quarta-feira, 30 de maio de 2012

SR. CANDIDATO: CONHEÇA A SÍ PRÓPRIO E O SEU MUNICÍPIO.

No livro A Arte da Guerra, o poderoso general-filósofo chines Sun Tzu, que viveu no período dos Estados Guerreiros, cerca de 500 anos a.C diz:
“Conhece o teu inimigo e conhece-te a ti mesmo, e nunca porás a vitória em dúvida.Conhece o terreno, conhece o tempo, e a tua vitória será total”.
Bom, isso já tem uns par de anos, diria meu velho Pai, além do mais, trata-se de um manual de estratégia. Exatamente por ser um manual de estratégia, pode ser aplicado às mais variáveis situações, e qualquer pretendente a desempenhar uma missão, antes de mais nada, para ter sucesso, uma estratégia é fundamental. A ESTRATÉGIA ESTÁ PRESENTE DIARIAMENTE EM NOSSAS VIDAS. 
Aplicando o pensamento de Sun Tzu, anteriormente mencionado, um candidato poderá deduzir o seguinte:
a)     Inimigo – Serão todos os problemas que encontrará no município, sejam os herdados, os existentes ou os que aparecerão. Não tem como ser diferente, é para resolver os problemas que ele está sendo eleito e resolvê-los, indiscutivelmente precisa de estratégia. Quem assume, não herda somente os benefícios, herda também, os sacrifícios.
b)    Por terreno – o candidato deve entender o local onde desempenhará suas funções, o perfeito conhecimento das variáveis locais, devem ser levadas em consideração a cada empreendimento imaginado. O perfeito conhecimento do local onde atuará possibilitará ao candidato, aplicar a melhor estratégia para resolver determinado problema numa determinada área, pois, se conhecer bem o terreno, saberá discernir melhor em cada situação;
c)     Tempo – está claro que será a melhor época para se implementar uma ação. Se escolher uma época errada, fatalmente a missão será um fracasso, ou pelo menos, nem tão bem sucedida e finalmente;
d)    Conhecer a sí próprio - embora óbvio, nem sempre é levado em consideração. Nem todos sabem administrar, conduzir pessoas a um objetivo, mudar rotinas ultrapassadas, fazer uma máquina emperrada funcionar adequadamente ou mudar velhos hábitos. São tarefas dasafiadoras, necessárias para um administrador, daí os inúmeros políticos que embora bem-intencionados não conseguem desenvolver suas idéias quando eleitos, falta-lhes TALENTO para desempanhar bem a função e a pessoa nem sabia disso, isto é, não conhecia a sí próprio.
Dito isto, sugiro que cada candidato procure conhecer seu Município, se possível, viajando pelas comunidades mais distantes, Ponta de Pedras é um Município relativamente pequeno, com 3.365,133km² e converse com os munícipes para saber as aspirações dessas pessoas quanto às melhorias que esperam para suas comunidades.
Não deixe de consultar o Censo-2010 realizado pelo IBGE no Município, alí, existem dados que possibilitarão aos diversos candidatos terem uma idéia da situação municipal e mediante escolha criteriosa, poderão estabelecer programas para solucionar os problemas mais prementes na opinião de cada um, por exemplo:
. Consta no Censo a área do município, isso é importante para o candidato saber sua área de atuação, suas fronteiras, conhecendo assim a vizinhança e dividir em setores menores para atuação, se achar conveniente.   
. Informa o total da população e mesmo sabendo que são dados variáveis, são os considerados para qualquer estudo estatístico, assim, nossa população atual é de 25.999 mil habitantes.
.Esse total está dividido em população urbana - 12.424 mil habitantes, que vivem na Cidade e Rural – 13.575 mil habitantes, que vivem no campo.
Como podemos oberservar, aqui já apresenta um dado para ser “iluminado com uma canetinha amarela”, a população rural é maior do que a urbana.
Outros dados, como educação, rede de esgoto, empregos com carteira assinada, número de empresas existentes, tudo isso está disponível no Censo – 2010, é só dar uma estudada e terá uma excelente fonte de consulta sobre a situação do Município como um todo. Feito isso, certamente cada candidato terá um pouco mais de conhecimento dos eventuais “inimigos” e do “terreno” que escolheu como campo de batalha, o “tempo” que escolher para obter o suceso, só depende de cada um.
Pensem nisso.  

quarta-feira, 23 de maio de 2012

SUGESTÃO: O CANDIDATO DEVERIA APRESENTAR CURRÍCULO E PROGRAMA DE GOVÊRNO.

