços públicos tomados por construções, como no ponto certo; casas em locais impróprios como a casa tavares e outras ações que administrações passadas implementaram que só contribuiram para deixar a cidade mais feia e com aspécto de abandono.  
Os investimentos, ainda que poucos, se bem planejados, podem contribuir para que a cidade fique mais bonita.
O PLANO DIRETOR (PD) é o documento capaz de organizar todo o planejamento municipal quanto ao crescimento ordenado. No PD deve constar o ordenamento e desenvolvimento urbano e rural, atendimento das carências básicas da população,tais como:Habitação,trabalho,lazer,cultura,circulação,abastecimento e convívio com a natureza, além de racionalizar e adequar o uso e ocupação do solo. É no Plano Diretor que deverá estar previsto como o município deverá crescer. Em Ponta de Pedras podemos citar inúmeras ações que mais parece que não existe Plano Diretor.
Se uma cidade cresce desordenadamente, os espaços públicos são invadidos por maradias ou comércio, praças desaparecem, trapiches surgem inesperadamente, prédios publicos são demolidos, comércio surge em local indevido, é porque o Plano Diretor não estabelece regras claras que possam inibir tais procedimentos.
Prefeito, membro da camara dos vereadores e representes da sociedade, devem compor o conselho do Plano Diretor e decidir periodicamente a melhor forma de atender a demanda da população quanto a ocupação do solo e outras questões que envolva o crescimento da Cidade.
Os investimentos previstos nos diversos planos elaborados pelas autoridades municipais, bem como, construções ou ações que envolvam a vida cotidiana do municipio, devem atender ao que estiver previsto no PD sob pena de condenar a cidade a problemas de dificil solução no futuro.
Finalmente, compete aos nossos administradores envidar esforços para que seja estabelecido um ordenamento na nossa Cidade, para isso, é preciso manter o PD atualizado e verificar o cumprimento das normas  estabelecidas no documento.  

segunda-feira, 18 de julho de 2011

APANHADORES DE AÇAÍ.

Quando eu era ainda gito, lá pelo Giticateua, era comum chegar no porto de casa alguns atravessadores espalhando os paneiros para encher de açaí. Eram vários na época em que o açaí bamburrava. Nós já tínhamos nossos compradores certos. Lembro bem do Pedro Serra e do Cuiapéua, sendo que eles também compravam camarão frito, cirimbabos (xerimbabos) e tudo mais que pudesse ser vendido em Belém.
Entregue os paneiros, uns dois dias depois, eles vinham buscar o açaí, quando era feito o pagamento. Dependendo da quantidade de açaí no açaizal, o pessoal ficavo com 10 ou 20 paneiros para encher. Os paneiros eram normalmente feitos de jacitara,arumã, miriti ou outra fibra, hoje são feitos de plástico. As peconhas eram feitas de folhas verdes do açaizeiro ou das folhas que caiam das árvores, hoje, já usam sacos plásticos, disponíveis para embalar cebolas, por exemplo. As peconhas eram feitas de duas maneiras, a melhor peconha era feita da folha que cai do açaizeiro, assim, cortava-se as duas partes que fixavam as folhas nas árvores, enrrola-se e, em pé, pernas juntas, passava-se por trás das pernas, na altura dos calcanhares e dava-se um nó direito nas duas partes. Pronto, estava feita a peconha. Com as folhas verdes fazia-se o mesmo ou os mais experiantes, faziam a peconha antes de cortar a folha da árvore, contudo, era preciso ter cuidado porque podia ficar grande ou pequena. Passando por detrás das pernas fica no tamanho certo.
Feito os preparativos, limpava-se as toiças para ver se tinha cobra, mas de vez em quando alguma jararaca ainda surprendia, tapuru, formiga e caba, isso não se conta, fazia parte do dia-a-dia.
O ideal era subir numa árvore que desse para puxar outra e assim trazer mais de um cacho, isso se a tataíra permitisse porque muitas vezes tinha grande imissidade que não dava nem pra subir, se tentasse, levava uma coça que vinha zuruó lá de cima e quando chegava em casa tinha que afumentar com andiroba porque o estrago era grande.
Para puxar a árvore, caso fosse possível, o paruara tinha que ter sustância para segurar as duas árvores enquanto apanhava o cacho de açaí. Depois descia e ia debulhar nos paneiros, tendo o cuidado para juntar os bagos que caiam fora, hoje já existe um plástico que é colocado por baixo do paneiro e o açaí fica ali, concentrado. Os apanhadores já vão de tenis e alguns de botas e os atravessadores estão sumindo, já não temos mais as igarités, já não ouvimos mais os moitões rangeram quando a maré começa a vazar no trapiche e nem ouvimos o cozinheiro separar as achas de lenha para fazer o fogo no fogão preparado numa lata de querosene vazia com barro dentro, já não sentimos mais o cheiro do móca feito na lata de molico com cabo de pau e servido no caneco, levado pelo cozinheiro num xarão de lata, não comemos mais pirarucu com feijão em prato esmaltado durante as travessias e nem se vai mais bordejando até a saída da coluna. As canoas à vela que transportavam açaí para Belém já não existem mais, agora é tudo motorizado. Os atravessadores praticamente inexistem, só os apanhadores que ainda estão por lá, mas os açaizais estão melhor cuidados e hoje já se faz uma exploração mais consciente, o açaí passou a valer mais e os grandes proprietários de terrenos já contratam trabalhadores exclusivamente para apanhar o açaí. São tempos modernos. 

