domingo, 8 de novembro de 2015

AFUÁ JÁ TEM O SEU PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS.


Está disponível no Portal da Prefeitura de Afuá, o Plano Municipal de Gestão integrada de Resíduos Sólidos do Município, são 218 páginas discorrendo sobre vários assuntos, de fácil leitura e de entendimento amigável.
Olhando rapidamente nos portais dos demais municípios do Marajó, observei que nenhum disponibiliza tal documento, o que poderá ser deduzido que ainda não dispõe do referido plano, muito importante para o município. Alguns municípios nem portal têm, ainda não se conscientizaram da importância desse instrumento de informação para o município.
Acho que deveríamos parabenizar as pessoas que trabalharam na elaboração do Plano de Afuá, bem como a administração municipal, pelo interesse em dotar o Município dessa ferramenta de planejamento que certamente contribuirá muito para futuras politicas públicas que poderão contribuir para a melhoria da qualidade de vida do povo afuaense.
Lendo o Plano, mesmo eu não sendo um especialista no assunto, achei muito interessante, primeiro pelas informações relativas ao Município contidas no mesmo, pelos comentários sobre a situação atual e sobre as propostas para, senão solucionar, pelo menos minimizar as situações que precisam de melhorias, na opinião dos responsáveis pela elaboração do Plano. Em segundo lugar, gostei mais ainda, pela iniciativa da administração municipal, em manter entendimentos com outros órgãos, externos ao Município, como Universidade Federal do Pará e Governo do Estado, firmando termo de cooperação que, juntamente com a equipe técnica do Município puderam elaborar o documento, que certamente servirá como referência para outros municípios, principalmente do Marajó que ainda estão em débito com seus munícipes no que se relaciona à coleta e destinação adequada do lixo municipal, além, é claro, de atender ao que prevê a legislação.
A elaboração do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos de um município, uma vez aprovado, torna-se um documento facilitador para o município firmar convênios com o Governo Federal para obtenção de verbas para inúmeros projetos envolvendo a infraestrutura municipal, principalmente visando eliminar os lixões existentes em diversos municípios e com prazo para acabar, conforme projeto de lei já aprovado no Senado Federal, leia matéria relativa ao assunto aqui,  além de oferecer subsídios para futuros projetos de políticas públicas no município. Poderá servir como referência para os futuros candidatos a prefeitos e vereadores elaborarem seus planos de governo, pois nos planos, pelo menos no de Afuá, tem um bom estudo sobre a situação atual do município e sugestões de melhorias, que poderão perfeitamente ser incluídas nas propostas dos próximos candidatos a prefeito/vereador do Município.
Não posso afirmar que o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Afuá esteja perfeito, mas partindo da premissa de que praticamente nada é perfeito, o plano poderá precisar de alguns pequenos ajustes, nada que possa contribuir para que o documento deixe de atender às necessidades primárias do Município e se eventualmente, alguns ajustes se fizerem necessário, e certamente serão, poderão perfeitamente ser feitos quando das revisões, que certamente ocorrerão com alguma frequência, haja vista, as mudanças normais das situações atuais observadas e que evoluem ao longo do tempo.
O importante é Afuá ter dado o exemplo e disponibilizado em seu Portal, leia aqui, o referido documento, para consulta livre e ao mesmo tempo poder subsidiar outros municípios que certamente estão atrasadas na elaboração dos seus planos.
Mais uma vez: PARABÉNS AO MUNICÍPIO DE AFUÁ. 



quarta-feira, 4 de novembro de 2015

SOBRE O CIRIO 2015 EM PONTA DE PEDRAS.