Estamos em pleno precesso de escolha de candidatos a Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores, momento em que os pretendendes aos referidos cargos procuram demonstrar aos partidos seus potenciais políticos e dessa forma concorrer aos cargos almejados. Uma vez escolhido e registrado, o candidato começará a luta para angariar votos e ser eleito. Aí terá início uma segunda etapa, muito importante para os eleitores, qual seja: conhecer bem o candidato e saber quais serão suas propostas para melhoria do município uma vez eleito. Evidentemente que o partido tem seu programa de govêrno já elaborado e cada candidato, certamente, deverá seguir alguma orientação partidária, mínima que seja. Não tem como ser diferente, é a regra do jogo.
Mesmo diante desse fato, entendo que cada candidato deveria expor suas idéias a respeito do que pretende fazer, de forma transparente, palavra que anda em moda, incluindo aí uma apresentação pessoal, dizendo por exemplo: onde estudou, qual seu grau de instrução, qual a sua atividade de uma maneira geral, fornecendo dados para que o eleitor possa conhecê-lo e decidir melhor sua escolha, pois, o eleitor estará escolhendo quem irá gerir seus recursos e representá-lo na Administração Municipal.
O Artigo quarto, parágrafo terceiro da Constituição Federal estabelece:
Art. 4º..
§ 3° - São condições de elegibilidade, na forma da lei:
I      – a nacionalidade brasileira;
II     _ o pleno exercício dos direitos políticos;
III    _ o alistamento eleitoral;
IV   _ o domicílio eleitoral na ciscunscrição;
V    _ filiação partidária;
VI   _ idade mínima de:
         a)……;
         b)……;
         c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz;
         d) dezoito anos para Vereador.
Como podemos observar, são exigências simples, bem mais simples do que as exigidas para cargos como: vendedor de lojas, garis e outros cargos onde exigem pelo menos que o candidato seja alfabetizado, coisa que não se exige para ser um deputado, como já tivemos oportunidade de testemunhar. Tudo bem, no entanto, entendo que se um pretendente a determinado cargo público tiver uma melhor formação, é melhor para todos, para o candidato, porque não será alvo de chacotas; para o eleitor, porque sabe que o escolhido provavelmente terá melhores condições de desempenhar o cargo e ganhará o município, porque terá alguém melhor preparado. Evidentemente que existirão as exceções, contudo, não deverão nos servir de referências.
O candidato que pretende desempanhar o cargo com ética e em prol da comunidade, não deverá hesitar em informar à coletividade o que pretende fazer se for eleito, preferencialmente, estabelecendo metas para um prazo curto, prazo médio e longo prazo. Acho que não será uma tarefa difícil.
Espera-se que um candidato que esteja pleteando exercer determinado cargo, tenha um mínimo de conhecimento da situação em que se encontra o município, dessa forma, é fundamental que deixe bem claro quais serão suas possíveis soluções para resolver os problemas que na sua opinião exijam aplicação de verbas ou gestão política. O rol dos problemas existentes, quando não estejam à vista de todos ou então aqueles que perduram por anos sem solução, poderão ser detetados mediante visitas aos diversos logradouros municipais, conversas com moradores, pesquisas na Camara Municipal ou Prefeitura, mas num Município pequeno como Ponta de Pedras, o povo, ainda é a melhor fonte de consulta.
Cada candidato, deveria disponibilizar seu currículo e plano de governo em local de fácil acesso para os eleitores, dentre esses locais, a internet, por ser um um meio de comunicação relativamente barato e a facilidade de criar um site ou um blog torna-se um local muito útil para esse fim.
Pensem nisso.

sábado, 19 de maio de 2012

AOS MEUS IRMÃOS PONTAPEDRENSES E CANDIDATOS A PREFEITO OU VEREADOR.

