sábado, 26 de dezembro de 2015

PONTA DE PEDRAS PRECISA SER MAIS TRANSPARENTE.

Recentemente foram postadas no Facebook, duas fotos em que mostram uma pessoa transportando açaí em direção a uma ambulância estacionada na feira, junto a rampa, em Ponta de pedras, tudo levando a crer que a pessoa iria transportar o açaí na ambulância. Quem fez a postagem agiu corretamente, pois, o cidadão também é responsável pelo controle social, isto é, verificar como os servidores públicos estão desempenhando as suas funções e quando constatar algum desvio de conduta, denunciar. Isso deve ser incentivado e cultivado.
Foto publicada no FB, mostrando a ambulância estacionada na feira e a               pessoa carregando açaí, tudo indicando que transportará no veículo.
Da mesma forma a administração municipal, ao constatar algum desvio de conduta de qualquer servidor municipal ou ter conhecimento de algum assunto envolvendo o Município e que seja de interesse para os munícipes, tem a obrigação de apurar se for o caso, tomar as decisões cabíveis e informar a população do Município. Isso é ser transparente.
Em Ponta de Pedras, de vez em quando, somos surpreendidos com algum fato que nem sempre indica um comportamento correto por parte de algum funcionário do Município e que, portanto, precisaria de alguma ação corretiva. Infelizmente, mesmo sendo do conhecimento público, ninguém se pronuncia e o fato é esquecido, o que dá margem para que se imagine que esses fatos são considerados normais. Isso é muito ruim para o nosso Município, porque apurar as responsabilidades e pelo menos criar mecanismos visando que novas irregularidades não voltem a acontecer deveria ser uma obrigação de qualquer gestor público.
Além do fato mencionado acima, que deverá ser esclarecido e informado à população a ação adotada pela administração municipal, dois outros fatos que aconteceram em Ponta de Pedras, foram comentados rapidamente e logo caíram no esquecimento.
O primeiro foi uma escola de Ponta de Pedras ter recebido apenas tangerinas para serem servidas na merenda escolar dos alunos. Não é natural que isso aconteça, até porque o Governo Federal repassa verba para merenda escolar que mesmo não sendo suficiente, como dizem, se bem administrada, pode possibilitar que seja servido um cardápio melhor para os alunos. O problema das tangerinas foi denunciado, fizeram alguns comentários no FB, mas a administração municipal, especialmente os responsáveis pela merenda escolar no Município, nada comentaram, pareceu que foi um fato normal.
Tangerinas que segundo denúncia, era tudo o que tinha para ser servido          na merenda escolar de uma escala de Ponta de Pedras.
Outro problema que deveria ter sido esclarecido melhor para a população é sobre a dívida deixada pelo ex-prefeito junto à Previdência Social, devido ao não recolhimento de contribuições previdenciárias. Se verificarmos no Portal do Tesouro, constata-se que Ponta de Pedras está impedida de fazer convênios com órgãos do Governo Federal, pois contraria as instruções relativas às exigências para firmar contratos, portanto, essa irregularidade prejudica muito toda a população do Município que se vê impedida de obter verba junto ao Governo Federal, para ser aplicada em algum projeto de melhoria para no Município.
Nota sobre a dívida de Ponta de Pedras junto ao Ministério da Fazenda.


Seria ótimo que o povo cobrasse da administração municipal mais informações sobre os assuntos de interesse do Município e os gestores municipais adotassem o hábito de informar a população sobre todos os assuntos de interesse do Município, até para ser mais transparente, principalmente nos dias de hoje em que o assunto transparência está tanto em evidência. Talvez os próximos administradores municipais pensem de forma diferente e acabem com essa cultura de ocultar os fatos de interesse do povo ponta-pedrense, apurando e punindo os responsáveis quando necessário e divulgando essas providencias à população, de tal forma que, nosso Município, seja um pouco mais transparente.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

O POVO PONTA-PEDRENSE PRECISA OPINAR MAIS.