Dia 29 de novembro de 2015, será realizado o Cirio de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do nosso Município. Em outros tempos, os preparativos estariam a todo vapor.
As pessoas normalmente viajavam para Belém para comprar vestuário; a venda do açaí aumentava, visando “juntar dinheiro para o cirio”; o capado estaria engordando no chiqueiro, pronto para ser abatido e preparar a maniçoba; os patos do círio já estariam separados; os proprietários dos bares abasteciam seus estoques; o pessoal do Tijucaquara intensificava as viagens para o Arari, para comprar peixe e depois vender durantes os festejos e os organizadores das festas começavam a fazer os convites para  as suas festas. Era só alegria os dias que antecediam o Cirio. Os que moravam fora do Município começavam a planejar a viagem para “ir passar o Cirio”, pois sempre fora um momento de encontro das pessoas e visita aos parentes que, às vezes, não se viam há bastante tempo. Naquele tempo, o transporte era meio vasqueiro, pois as embarcações que faziam o transporte de carga e passageiros eram poucas, apenas algumas canoas motorizadas e, muitas vezes, para não perder os festejos, tínhamos que ir de canoa à vela, que às vezes demoravam 12 horas, mas valia a pena, era o Cirio de Ponta de Pedras! Hoje parece que está um pouco mudado.
Com a chegada da modernidade, com o telefone celular e as diversas mídias sociais, as distâncias foram encurtadas, as pessoas podem conversar com seus parentes e amigos a qualquer momento e a saudade parece que já não deixa a pessoa cuíra. Caso queira visitar um amigo ou parente, pode-se ir pela manhã e regressar à tarde, o transporte é abundante e rápido. São os novos tempo.
Contudo, se a modernidade ajudou por um lado, por outro, essa mesma modernidade que poderia oferecer melhorias para as pessoas que poderão visitar Ponta de Pedras, parece que ainda está longe de ser utilizada adequadamente com esse propósito, falta uma visão mais empreendedora dos empresários locais e dos organizadores dos festejos, principalmente visando despertar nas pessoas maior interesse pelo Cirio e com isso, aumentar o número de visitantes à Cidade por ocasião dos festejos da nossa Padroeira, o que poderia levar recursos para os empresários e consequentemente para o Município.
Cito como exemplo as oportunidades de hospedagem na Cidade, que não são divulgadas, com localização, capacidade e preços para que os visitantes possam se planejar melhor.
A programação dos eventos, com horário, local e preço se for o caso, é outro item que falta dar maior atenção. Será realizado o Círio Fluvial? Se for, qual o horário da saída, quais as embarcações que transportarão os interessados em acompanhar e qual o preço e onde comprar os ingressos caso se tenha interesse em participar.
A corrida de Cavalos Marajoaras será realizada este ano? Se for, será sábado ou domingo, qual o horário e será no campo de aviação?
E as festas, onde serão realizadas ou terá algum evento que se posso assistir ou participar? Falta uma programação adequada, que deveria ser divulgada previamente e disponibilizada no site da Prefeitura Municipal e nos meios de comunicação existentes no Município.
Certa vez eu fui passar o Círio e ao chegar, encontrei dificuldades para almoçar, já que eu ia ficar numa pousada. Seria bom, que os organizadores dos festejos se preocupassem com esses detalhes, afinal de contas, as pessoas que visitarão Ponta de Pedras, nem sempre têm parentes e irão diretamente para seus locais de permanência durante os festejos e, eventualmente, precisam de apoio. Seria muito bom, disponibilizar na internet toda programação, bem detalhada, pois hoje, a internet, sem sombras de dúvidas é o meio mais fácil para consultar esse tipo de informação. Que tal utilizarmos?
Ponta de Pedras tem potencial para organizar bons eventos, que poderão reunir grande número de pessoas e aos poucos inserir esses eventos num calendário anual e assim, tornar o Município uma boa opção turística no Marajó, tal como já acontece com Soure. O cirio seria uma dessas atrações. Outra seria um festival do Açaí, já sugerido por mim e, na ocasião, até preparei uma sinopse de como poderia ser organizado o festival, no entanto, apesar de constar da programação dos eventos constantes no site da Prefeitura para o dia 19 de novembro, até hoje jamais foi realizado. Outro evento que poderia ser dado mais atenção seria os cordões juninos, tradicionais peças teatrais a céu aberto que tanto alegrou nossa Cidade, mas que aos poucos foi esquecida e que se revitalizada e bem organizada, poderia muito bem, ser incluída no calendário de eventos municipais.
Vamos torcer para que outra administração municipal tenha interesse e se empenhe em dar maior atenção à cultura do nosso Município, pois bem que se faz necessário. Bom cirio a todos.