Sabemos que até 26 de maio de 2012, os pretendentes às vagas de Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores estão autorizados a fazer propaganda intrapartidária com vista à indicação do seu nome ao cargo pretendido e 05 de julho de 2012 é o último dia para os partidos requererem junto ao Cartório Eleitoral competante o registro do candidato ao cargo. Portanto, ainda não temos nenhum candidato registrado, temos somente os que certamente serão indicados. Agora, no meu entender, é um bom momento para tentarmos dizer aos futuros condidatos quais são nossas necessidades para se viver em melhores condições no nosso Município, isto é, o que esperamos que seja mudado para tirar nosso Torrão desse eterno atraso.
Ao longo dos 134 anos de Ponta de Pedras, inúmeros Prefeitos passaram pela Prefeitura, alguns tentaram e não conseguiram melhorar nosso Município. Se pedirmos para uma dessas pessoas apontar a causa de ter passado pelo Cargo e pouco ou quase nada ter feito, certamente a resposta incriminará alguém ou alguma causa, jamais o ex-Prefeito ou ex-Vereador dirá que foi culpa sua. Não devemos estranhar, isso é perfeitamente normal, pois, todos nós, indistintamente, procuramos um bode expiatório para nossos empreendimentos mal sucedidos. Portanto, não devemos culpar ninguém. Não devemos afirmar que foi somente culpa dos políticos não termos saneamento básico, nossas escolas terem um Índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) abaixo da média nacional , não termos nenhuma indústria, não dispormos de uma agência bancária, um jornal, nosso hospital ter deficiência de profissionais de saúde, as drogas terem sido disseminadas assustadoramente entre os jovens, e outras mazelas que convive-se diariamente. Acho que todos temos uma parcela de culpa, porque invariavemente não somos participantes na Administração Municipal, não damos sugestões, não verificamos como andam as contas públicas, onde as verbas do Município foram aplicadas, se foram ou serão bem aplicadas, pouco participamos dos vários Conselhos e praticamente deixamos que Prefeitos e Vereadores resolvam tudo. Não deve ser assim.
Devemos sugerir aos candidatos que façam algumas melhorias, não mirabolantes, mas que esteja dentro das condições financeiras do Município, de tal forma que deixe claro ao candidato que o povo sabe do que o Município está carente. Não precisa ser original, uma ação implementado em outro município e que foi bem-sucedida, trazendo benefícios para os munícipes poderá ser útil. Uma reportagem lida e interpretada que poderia ser aplicada com sucesso na Cidade, também não pode ser descartada, diversos projetos, mesmo da iniciativa privada, tipos de administração, cursos, rotinas, em fim, existe inúmeras sugestões que podem ser encaminhados para os candidatos. Aceitar essas sugestões é outra coisa, mas devemos fazer a nossa parte. Devemos falar para cobrar, porque nunca se sabe o que calado quer, caso contrário, não devemos reclamar das decisões que tomarem por nós, pois, se nada dissermos em contrário, nós estaremos de acordo. Diz o velho ditado: “Quem cala consente!”
Sabemos que todo partido político, sem exceção, tem um excelente programa para resolver qualquer problema existente em qualquer município, pelo menos é o que anunciam na mídia. Os candidatos assumem compromissos que sabem perfeitamente impossíveis de serem cumpridos. Eventualmente, esses programas são bons, contudo, não têm condições de serem individualizados, os partidos estabelecem diretrizes e além de nem sempre serem as mais corretas, podem não ser a melhor para um determinado município. Somente os habitantes do lugar sabem suas reais necessidades, mas alguém deve saber disso, e a pessoa certo para tentar resolver os problemas dos munícipes é o político, principalmente o Prefeito e Vereadores.
Assim, solicito aos meus conterrâneos que procurem sugerir aos politicos locais ações que possam, senão eliminar, pelo menos reduzir as deficiências existentes no nosso Município e aos políticos, que tentem incluir em seus programas de governo projetos que de alguma forma possam solucionar as necessidades da nossa comunidade.
Pensem nisso,

quinta-feira, 17 de maio de 2012

VAMOS ACOMPANHAR A TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL .

A Lei de Acesso à Informação (nº 12.527), que determina a divulgação de conteúdo dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário – bem como de estatais, fundações públicas e entidades privadas sem fins lucrativos que recebam recursos públicos –, entrou em vigor hoje (16), 180 dias após ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff.
A legislação representa avanço quanto ao estabelecimento do sistema de transparência passiva no país, conforme entrevista do ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, ao jornal “O Estado de São Paulo” (13). A partir da lei, pretende-se que o acompanhamento das ações em nível da União, estados e municípios por parte do cidadão se torne muito mais efetivo do que é atualmente.

Fonte: Contas Abertas.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

LEI CAPIBERIBE - VAMOS ACOMPANHAR A TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL .



               O que é a Lei Capiberibe?
                É um instrumento preventivo no combate à corrupção, pois antecipa informações detalhadas sobre produtos e serviços contratados antes de serem pagos pelos cofres públicos, tornando assim possível o cancelamento ou denúncia de transações irregulares. Trata-se do meio mais eficaz, como se vê, para controlar a aplicação do dinheiro público.
                Como funciona a Lei Capiberibe?
                Todos os órgãos públicos estão obrigados a divulgar suas contas na internet. Toda receita (arrecadação) e toda despesa (gastos) deve estar acessível pela rede mundial de computadores. Pela Lei Capiberibe, quando o órgão público confirmar sua intenção de compra e pagamento pela chamada nota de empenho, a informação será publicada na Internet. O cidadão poderá saber o nome do vendedor ou prestador do serviço, terá a descrição detalhada do produto ou serviço, as quantidades adquiridas, como também o custo unitário e total do produto ou serviço.
                Quando a Lei Capiberibe começou a funcionar de fato?
                Depois da publicação no Diário Oficial da União (28 de maio de 2009), a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios com mais de 100 (cem) mil habitantes tinham um ano para implantá-lo (28 de maio de 2010); os municípios com população entre 50 mil e 100 mil habitantes tinham como tempo limite para colocá-la em prática 28 de maio de 2011; os municípios com menos de 50 mil habitantes deverão implantá-la em, no máximo, quatro anos 28 de maio de 2013. As implantações podem ser feitas antes dos prazos finais.

Fonte: contas abertas.

sábado, 5 de maio de 2012

FAÇA O CONTROLE SOCIAL, COMBATA A CURRUPÇÃO.