Tenho observado que nosso Município, aos poucos, vai se desenvolvendo e como é natural, nem sempre acompanhado de um planejamento de longo prazo, isto é, muitas decisões que foram tomadas há 10 ou 20 anos, somente agora podemos constatar se foram decisões acertadas ou poderiam ser pensadas melhor por ocasião das suas idealizações. Essas decisões, provavelmente foram tomadas por políticos como prefeitos ou vereadores que, como estavam no exercício dos seus cargos, tinham o poder de decisão ou o poder de influenciar que tais decisões fossem tomadas, às vezes, nem sempre de acordo com a vontade do povo que, provavelmente nem foi consultado. Vejamos alguns exemplos.
a)   Orla de Ponta de Pedras – Antigamente, há uns 40 anos atrás, eram bem poucos os trapiches existentes na frente da Cidade, você olhava de longe e via uma Ponta de Pedras mais bonita, apenas os trapiches do Sr. Paulino, Trapiche Municipal, Ponte de Sr. João Ramos e Ponto Certo existiam. A Rampa em frente a feira e a ponte da Sra. Nela, apesar de já terem alguns sábados são um pouco mais recentes;
As pessoas interessadas em possuir trapiches na frente da Cidade, certamente obtiveram permissão junto a Prefeitura para construir, mas certamente sem nenhum projeto, sem nenhuma exigência que mantivesse a frente da Cidade com uma aparência melhor e o que vemos hoje são os mais diversos tipos de construções. Provavelmente, quem quiser ter um trapiche é só construir ou se não, ter um bom conhecimento na Prefeitura e poderá executar a obra, portanto, não devemos esperar que algum dia a aparência da frente da Cidade melhore porque, como essa situação já vem de muito tempo, dificilmente será mudada, até porque não vejo nenhuma pessoa comentar sobre o assunto. Se prestarmos atenção, a orla de Ponta de Pedras só piora, com novas construções sem nenhum projeto e sem fiscalização para evitá-las, o que é bem pior;
Orla de Ponta de Pedras, totalmente tomada pelas construções.
b)   Espaços públicos que desapareceram – Nosso Município é relativamente novo e seu crescimento mais acelerado é coisa recente, portanto, durante longos anos a Cidade dispunha de vários espaços públicos que podiam, quando da expansão da Cidade, terem sido preservados para serem utilizados pelas futuras gerações como praça, parque para crianças ou outro tipo de área de lazer. Hoje, Ponta de Pedras dispõe de duas praças, a Praça da Matriz e a Praça Madre Euvidia Dias, uma juntinha da outra.
Um espaço público importante que foi ocupado e que poderia ser destinado à população, é o local onde foi construída a Catedral, não que eu tenha algo contra a igreja, em absoluto, estou apenas falando do espaço que era o campo de futebol e o Município cedeu ou vendeu para a Igreja.
  Local onde antes, existia um campo de futebol.
 O segundo espaço público, pelo menos eu imagino, era o campo da Moinha, onde hoje existe uma edificação que está em construção. Naquele local existia um campo onde a rapaziada batia sua bolinha no final da tarde, com o término da Olaria do Sr. Joaquim Mariano, o campo passou para a iniciativa privada, provavelmente o terreno pertencia ao mesmo proprietário do terreno da olaria, mas o Município poderia negociar e evitar que o povo de Ponta de Pedras e principalmente o pessoal do Ponto Certo, ficasse sem aquele espaço. Hoje é tarde demais, o campinho já não existe.
Local onde ficava o campo da moinha e hoje existe esse prédio em construção.
c)    Casa Tavares e terreno onde está a feira – Não é demais afirmar que o prédio da Casa Tavares, contribui muito para tornar a frente da Cidade bem feia, principalmente agora que inúmeros pontos de vendas tomaram conta do seu entorno. Alí é outro local que certamente o povo não participou da transferência do terreno para particular construir um imóvel na frente da Cidade, principalmente junto ao principal ponto de embarque e desembarque de quem chega a Ponta de Pedras. A feira por sua vez, foi instalada num terreno que antes não existia nenhuma construção, portanto, poderia ser aproveitado para construir algo que tornasse a frente da Cidade mais bonita, com uma edificação mais moderna e mais útil para o povo ponta-pedrense. Não estou afirmando que a feira não seja útil, mas a mesma poderia existir perfeitamente noutro local ou ser uma feira que fosse armada diariamente, até porque ali existem inúmeros estabelecimentos que vendem café, mingaus, refeições e outros produtos que não são exclusivamente de feira e que poderiam ser vendidos em outro local. Comprei galinha caipira e tucupi, além de produtos essencialmente de feira em outro local porque não tinha na feira o que comprova que a feira não atende o fim a que se imagina foi destinado;
       Feira, um local que poderia ser melhor aproveitado.
d)   Demolição do Mercado Municipal – Mais um bem público que foi destruído sem uma consulta prévia da população e sem que os responsáveis medissem as consequências do quanto estavam destruindo um bem que fazia parte da cultura de Ponta de Pedras e o pior: para quê? Sim, porque após a demolição nada se construiu no local, parecendo que o único objetivo era jogar abaixo o prédio. Acho que mais uma vez o público deveria opinar se realmente era necessário demolir o velho mercado;
e)   Demolição dos dois quiosques que eram do Sr. Miguelão e Sr. Imérito – Aqueles quiosques já faziam parte da história de Ponta de Pedras e preservá-los, seria o mínimo que a Prefeitura poderia fazer com a cultura da Cidade. Demoliram os dois quiosques e nos seus lugares colocaram bancos, tudo bem, mas em contrapartida a Prefeitura deixou dois vendedores ambulantes estabelecidos em plena praça, um inclusive, tomou conta de um passeio da Praça da Matriz, distribuindo cadeiras, preparando suas guloseimas e quem estiver incomodado que se afaste, isto é, o vendedor se apoderou de parte do passeio público. O outro vendedor ficou melhor localizado, ao lado da Casa Tavares. A Prefeitura, poderia ter revitalizado os dois quiosques e alugados para os dois vendedores ambulantes, assim, além de ficarem bem instalados, com cadeiras e ao lado da praça, não incomodaria os transeuntes que vão passear na praça e nem sempre estão dispostos a lavar seus cabelos ao chegarem em casa, face ao óleo e odor que fica impregnado nos cabelos devido as frituras que são feitas na calçada da praça da Matriz.  
Vendedor que ocupa a calçada da Praça da Matriz e que poderia ficar                             localizado em outro local.
f)     Casa Cabocla – Ainda não consegui entender o motivo que levou a Prefeita atual, ter adotado como um dos seus primeiros atos de governo, jogar abaixo a casa cabocla, decisão unicamente sua, sem consultar ninguém, agiu como se ao assumir a Prefeitura, tivesse aval da população para tomar qualquer decisão como se fosse proprietário do Município. Era uma bela construção? Claro, não era. Mas derrubar simplesmente por derrubar, sem consultar a população é um ato totalmente arbitrário. Pode ser argumentado que a Casa Cabocla será substituída por um belo palco que será construído na frente da Cidade e mais uma vez eu pergunto: é a vontade do povo, alguém fez alguma consulta? E finalmente;
   Casa Cabocla que a Prefeita atual mandou demolir.
g)    Obra que está em andamento junto ao Trapiche Municipal – Embora os idealizadores daquela obra tenham as melhores das intenções, me parece que o povo deveria ser consultado, afinal de contas o dinheiro usado para realização da obra é do povo e como se sabe, Ponta de Pedras tem certas prioridades que são bem mais importantes que a construção de um palco, como o problema da água na Cidade que é sério e precisa de solução urgente! Portanto, gastar o dinheiro do Município tendo outras prioridades mais importantes não me parece justo. Logo, nada mais oportuno do que o povo aprovar a realização da abra, contudo, mais uma vez, tudo leva a crer que o povo nada opinará e se não ficar do agrado da população, será tarde demais, a obra estará concluído, o dinheiro gasto e o povo que se lixe! Infelizmente.
       Obra que está sendo feita na frente da Cidade.
Essa é a situação de Ponta de Pedras, não é nova e também os problemas citados não são os únicos, no entanto, servem para mostrar que os prefeitos não têm o hábito de administrar o Município ouvindo o povo. O povo por sua vez não reclama, nada comenta, não opina, parece que é demérito ou demonstra incompetência do governante ouvir o povo para tomar as decisões, lerdo engano. Dentre os ponta-pedrenses, existem pessoas que mesmo não tendo frequentado uma faculdade, têm boas ideias, são talentosos. A experiência tem demonstrado que nem sempre quem frequenta uma faculdade tem as melhores ideias, os exemplos são vários.  Thomas Edison não tinha diploma universitário e tantas pessoas talentosas que deram grandes contribuições à humanidade não frequentaram bancos universitários. O que importa mesmo são as ideias, mas para isso, essas pessoas devem ter oportunidade, devem falar, expor seus pensamentos e os governantes, incentivá-las, escutá-las e se verem que as ideias são boas, adotá-las. Em Ponta de Pedras, os prefeitos ainda não conseguiram entender o valor dessa participação mais efetiva do povo e por esse motivo, nosso Município, aos poucos, vai crescendo sim, mas desordenadamente. Os prefeitos fazem tudo o que lhes der na cabeça, sem consultar e ouvir a população que realmente é a dona do Município. Pensem nisso.



segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

É PRECISO ESCLARECER A CAUSA DA FALTA D'ÁGUA EM PONTA DE PEDRAS.


Ponta de Pedras está atravessando um momento difícil com a falta d'água, não deveria, porque recentemente foi investido, pelo menos as placas indicavam, mais de um milhão de reais num sistema de abastecimento de água para a Cidade. Quando andei pelo bairro do Carnapijó notei que alguns canos forneciam água bem junto ao chão, provavelmente porque a água, quando dá "as caras",não tem força suficiente para abastecer a caixa d'água e assim distribuir por toda casa, o jeito é aparar em bacias postas no chão, como presenciei. Provavelmente houve algum erro de projeto, pois a verba recebida para resolver o problema, nada resolveu, também nada foi dito para a população, apenas o Portal da Transparência disponibiliza informação que a verba foi recebida, mais nada. O Vereador Charles Shan, até tentou falar com alguém da empresa responsável pelo abastecimento d'água na Cidade mas não teve êxito, não sei se cabe a vereador ou prefeito resolver os problemas do Município junto a esses órgãos, para mim seria uma atribuição do prefeito, mas tudo bem, vale o esforço do Vereador. O mais grave é que o Governo Federal transferiu a verba para resolver o problema e o problema não foi resolvido, aí a "porca torce o rabo". Aqui os representantes do povo, os vereadores, deveriam fazer a sua parte, qual seja, defender o interesse do povo, procurando saber o por quê da presente situação. É muito simples, a Câmara Municipal deveria criar uma comissão, incluindo uma pessoa capacitada para verificar como a verba foi empregada e de posse do resultado, tomar as decisões cabíveis, esse sim, é trabalho de vereador. Esse esclarecimento, além de mostrar a correta aplicação da verba é útil para salvaguardar a administração municipal que, queria ou não, tem a sua parcela de responsabilidade na situação em que se encontra a Cidade, no que se relaciona ao abastecimento de água.