OBS: Meus agradecimentos ao Ginica (foto acima), amigo e grande apanhador de açaí.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

CONTERRÂNEOS, LEIAM A SUGESTÃO N° 02 NA PÁGINA - RECADOS E SUGESTÕES PARA PONTA DE PEDRAS.

sábado, 9 de julho de 2011

SOBRE O MENSALÃO.


O Procurador-Geral da República Roberto Gurgel enviou na quinta-feira, parecer com alegações finais sobre o Mensalão acusando 36 dos 40 envolvidos no escândalo.Os 4 que estão faltando, um já falaceu, um fez acordo e dois foram excluídos por falta de elementos que os incriminassem.
Veja abaixo lista do Supremo com os principais réus da ação penal sobre o mensalão
JOSÉ DIRCEU (PT-SP) *
Crimes: Formação de quadrilha e corrupção ativa
Pena: de 19 a 111 anos
Gurgel: "Partindo de uma visão pragmática, que sempre marcou a sua biografia, José Dirceu resolveu subornar parlamentares federais, tendo como alvos preferenciais dirigentes partidários de agremiações políticas".... "As provas coligidas no curso do inquérito e da instrução criminal comprovaram, sem sombra de dúvida, que José Dirceu agiu sempre no comando das ações dos demais integrantes dos núcleos político e operacional do grupo criminoso. Era, enfim, o chefe da quadrilha".
MARCOS VALÉRIO (Empresário/MG)*
Crimes: formação de quadrilha, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, peculato e evasão de divisas
Pena: de 429 a 1.727
Gurgel: "Naquele momento, o interesse do grupo de Marcos Valério de viabilizar, no recém empossado governo do PT, o esquema ilícito de desvio de recursos públicos que já protagonizavam no governo de Minas Gerais, coincidiu com os propósitos de José Dirceu e o seu grupo - Delúbio Soares, Sílvio Pereira e José Genoíno -, de angariar recursos para consolidar o projeto de poder recém vitorioso do Partido dos Trabalhadores, mediante a compra de suporte político de outros Partidos Políticos e do financiamento futuro e pretérito (pagamento de dívidas) das suas próprias campanhas eleitorais"
DELÚBIO SOARES (PT-GO)*
Crimes: Formação de quadrilha e corrupção ativa
Pena: de 19 a 111 anos
Gurgel: "Muito embora o objetivo principal de Delúbio Soares, assim como de José Dirceu, José Genoíno e Sílvio Pereira, fosse o financiamento ilícito do projeto político de poder do Partido dos Trabalhadores, não hesitou em locupletar-se do esquema".
JOSÉ GENOINO (PT-SP)
Crimes: Formação de quadrilha e corrupção ativa
Pena: de 17 a 99 anos
Gurgel: "Representando José Dirceu, José Genoino, além de conversar com os líderes partidários, convidando-os a apoiar os projetos de interesse do governo, procedia ao ajuste da vantagem financeira que seria paga caso aceitassem a proposta"
JOÃO PAULO CUNHA (PT-SP)*
Crimes: Corrupção passiva, lavagem de dinheiro, peculato.
Pena: de 8 a 42 anos
Gurgel: "A prova colhida no curso da instrução comprovou a acusação feita na denúncia de que, no dia 4 de setembro de 2003, o Deputado Federal João Paulo Cunha, no exercício do cargo de Presidente da Cãmara dos Deputados, recebeu vantagem indevida, consistente no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais)... Comprovou-se, também, a prática pelo acusado dos crimes de peculato e lavagem de dinheiro, por duas vezes".
VALDEMAR COSTA NETO (PR-SP)*
Crimes: Formação de quadrilha, corrupção passiva, lavagem de dinheiro.
Pena: de 126 a 425 anos