Portal da Transparência
Quer saber quais os recursos federais enviados ao seu Município? Então
acesse o Portal da Transparência (www.portaldatransparencia.gov.br). Este
disponibiliza um banco de dados sobre a aplicação do dinheiro público pelo
Governo Federal. Qualquer pessoa poderá, caso seja usuário de correio
eletrônico (e-mail), cadastrar-se para receber informações sobre todos os
repasses de recursos federais feitos em razão de convênios firmados com o
Município onde ela reside. Para realizar o cadastramento, basta acessar o
link "Receba Informações Sobre as Liberações de Convênios", localizado no
canto inferior esquerdo da primeira página do Portal.
O Portal da Transparência apresenta ainda uma opção de acesso rápido às
informações, sobre repasses governamentais e gastos diretos da União, a
partir de parâmetros sugeridos na tela, que você escolherá para melhorar a
pesquisa. Além das transferências governamentais constitucionais e legais,
ou seja, aquelas advindas por força da Constituição Federal e legislação
correlata, há também, o acesso rápido aos dados de transferências
voluntárias, conhecidas como convênios e contratos de repasses.
Tesouro Nacional
O portal da Secretaria do Tesouro Nacional permite o acesso às informações
sobre as transferências constitucionais, realizadas pela União aos Estados e
Municípios (www.tesouro.fazenda.gov.br). Existe na página inicial um menu,
que contém várias opções de consulta, dentre as quais encontra-se o acesso a
dados de Transferências Constitucionais. Para acessá-la você deve clicar na
opção “Estados e Municípios”, que fica no lado esquerdo da página inicial do
portal. Haverá um desdobramento do menu, disponibilizando a opção sobredita.
Após acionar a opção de “Transferências Constitucionais”, surgirá uma nova
tela com campos que devem ser preenchidos com o ano, tipo de transferência
(FPM, FPE, FUNDEB e outros), UF e Município que recebeu o repasse. Você pode
fazer a pesquisa por Estado ou Município, além de detalhar a informação
mensalmente ou anualmente. Desta forma, qualquer cidadão saberá o montante
de transferências constitucionais recebido por seu Município e Unidade da
Federação correspondente.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
O novo Portal do FNDE (www.fnde.gov.br) na Internet oferece duas opções,
muito úteis ao cidadão que deseja acompanhar e fiscalizar a situação das
contas de seu Município, referentes à aplicação de repasses automáticos,
transferidos a partir de programas do Governo Federal, cujas ações estão
voltadas à área da Educação.
No centro da primeira página do Portal você encontrará os ícones denominados
“Liberação de Recursos”, que permite a consulta às liberações de recursos
dos Programas do FNDE, e “Prestação de Contas”, que possibilita constatar a
situação da prestação de contas do repasse direto.
Quando você acessa a primeira opção, surgirá uma nova janela com seis
campos, que deverão ser preenchidos para direcionar sua pesquisa. Indique o
ano do repasse, o programa que deseja consultar, o CNPJ da entidade
beneficiária do repasse (CNPJ da Prefeitura de Januária:
21.461.546/0001-10), a Unidade da Federação, o Município e o tipo de
entidade, como por exemplo a “prefeitura”. Preenchidos os campos, basta
clicar no botão “buscar” e você terá informações detalhadas sobre o montante
repassado, inclusive com indicação da conta corrente específica para
movimentação dos recursos. Caso seja necessário consultar todos os repasses
recebidos pela entidade naquele exercício, deixe o campo “programa”
preenchido com a expressão: “todos programas”. Assim, o sistema informará
todos os repasses recebidos pela entidade selecionada.
A segunda opção de pesquisa fornece a situação da prestação de contas, que é
apresentada anualmente ao FNDE pela entidade gestora dos recursos. Após
acionar a opção, surgirá uma nova janela com duas opções de pesquisa. Você
pode consultar por programa (PDDE, PNAE, PEJA, PNATE e outros) ou por
entidade (Secretaria de Educação, Prefeitura ou ONG). A primeira forma de
pesquisa lhe fornece a situação das contas da Secretaria de Educação
Estadual e de todos os Municípios da UF selecionada, separadamente por