Placa que indicava a IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUAS, vejam que é a implantação de um sistema, isto é, PONTA DE PEDRAS recebeu verba para ter um sistema pronto e fornecendo água para a população.

Está caixa d'água fica na Rua Siqueira Mendes e está nessa situação. Ora, quando foi implantado o Sistema de Abastecimento d'água, parece que essa caixa ainda não existia ou não foi incluída para fazer parte do Sistema, porque parece que nada foi feito na época. Bem que poderia ser esclarecido esse fato.

Dados que estão disponíveis no Portal da Transparência sobre o rapasse de verbas para PONTA DE PEDRAS, vejam que a última liberação de verba foi dia 05.08.2015, portanto em agosto e quatro meses depois o problema de água na Cidade persiste. Seria bom esclarecer, até mesmo para salvaguardar a responsabilidade da administração municipal.

domingo, 20 de dezembro de 2015

CÍRIO FLUVIAL DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO - 2015, EM PONTA DE PEDRAS.

 Antecedendo o Círio da nossa Padroeira, no sábado, dia 28 de novembro de 2015, como acontece anualmente, foi realizado o Círio Fluvial, que saiu do Rio Cupicháua até a Cidade, onde a embarcação conduzindo a Santa atracou no Trapiche Municipal. Do Ponto Certo, tirei algumas fotos que disponibilizo abaixo. 

                 Momento em que as embarcações despontam na ponta da ilha.


                                          Embarcação que conduziu a Santa.      

  

Alguns barcos que transportam cargas e passageiros optaram por acompanhar o Círio Fluvial.



embarcações de todos tamanhos puderam participar, não se observou nenhum acidente.



Após as embarcações chegarem em frente a Cidade, ainda fizeram algumas manobras para o público que aguardava o cortejo.



As embarcações estavam muito enfeitadas e seus ocupantes bastante alegres.



          Todos tiveram a oportunidade de homenagear a nosso Padroeira.




                          O Barco da Santa fazendo a manobra para atracar.



                       Embarcação da Santa se preparando para atracar.




Finamente a embarcação da Santa, a frente, vai atracar no trapiche municipal. Este ano tivemos a presença de um helicóptero que cruzou o céu ponta-pedrense por ocasião do círio fluvial.



sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

UMA PONTE MELHOR PARA O PESSOAL DO ALEGRÃO.


Não sei se os meus conterrâneos, de vez em quando, dão uma voltinha ali pela área do Ponto Certo. Quando visito Ponta de Pedras não deixo de passar por ali e este ano não foi diferente. Conversei com o Marcelo, Dico do Luiz Tabaco e outros conterrâneos que estavam por ali aguardando a hora de pegar no batente. Vi que os reparos nas embarcações estão "comendo no centro", mas também vi que aquele pessoal que mora naquela região, ali pro lado do Alegrão, está um pouco abandonada, nem parece que mora na sede do nosso Município. Andando por ali, vi que uma ponte melhor para o povo transitar seria de grande utilidade, melhor ainda se fosse iluminada, pois alguns trechos das pontes ainda são feitos com árvores de açaí, inclusive os esteios para apoiar a ponte que, além de ser inseguro, oferecendo perigo para a população, na Cidade? sinceramente, não se usa mais, confiram nas fotos abaixo. Talvez os vereadores e funcionários da Prefeitura não tenham o hábito de andar pelos bairros da Cidade para verificar as necessidades das comunidades e estudar a possibilidade de resolvê-las, mas seria muito bom que os administradores do nosso Município, fizessem andassem pelas ruas dos bairros e tornassem isso um hábito. uma rotina e não visitassem os bairros somente nos momentos em que querem pedir votos para se elegerem que infelizmente,  ainda é usado e o povo, carente de equipamentos básicos para sobreviver acha saudável e elege essas pessoas. Quando será que nossos conterrâneos saberão escolher melhor seus representantes, que poderão ver e mostrar interesse em resolver os problemas mais simples da população? Ponta de Pedras está aguardando.
Ponte principal que embora iniciada a construção, parece que ficou pelo metade oferecendo perigo para as pessoas, principalmente para crianças e idosos.

O açaizeiro ainda é usado para fazer ponte, material totalmente obsoleto nos dias de hoje, ainda mais amarrado com cipó que oferece pouca segurança.