Gurgel: "Valdemar Costa Neto valeu-se de dois sistemas distintos para o recebimento da vantagem indevida. O objetivo era dissimular a origem dos recursos, seu destino e sua natureza. O primeiro foi a utilização da empresa especializada em lavagem de dinheiro Guaranhuns Empreendimentos, que tinha como proprietário de fato o doleiro Lúcio Bolonha Funaro, figurando como intermediário José Carlos Batista"
DUDA MENDONÇA (Publicitário)*
Crimes: Lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
Pena: de 229 a 941 anos
Gurgel: "(...) Para tanto, Duda Mendonça e Zilmar Fernandes abriram, com o auxílio do Bank of Boston, a empresa off-shore Dusseldorf Company Ltda, nas Bahamas (paraíso fiscal). O objetivo era dissimular a natureza, a origem, a localização, a movimentação e a propriedade dos valores, provenientes de organização criminosa".
ROBERTO JEFFERSON (PTB-RJ)*
Crimes: Corrupção passiva, lavagem de dinheiro.
Pena: de 23 a 82 anos
Gurgel: "O acordo fechado à época por Roberto Jefferson com José Dirceu impunha o pagamento do valor de R$ 20.000.000,00 para que o PTB aderisse à base de apoio do Governo".
PAULO ROCHA (PT-PA)
Crimes: Lavagem de dinheiro.
Pena: de 24 a 80 anos
Gurgel: "A conduta de Paulo Rocha de receber dinheiro em espécie valendo-se de artifícios para ocultar a origem (Marcos Valério) e a natureza ilícita dos valores recebidos de molde a inseri-los na economia sem vestígios de ilicitude tipificou o crime de lavagem de dinheiro"
JOÃO MAGNO (PT-MG)
Crimes: Lavagem de dinheiro.
Pena: de 12 a 40 anos
Gurgel: "Provou-se que, no período compreendido entre os anos de 2003 e 2004, o deputado federal João Magno, valendo-se da intermediação de Paulo Vieira Albrigo e Charles Antônio Ribeiro, recebeu de Marcos Valério a quantia total de R$ 360.000,00, mediante o emprego de artifícios para ocultar a origem, natureza e real destinatário dos valores recebidos".
HENRIQUE PIZZOLATO (diretor de marketing do BB)
Crimes: Corrupção passiva, lavagem de dinheiro, peculato.
Pena: de 19 a 106 anos
Gurgel: "As provas colhidas na instrução comprovaram a prática
do crime de peculato por Henrique Pizzolato, Marcos Valério, Cristiano paz e Ramon Hollerbach, consistente no desvio do montante de R$ 2.923.686,15"
PROFESSOR LUIZINHO (PT-SP)
Crimes: Lavagem de dinheiro.
Pena: de 3 a 10 anos
Gurgel: "Seguindo a mesma lógica dos demais parlamentares que valeram-se de intermediários para o recebimento da vantagem indevida, o Professor Luizinho conseguiu que Delúbio Soares autorizasse a entrega dos R$ 20.000,00, tendo incumbido o seu assessor de proceder ao recebimento do dinheiro no Banco Rural. Assim agiu para evitar que seu nome fosse associado à operação ilícita".
BISPO RODRIGUES (ex-PL-RJ)
Crimes: Corrupção passiva, lavagem de dinheiro.
Pena: de 5 a 22 anos
Gurgel: "Provou-se, ainda, no curso da instrução que José Dirceu e Delúbio Soares ofereceram vantagem indevida, em troca de votos no Congresso Nacional, ao Deputado Federal Bispo Rodrigues, também filiado ao Partido Liberal"
ANDERSON ADAUTO (ex-PTB-MG)
Crimes: Corrupção ativa e lavagem de dinheiro.
Pena: de 43 a 154 anos.
Gurgel: "Também Anderson Adauto, então Ministro dos Transportes e filiado ao PTB, recebeu valores nos dias que antecederam à votação da reforma tributária".
Fonte: Procuradoria Geral da República (PGR).

quarta-feira, 6 de julho de 2011

CAMPANHA DO BEM.