programa. Na segunda opção, a pesquisa lhe fornecerá a situação das
prestações de contas em todos os programas, por entidade selecionada.
Portal Saúde
Através da página eletrônica do Fundo Nacional de Saúde
(www.fns.saude.gov.br), o cidadão pode acessar dados sobre transferências de
recursos do Sistema Único de Saúde, destinados aos Estados e Municípios
brasileiros. A tela inicial contém campos específicos, que você preencherá
para refinar sua consulta. Marque a opção “Fundo a Fundo”, digite o CNPJ ou
nome do Município desejado, bem como o ano de seu interesse.
Após acionar o ícone denominado “consultar”, surgirá uma nova janela, com
novos campos a preencher. Para uma pesquisa mais abrangente, especifique
apenas o seu Estado, o Município, Ano e mantenha preenchidas no campo “Tipo
de Consulta”, as opções “Caixa/Pagamento” e “Detalhado”. Após acionar
novamente o ícone “consultar”, surgirá nova janela, com o nome e CNPJ do
Município escolhido. Em seguida, você deverá, com a ajuda do mouse, clicar
sobre o nome do Município e aparecerá a tela com todos os valores
transferidos ao seu Município, dentro do Sistema Único de Saúde, na
modalidade Fundo a Fundo.
Portal de Convênios do Governo Federal
O Portal de Convênios do Governo Federal (www.convenios.gov.br) é uma das
mais recentes ferramentas eletrônicas, implantada desde 1º/09/2008, que
permite ao cidadão acompanhar as transferências, denominadas de convênios e
contratos de repasse, destinadas à execução de programas governamentais em
municípios brasileiros. O Governo Federal tornou obrigatória a utilização do
Portal de Convênios para a celebração, liberação de recursos, acompanhamento
da execução e prestação de contas dos convênios e contratos de repasse
firmados com recursos repassados voluntariamente pela União.
A primeira página do Portal contém um menu na parte superior, que apresenta
a opção denominada “Acesso Livre”. Quando acionada, surgirá uma nova janela
com três opções de pesquisa. Acesse a terceira opção denominada “Listar
Convênios por Órgãos”. Nas janelas que surgirão em seguida, você deverá
escolher o Órgão governamental, que atuou como concedente de recursos
públicos para municípios convenentes. O próximo passo na sequência de telas
será uma relação de convênios celebrados entre as partes acima citadas. Você
deverá pesquisar cada convênio, a partir do número original do mesmo,
visando identificar se o seu município está dentre aqueles que foram
contemplados com transferências voluntárias da União.
Câmara dos Deputados - Sistema FISCALIZE
O sistema FISCALIZE, disponibilizado pela Câmara dos Deputados, tendo por
fonte dados o SIAFI, possibilita consultas à execução orçamentária e
financeira da União
(www2.camara.gov.br/atividade-legislativa/orcamentobrasil/fiscalize/index.ht
ml).
Na parte relativa ao CIDADÃO são apresentados relatórios pré-elaborados para
proporcionar uma visão geral dos gastos do governo federal. Na parte
relativa às TRANSFERÊNCIAS DA UNIÃO para Unidades da Federação e Municípios,
é apresentada consulta detalhada (ex.: FPM/FPE, merenda escolar, saúde,
transferências voluntárias, etc.), para cada Município ou Estado/DF
favorecido, contendo a relação das transferências da União, com dados
mensais e acumulados.
Em RELATÓRIOS ESPECÍFICOS, é possível elaborar consultas que combinem níveis
diferentes de agregação das despesas orçamentárias (ex.: despesas por órgão,
por função, por programa) com o uso de filtros de variáveis. Trata-se,
basicamente, de novos relatórios, implantados em ambiente web, que se somam
aos já existentes relatórios da execução orçamentária em banco de dados
Access, que continuam disponíveis para download.
Contas Abertas
No site Contas Abertas (http://contasabertas.uol.com.br) você pode obter os
dados capturados do SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira do
Governo Federal), informações essas que pelo SIAFI não seriam de acesso
público. O Portal permite o acesso a relatórios da execução orçamentária e
financeira da União. Também é possível consultar as emendas propostas pelos
parlamentares, que resultaram nas transferências de recursos da União para
outras entidades.
Fonte: Fábio Oliva
 