Ponte Principal feita com açaizeiros, vejam que sequer foi feito um corte para apoiar melhor o açaizeiro na travessa, mesmo amarrados, os açaizeiros rolam, como ocorreu durante uma das minhas passagens. Certamente idosos e crianças não saem a noite pois passar por estas pontes parece bastante perigoso.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

AÇÕES QUE CONTRIBUEM PARA MELHORAR PONTA DE PEDRAS.


Por ocasião do círio da nossa Padroeira este ano, vi um grupo de jovens, como os da foto abaixo, recolhendo os copos plásticos vazios que eram jogados no chão, após esvaziados da água que era ofertada para os romeiros em diversos pontos por onde a procissão passava. O primeiro local que eu vi os jovens recolhendo os copos foi quando a procissão passou por trás do cemitério. Foi a primeira vez que eu constatei essa boa iniciativa que certamente fará parte de outros círios que virão por aí. Iniciativas como essa devem ser PARABENIZADAS e incentivadas, pois mostra para nossos conterrâneos que, com pequenos gestos, podemos mudar nossa Cidade para melhor.


QUASE DEZ!


Essa bela paisagem de Ponta de Pedras, fica no final da Rua Bernardinho Santos, no Bairro do Carnapijó, na margem do Rio Armazém. Além da rua que está asfaltada, esse acabamento, com essas pontes combinam muito bem e mostra a preocupação da Prefeitura com a população que anda pelo local. Contudo, o porto, com um miritizeiro e seus marás, bem que podia ser substituído por um trapiche que mesmo não sendo igual ao Trapiche do Açaí, no Ponto Certo, poderia oferecer melhores condições para nossos irmãos que atracam suas embarcações no local, além de servir de mirante para apreciar a bela paisagem e ponto de pesca para as pessoas poderem passar momentos aprazíveis por ali

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

HÁBITO PONTA-PEDRENSE

 Durante minhas idas e vindas pelas ruas de Ponta de Pedras, notei que meus conterrâneos estão adquirindo o hábito de pendurar sacos com lixo nos mais diversos locais. Devemos ter cuidado para que isso,mais tarde, não venha fazer parte da nossa cultura. Acho que tanto o poder público, como Prefeitura, Vereadores e o povo de um modo geral já devem ter notado isso. Não seria bom estudar outra forma de armazanar os sacos de lixos enquanto aguarda a passagem do coletor? Assim, a paisagem do nossa Terra fica comprometida.

Árvores que poderiam estar podadas e ornamentadas com decoração natalina embelezando a cidade, estão cheias de sacos pendurados.


Sinceramente, essas "frutas" não combinam com o desenho do local, que deveria estar pintadinho.

Nesta amendoeira, os urubus faziam a festas nos "frutos" pendurados, saíram devido a minha aproximação.

Belas casas trocam decorações por sacos pendurados, algumas já têm até um gancho próprio para pendurar a "decoração".

                               Este poste está carregado, uma beleza!

       Até a bandeirinha do nosso açaí serve para pendurar saco com lixo.

domingo, 13 de dezembro de 2015

TRANSPARÊNCIA NOS GOVERNOS ESTADUAIS E PREFEITURAS.

A Revista Veja desta semana, publicou os seguintes dados sobre transparência nos estados e prefeituras do Brasil:
". 3,9 é a nota média nacional, em uma escala de zero a 10, no ranking da transparência elaborado pelo Ministério Público Federal, que analisou todos os governos estaduais e prefeituras do Brasil.
.16 critérios, como a divulgação das contas públicas na internet e dados sobre o salário dos servidores, foram analisados no levantamento.
. 1 único governo estadual tirou nota 10, o do Espírito Santo, seguido pelos de Santa Catarina (9,8) e Mato Grosso (9,5).
.120 dias, a partir do momento em que forem notificados pelo Ministério Público, é o prazo que municípios e estados terão para se adequar às regras de transparência, previstas em lei desde 2011."
Nota: Será que Ponta de Pedras conseguiu nota maior que ZERO, já que não é transparente? Talvez a partir da próxima eleição, dependendo do eleito, possa melhorar a nota.

sábado, 12 de dezembro de 2015

PESSOAS QUE CONTRIBUEM PARA MELHORAR PONTA DE PEDRAS.