No Rio de Janeiro, a escritora e jornalista Rosiska Darcy,está liderando a campanha Rio Como Vamos. O slogan  pergunta: “Você é mané?” Essa frase aparecerá em vários locais no RJ. Qualquer das atitudes abaixo, inclui o cidadão no rol dos manés, são elas:
1 - fechar o cruzamento no trânsito.
2 - não limpar cocô de cachorro.
3 - dirigir pela contramão.
4 - jogar guimba de cigarro na rua.
5 - Atender celular no cinema.
6 - Furar fila.
7 – deixar lixo na praia.
8 – buzinar sem motivo.
9 – trefagar pelo acostamento.
10-estacionar o carro em vagas para idosos ou deficientes.
Claro que para outra cidade os problemas poderão ser diferentes, o importante é a idéia, que poderia ser aproveitada em outros municípios.
Não custa nada copiar idéias que só trarão benefícios para todos. Sinceramente, existem manés aos montes por aí e ainda se enchem de razão quando pilhados cometendo um êrro.
Parabéns à jornalista.

terça-feira, 5 de julho de 2011

SOBRE A DIVISÃO DO PARÁ.
 Domingo, dia 03 de julho, foi publicado em O Liberal uma pesquisa feito pelo Vox Populi em 59 dos 143 municípios paraenses sobre a divisão do Estado, o resultado foi o seguinte:
A favor da divisão em tres estados    -   37%.
Contrários a divisão                           -   42%
Não sabiam ou não tinham opinião    -   22%. 
Foi observado que, os que são contrários a divisão, o maior porcentual está na capital, Belém e os favoráveis são maioria no interior do Pará.

sábado, 2 de julho de 2011

MATAPIS.

Eram aproximadamente tres da tarde, Juca estava terminando de tecer o funil de um dos matapis que pretendia iscar naquele dia. Estava um pouco triste porque o cipó que usava para tecer o funil era tracuá, o cipó titica tinha acabado.
D. Fuluca, para adiantar, estava descascando o coco com um cobó. Farinha tinha pouco e a poqueca teria que ser feita com coco, farinha e uma intera de babaçu.
- Diquinha, mea filha, me dá ixi ralo qui istá imbaxo da gamela, cuidado pra num quebrar a bilha. Disse D.Fuluca.
Ao levantar a gamela, Diquinha assustou-se. Credo tem um emboá e uma osga!
Mas dexa de pavulage lesa, me dá logo ixi ralo, égua parece qui tu tá acesa, osga num faz mar pra ninguém, num malina cum u imbuá. Respondeu D.Fuluca 
Diquinha deu o ralo para D. Fuluca. O ralo era feito em uma lata de 20 litros que fora aberta e furada com um prego. Para firmar, era pregado numa tabua, eventualmente, esse ralo era usado para ralar mandioca.
Juca estava terminando de fazer a tampa da boca do matapi,com aquele, já tinha um total de 20 matapis entre novos e velhos.
- Tu num vai butar bóia nexis matapi, disque us camarão tão dando na flor d’agua. Disse D. Fuluca
- Vou ver, ainda tenho um resto de miriti seco que poderá ser usado como bóia. Por falar em bóia, o que será o baco-baco no jantar, Mamãe? Perguntou Juca.
Bão, ainda tem uma rebarba de capiuara e uns bagu de farinha, se num der, o jeito é fazer um mingáu branco ou de cruera cum cuco, que ainda tem um puquinho naquele panero.Respondeu D. Fuluca
- Hum,hum.
Juca terminou de fazer o matapi e foi apanhar folhas de açaí para fazer as poquecas. D. Fuluca terminou de ralar o coco e levantou para pegar o babaçu para concluir o serviço, notou que a quantidade não era a mesma, ingadou:
- Mas Diquinha, me diz uma verdade, tu bulisti cum o babaçu daqui? Diquinha respondeu.
- Só tirei um pouquinho pra dar pro cochito, que estava com fome, nem enchi o croatá dele.Respondeu Diquinha.
- Tu visti se a bicheira dele melhorou? Eu untei com creolina onte, me parecia melhor. Disse D. Fuluca.
- Ele está mais tornado, mas ainda parece mofino.
- É mea filha, fizeste bem dar uma bucada pra ele, eu quero ver ixi capado gordo, se tivesse farinha, era bom fazer um chibé, mas num tem, agora só quando tiver manicuera, mas amanhã vu buscar uns murumuru pra ele.Disse D.Fuluca.
Enquanto isso, Juca preparava as poquecas para iscar os matapis e Diquinha remexia em seus bereguendens que tinham ficado em cima do petisqueiro.
Terminado de fazer as poquecas e iscar os matapis, Juca começou a carregar para a embarcação e D. Fuluca perguntou.
- Tú vai nu batelão ou na muntaria grande?
- Tenho que ir no batelão, a montaria não está com um rombo?
- É, teu Pai ainda não consertô, mas quando ele chegá du Ararí ele cunserta. Cuidado cum ixi batelão velho, entra água pela rudela de pupa. Disque u teu Pai tapu cum tabatinga, mas tu sabe, num custa sair.
-É, eu sei, respondeu Juca.
Juca carregou os matapis no batelão, pegou o remo e foi para a beirada,pois, a maré já estava na reponta.