terça-feira, 1 de maio de 2012

VALORIZE SEU VOTO.



Este ano já recebi telefonemas de amigos ou parentes da minha família, solicitando que vote num determinado candidato. Evidentemente será impossível o pedinte saber se a promessa será cumprida, pois como sabemos, o voto é secreto.
Ainda não ocorreu, mas certamente ocorrerá, porque eu já fui sondado e até convidado para um jantar, de alguém pedir para apoiar algum candidato. Esse apoio, na realidade, consiste em angariar votos, principalmente entre familiares. Pois bem, esse momento, da escolha do candidato em quem votar deve ser precedido de uma grande reflexão. O ideal seria conhecermos bem cada candidato, mas sabemos que isso é impossível porque tratando-se do ser humano, as mudanças são uma constante e algumas para pior. Quando o candidato é “marinheiro de primeira viagem”, está se iniciando na política, é bom tentarmos conversar com ele, para sabermos que conhecimento ele tem do cargo que está tentando ocupar. Para isso, nós devemos saber alguma coisa sobre o que um prefeito ou vereador faz, já que este ano as eleições são para esses dois cargos.
Para isso, basta pedirmos para o candidato opinar sobre inúmeros assuntos pendentes nos municípios. Educação, transporte, saneamento básico, segurança, as necessidades são as mais variadas e quando nada, conversar sobre organização, controles interno e externo, formação de pessoal, saber se o candidato já teve alguma experiência com administração pública, sempre ajuda, pois, o serviço público é igual em todos os níveis.
Quando o candidato já ocupou algum cargo na administração municipal ou ocupa, bem, aí é fácil. O primeiro parâmetro para sabermos se o político merece nosso voto é procurarmos saber qual foi ou está sendo a atuação dele. Os relatórios das inspeções realizadas nos municípios, pela Controladoria Geral da União (CGU) é uma EXCELENTE FONTE DE CONSULTA, facilmente encontrável em: www.cgu.gov.br.
Primeiro porque dá uma visão geral e bem fundamentada da atuação do prefeito, já que técnicos especializados mostram como anda a prefeitura. Se verificarmos com atenção, às vezes, a inspeção abrange as atuações do prefeito atual e do anterior, em certos casos, o atual prefeito era o vice do anterior, portanto, participava da antiga administração.O relatório, mostra nos mínimos detalhes a performance da administração em todas as vertentes administrativas. As falhas, rotineiramente constatadas possibita-nos avaliar a capacidade administrativa do chefe do poder executivo. Se existir currupção, ali constará, desvios de verbas públicas, transparências, controle de pessoal, controle interno, nada escapa do crivo dos técnicos da CGU. Leia todo o relatório e provavelmente conhecerá o prefeito atual ou se já foi prefeito, saberá como foi a administração dele.
Mas para nossa alegria, o relatório, nos possibilita avaliarmos todos vereadores, indistintamente, porque compete a eles, vereadores, o controle externo da prefeitura, isto é, se eventualmente a CGU constatou irregularidades, foi porque os vereadores não exerceram bem seus deveres de fiscalizar a prefeitura.
A utilidade do relatório não para por aqui, dependendo da data e isso consta do relatório, podemos saber se a prefeitura já sanou as irregularidades ou se nada foi feito. Mostrará ainda, se as verbas recebidas foram bem aplicadas, se as escolas receberam a merenda conforme deveriam ter recebidos, se os planos municipais foram feitos e se estão sendo cumpridos e acompanhados pelos entes da administração.
Se você for mais criterioso, pode tentar se informar sobre os vários conselhos que devem existir para auxiliar os entes governamentais na elaboração e acompanhamento das políticas públicas. Se existem, se estão organizados de acordo com as recomendações previstas, principalmente se constam no relatório da CGU, pois, os técnicos do Órgão dão bastante atenção para esses Conselhos.
Pode-se ver o montante da verba recebida pelo município em www.portaltransparencia.gov.br, com essa informação podemos ver se foram feitas obras na cidade e se o material adquirido pela prefeitura é de boa qualidade. Não devemos esquecer que a verba recebida para  aquisição de material, deve ser empregada na compra de material de primeira qualidade. Andando pela cidade qualquer munícipe poderá verificar isso.
Poderemos ver se o administrador fez algum convênio em www.convenios.gov.br e se a verba recebido, objeto do convênio foi empregada conforme acordado, é fácil, se o convênio foi para aquisição de uma viatura, é só verificar se existe a viatura adquirida naquela data e  se foi para aquisição de uma embarcação ou construção/aquisição de um imóvel, deve-se proceder da mesma maneira, é fácil verificar.
Ainda mais, para um político honesto, onde a transparência seja proritária, pois é o principal indicativo da boa gestão dos recursos da população, disponibilizar demonstrativos dos recursos aplicados deve ser prioridade. Além de cumprir o que preve a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) o administrador estará prestando contas com a população da destinação das verbas recebidas e das possíveis aplicações de recursos. Dessa forma, a prefeitura deverá disponibilizar tais informações para que toda a população tenha acesso fácil, seja na própria prefeitura, seja num site, na internet, o mesmo deverá fazer a camara municipal e até políticos bem intencionados. Se nada disso existir em seu município, fique com um pé atrás dos políticos atuais e se algum pretendente aos diveros cargos não disponibilizar suas idéias, certamente não estará bem intencionado ou nada terá para acrescentar na situação existente no município, fujo desses meninos traquinos.
Existem um sem números de possibilidades onde você poderá verificar se o pretendente pode ser dono de seu voto e se realmente merece essa distinção, muito importante e extremamente valiosa, assim, valorize bem seu voto, lembre que você estará escolhendo alguém para tomar conta do seu patrimônio, aplicar seus recursos e que poderão trazer benefícios ou não para seus familiares,daí porque você deve valorizar muito bem seu voto.
Pense nisso.