Durante minhas andanças pelos bairros de Ponta de Pedras, constatei diversos locais que pareciam um pouco abandonados. Quando isso acontece, geralmente culpamos a Prefeitura pelo abandono, no entanto, cabe lembrar que a responsabilidade por cuidar bem da Cidade é de todos e não exclusivamente da Prefeitura. Alguns moradores, conscientes ou não até fazem isso, contribuindo assim para melhorar a aparência, principalmente do entorno onde moram, seja pintando a sua casa, consertando uma ponte quebrada, roçando o capim que está alto, enfim, melhorando o visual para si e para as pessoas que passam por ali. Vi vários locais assim. Por esse esforço, acho que essas pessoas bem que poderiam ser reconhecidas e assim, servirem de incentivos para outras seguirem o mesmo exemplo, existem cidades que fazem isso, como o Rio de Janeiro que tem o "Carioca Nota 10" mostrado na edição de Veja Rio semanalmente. O Jornal Marajó Notícias poderia estudar essa ideia, mostrando mensalmente e fazendo um pequeno comentário sobre a pessoa e a ação desenvolvida pela mesma. O programa Café da Tarde já faz uma homenagem às pessoas que contribuíram de alguma forma com o Município. Ontem, dia 11 de dezembro dde 2015, homenageou o Sr. Manuel Justino, o Nelito, que aniversaria hoje - PARABÉNS! O Nelito, em tempos idos, fez muitas telhas que hoje certamente protegem do sol e da chuva a casa de muitos ponta-pedrenses, além de ter livrado muita gente da malária ou de contrair a doença. Dentro desse espírito, notei que o proprietário de um ferro velho, localizado ali na Siqueira Mendes, se preocupa com a aparência da rua e mantém tudo arrumado, ao contrário dos demais locais que comumente trabalham com esse produto e têm uma péssima aparência. Portanto, aqui vai o meu PARABÉNS ao proprietário do estabelecimento que dessa forma, deixa bem claro que, se todos fizerem a sua parte, nossa PONTA DE PEDRAS poderá ser cada dia melhor.
                     Ferro velho, arrumado, localizado na rua Siqueira Mendes.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

CONTERRÂNEO, CUIDE BEM DO SEU VOTO.

                        Prefeitura e Câmara Municipal de Ponta de Pedras.

No próximo ano, nosso Município elegerá seu novo Prefeito ou reelegerá a atual, quem sabe? A certeza, é que em 2016, o povo ponta-pedrense irá às urnas para escolher uma pessoa que administrará o Município durante um período de quatro anos.   Parece uma tarefa simples e pode até ser, se considerarmos apenas o ato de comparecer à seção eleitoral, ir até a cabine de votação e marcar o nome de um dos candidatos ao cargo. No entanto, se o eleitor pensar com mais critério, verá que a escolha da pessoa para administrar um município, qualquer que seja, deve ser um ato de muita responsabilidade e que requer uma boa dose de conhecimento, pelo menos sobre as intenções e o preparo da pessoa que está se candidatando.
Nosso Município não precisa de um super homem que, ao assumir, de imediato, pague todas as contas do Município, aumente os salários do funcionalismo, asfalte todas as ruas e abra novas estradas, resolva o problema da saúde e da educação, estabeleça as políticas públicas que tanto nosso Município precisa, enfim, resolva todos os problemas e mude de uma hora para outra Ponta de Pedras, não existe o messias tão esperado para resolver nossos problemas, sejamos realistas.
A pessoa ideal para administrar um município não existe, pois as pessoas, embora bem intencionadas são passíveis de cometer algum deslize, perfeitamente coerente com o comportamento do ser humano, pois sabemos que ninguém é perfeito e portanto, todos podemos cometer algum erro, isso é normal.
No entanto, o eleitor, deverá ter discernimento suficiente para evitar entregar a prefeitura do nosso Município para uma pessoa que não tenha compromisso com possíveis melhorias para nossa Terra, demonstradas por ocasião da campanha e que devido a pouca experiência administrativa não ofereça condições mínimas para que se possa acreditar que, aquela pessoa, saberá administrar corretamente os parcos recursos municipais.
Talvez possa parecer uma missão relativamente difícil, identificar uma pessoa bem intencionada e capacitada para desempenhar essa tarefa. Entretanto, devemos ter em mente, que determinadas pessoas, para serem selecionadas para determinados cargos, passam por uma série de avaliações, seja através de concursos, provas, entrevistas ou qualquer outra forma de seleção. Essas pessoas devem demonstrar que são capazes de atender as exigências que o cargo requer. Em política não se vê isso, o eleitor, a quem compete selecionar o pretendente ao cargo, parece não se preocupar com isso ou por não dispor de parâmetros para comparação, às vezes, vota numa pessoa que não tem o mínimo preparo para exercer o cargo. O resultado não poderia ser outro: uma péssima administração.
Não existe um manual onde se possa saber de antemão as qualidades de cada pessoa, mas, de um modo geral, os candidatos aos cargos nos municípios, são velhos conhecidos ou pessoas do convívio da maioria dos eleitores e certamente o eleitor conhece um pouco sobre o seu passado, sua atuação e suas promessas se eleito for. Basta que antes de exercer o seu direito de votar, cada eleitor, procure saber um pouco sobre cada candidato e após uma análise, escolha aquele que, naquele momento, lhe pareça ser o melhor candidato, mesmo estando sujeito a grandes decepções no futuro.
A experiência e a perspicácia de cada eleitor será seu principal “manual” de seleção, no entanto, cada pessoa ao longo da sua vida, vai deixando alguns rastros que dizem muito da sua trajetória e na falta de um manual que oriente ao eleitor escolher um bom candidato, pode-se tirar algumas conclusões da trajetória do candidato e assim, podemos contar com uma ajudinha extra na escolha, veja algumas dicas que podemos tirar da história de vida do candidato:
a)   Se o candidato já exerceu algum cargo público e se nada apresentou, provavelmente continuará assim se for eleito, não existe milagre;
b)   É bom analisar os apoios recebidos pelo candidato, porque uma vez eleito, terá que recompensar esse apoio, uma vez que não existe almoço grátis. Em política, existem acordos que serão cobrados mais cedo ou mais tarde, principalmente se o ajudado for eleito;
c)     É fundamental que um candidato a prefeito tenha um bom nível educacional, pois embora esteja previsto que, quem vota pode ser votado, uma pessoa com uma melhor formação terá maiores chances de desempenhar melhor o cargo. Prefeito é um cargo político, onde o poder de argumentação e entendimento é fundamental para o bom desempenho do cargo. Também é um cargo administrativo, que requer da pessoa, capacidade para exercer a governança municipal, formular estratégias, planejar, além de manter contato com diversos órgãos através de documentos bem elaborados e da mesma forma, com poder de argumentação fundamentado, ferramenta que não está disponível para qualquer pessoa;
d)      A pessoa tem que ser honesta. Embora seja difícil identificar essa característica numa pessoa, não custa tentar saber, principalmente se a pessoa já exerceu algum cargo eletivo. Nesse caso, verifique no site do Supremo Tribunal Eleitoral (STE), a declaração de bens do candidato dos últimos anos e verifique se o patrimônio do mesmo aumentou desproporcional durante os anos que exerceu o cargo eletivo. Se constatado um aumento substancial, desconfie, você poderá estar diante de um corrupto.
e) É fundamental que a pessoa seja transparente, pois sem transparência, é muito difícil acompanhar a administração municipal. Também não é uma tarefa fácil identificar uma pessoa opaca, aquela que faz tudo na surdina, na “calada da noite”, não presta conta dos gastos municipais e está sempre dizendo que a prefeitura está sem dinheiro, justificando assim, ausência de obras e soluções de algumas necessidades da população, só fazendo aquilo que lhe traz algum benefício político. Muitos candidatos prometem transparência e depois não cumprem o prometido. Mas se for candidato querendo se reeleger, aí fica mais fácil porque a Lei de Acesso à Informação (LAI), já está em vigor há bastante tempo, portando, deveria ser cumprida por todas as prefeituras e câmaras municipais, dessa forma, vereadores e prefeitos não podem desconhecer a existência do documento.
f) É importante que a pessoa demonstre ter conhecimento dos diversos problemas existentes no nosso Município, que apresente ideias possíveis de serem implementadas e que poderão minimizar as necessidades existentes. Apenas dizer que ama Ponta de Pedras, citar grandes feitos de parentes, prometer que fará isso e aquilo pela educação, saúde, segurança, asfaltará ruas, abrirá estradas e outras coisas mais, não é suficiente para se afirmar que uma pessoa será um bom prefeito. Devemos ter em mente que grandes obras, associadas à grandes promessas, requerem grandes recursos que, infelizmente, nosso Município não tem, assim, terá que buscar junto ao Governo Federal ou Estadual, no entanto, Ponta de Pedras, por falta de cumprimento de determinadas obrigações, está impedida de firmar convênios com qualquer órgão federal. Às vezes, uma proposta mais simples, mas possível de realização, contando com recurso municipal, é bem mais aceitável do que prometer simplesmente por prometer, sem dispor de verba e sem a preocupação com os recursos necessários para cumprir a meta prometida, pois certamente não serão realizadas. Os exemplos estão presentes no Município.
Finalmente, cada eleitor, por viver no município, tem certas obrigações que o fazem responsável pelos vários acontecimentos que ocorrem na sua comunidade, pois faz parte da mesma. Dessa forma, é importante que cada pessoa se mantenha informada sobre tudo que ocorre na sua comunidade, tenha conhecimento dos principais problemas, principalmente aqueles que requerem soluções mais urgentes e acompanhe junto aos candidatos se as demandas da sua comunidade fazem parte do plano de governo dos candidatos.
Outro aspecto importante é quanto às promessas que os candidatos a reeleição costumam fazer. Esses candidatos, geralmente costumam incluir como obras realizadas pelo seu governo, as obras que efetivamente foram feitas com verbas do Governo Federal ou do Governo Estadual, isso leva ao eleitor desavisado, a pensar que esse candidato a reeleição realizou grandes obras, quando na realidade  foram produtos dos vários programas dos governo federal ou estadual.
No entanto, como se trata de uma decisão pessoal e muito particular, a escolha do candidato pelo eleitor é soberana, mas convém lembrar que é sempre bom pensar bem antes de escolher porque depois, as consequências poderão ser desastrosas e difíceis de reparar. Pense nisso.



quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

NOMES DE RUAS DE PONTA DE PEDRAS.


Este ano, por ocasião das minhas andanças pelas ruas de PP, confesso que encontrei algumas dificuldades para saber os nomes das ruas da Cidade. Primeiro porque a maioria não existe identificação, pelo menos com o nome e segundo, porque as pessoas não conhecem o nome da maioria das ruas. Apenas uma pessoa demonstrou conhecer o nome de algumas ruas, mas a maioria sequer sabia o nome da rua que morava, talvez não seja necessário. Imagino que não seja tão dispendioso colocar mais placas indicando o nome das ruas, pois algumas têm. Um outra ajuda, seria a disponibilidade de um mapa no trapiche, mostrando a Cidade com os nomes das ruas e os principais pontos turísticos para serem vistos pelas pessoas que chegam. Aliás, confesso que não verifiquei se existe, mas se não existir, bem que a Secretaria de Turismo poderia providenciar e os vereadores bem que poderiam tirar um tempinho e andar pela Cidade, notei que a presença desses representantes do povo se faz necessário, pois tem muito coisa para eles verem e se for de seus interesses lutarem para melhorar. Enquanto PP ainda está carente no que se relaciona ao nome das ruas, o Google Maps, veja aqui  resolve, mas não é o ideal, o ideal é nossas ruas terem placas de identificação, como em outras cidades.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

UMA VISITINHA A PONTA DE PEDRAS POR OCASIÃO DO CÍRIO 2015.



No período entre 26 de novembro e 02 de dezembro de 2015, matei um pouco da saudade que tenho da minha Ponta de Pedras. Foi um período relativamente curto, não deu para andar pelos diversos locais do município, que cresceu nos últimos anos e que, portanto, mudou muito. No entanto, deu para constatar inúmeras mudanças, algumas para melhor, outras para pior, infelizmente.
Durante esse período acompanhei o círio de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Município. O círio é um evento que reúne inúmeros pontapedrenses e demais pessoas que moram na Cidade ou distante e durante as festividades, aproveitam para rever parentes e amigos.
                Praça Matriz (pracinha), início do círio de N.S.da Conceição - 2015
Ponta de Pedras mudou muito, ruas foram abertas, a população do interior migrou para a Cidade, o comércio aumentou, o transporte fluvial melhorou, o número de veículos urbanos aumentou e com o crescimento da Cidade, como não podia deixar de ser: os problemas aumentaram. Inúmeros problemas que nem sempre são de fáceis soluções, mas existem e os constatados por mim, aos poucos, tentarei ir enumerando e sempre que possível fazendo alguns comentário.  
O círio em si não apresentou grandes novidades, apenas achei que o números de romeiros foi menor do que em alguns anos anteriores, mas em nada tirou o brilho e o entusiasmos das pessoas que saíram das suas casas e tiveram que enfrentar um sol relativamente forte para acompanhar a procissão, sempre ao som da Banda da Associação Musical Antonio Malato (AMAM) e de uma banda do Corpo de Bombeiros do Estado do Pará, que este ano abrilhantou o círio. A grande ausência foi a Banda da família Manduquinha, que este ano não participou, talvez pela perda de alguns dos seus excelentes componentes.
                  Banda da Associação Musical Antonio Malato (AMAM)
                          Banda do Corpo de Bombeiros do Estado do Pará. 
Durante as festividades, além do trivial, teve o círio fluvial, corrida de cavalos marajoaras, romeiros rezando e acompanhando fervorosamente a procissão e até os políticos locais aproveitavam para comportarem-se como excelentes anfitriões, pois as eleições estão chegando e apoio para conseguir um cargo melhor ou se reeleger sempre são bem-vindos.
                                       Círio Fluvial de N.S.da Conceição - 2015.
A noite, a Pracinha, onde as pessoas costumam se reunir, achei um pouco escura e os vendedores ambulantes, na ânsia de expor os seus produtos para venda, disputavam os espaços com os pedestres que viam as calçadas com pouco espaço para transitarem.
Durante o período em que estive em Ponta de Pedras, não soube de nenhuma ocorrência mais grave, o que demonstra o clima de paz que reinou durante o período. Durante o dia, os bares que ficam na Pracinha estavam tranquilos e a noite, o pessoal sempre estava alegre e ordeiro, não constatei nenhuma anormalidade.
                        Praça da Matriz (Pracinha), durante o dia, só tranquilidade.

A Cidade esteve sempre bem abastecida com peixes, carne e aves suficientes para atender a população. Os marreteiros, com seus produtos expostos num espaço previamente destinados aos seus negócios faziam de tudo para conseguir atenção dos seus clientes, mas com a crise suas “lojas” pareciam não apresentar o movimentos esperado, mas de um modo geral, o Círio de Ponta de Pedras, foi muito bom e os detalhes comentarei futuramente.
                                  Vendedores expondo os seus produtos para venda.