quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

TRANSPARÊNCIA E CONTROLE: AÇÕES QUE PODERÃO MUDAR PONTA DE PEDRAS.

As reclamações dos meus conterrâneos são as mais diversas, dentre essas, podemos citar como exemplos: o atraso no pagamento dos salários dos funcionários municipais; escolas que distribuem somente laranjas na merenda escolar; utilização indevida de viaturas da prefeitura (ambulância) para uso particular ou lanchas que foram construídas para serem usadas no transporte escolar foram abandonadas e não foram feitas as manutenções necessárias. Os vereadores, que deveriam bem representar o povo e evitar ou apurar o motivo dessas falhas administrativas, não cumprem as suas obrigações básicas, pois não cumprem uma das suas atribuições, que é o controle do executivo. A Câmara municipal, apesar do grande número de vereadores, nenhum teve a iniciativa de lutar pela criação de um portal, conforme prevê a Lei de Acesso à Informação. A Prefeitura, apesar de disponibilizar um portal, que foi tirado do ar, não disponibilizava informações relativas às verbas recebidas e gastas, da mesma forma, não disponibilizava nenhuma informação relativas à transparência municipal. O Prefeito administra o município sem a participação dos membros da comunidade, conforme está previsto no Conselho da Cidade, daí as decisões que poderiam ter a participação popular são tomadas unilateralmente. Essa forma de administrar já vem de muitos anos. quem assume a prefeitura não tem interesse em mudar nada, pois assim, a possibilidade das mesmas pessoas assumirem o controle das verbas municipais ficam restritas a um pequeno número de pessoas, como pode ser observado nos últimos 13 anos, em que apenas duas pessoas assumiram a prefeitura. Como esperar por mudanças? Dificilmente algo mudará se as mesmas pessoas forem as responsáveis por decidirem por muitos anos, pois uma pessoas não muda do dia para a noite. Por esse motivo, nosso município nunca melhora, pois são as mesmas pessoas, com os mesmos hábitos, com as mesmas ideias e muitas vezes com os mesmos assessores, que dirigem nosso município havia anos.
A transparência, que tanto se deseja, é a possibilidade de mudança na forma de administrar, pois o gestor terá que prestar contas de seus atos, terá que mostrar como está conduzindo a prefeitura e deverá incluir a participação popular independente de quem seja o gestor municipal. Terá que ouvir novas ideias, aceitar críticas e adotar posições de acordo com a vontade da população, que é quem sabe melhor do que ninguém das suas necessidades, mas hoje, por falta de participação, a população está relegada a segundo plano e não opina em nada, só reclama, sem ver as suas reclamações atendidas ou sequer respondidas, isto é: EM PONTA DE PEDRAS, FALTA TRANSPARÊNCIA.
Talvez nem se esteja precisando do melhor administrar possível ou o melhor gestor, o que precisamos, é de um líder que seja transparente e que tenha habilidade para dirigir pessoas, pois um bom líder é aquele que ouve as pessoas e sabe como conduzi-las a alcançarem determinado objetivo, no caso, ter uma Ponta de Pedras que possa proporcionar um melhor bem estar para os que residem no município, e nada se conseguirá, se os administradores não forem transparentes, pois há mais de 100 anos, o município é administrado como atualmente, e as melhorias foram poucas significativas. É preciso mudar.

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

FERRAMENTAS EXTREMAMENTE NECESSÁRIAS PARA QUALQUER GESTOR.


CONHECIMENTO, HABILIDADE E ATITUDE - CHA
Por - Jônatas R Silva - Administrador, mestre em Gestão de Organizações e Sistema Públicos. Servidor público federal e professor no Centro Paula Souza.
Uma nova filosofia que surgiu nos últimos anos para avaliação profissional é o intitulado CHA - conhecimento, habilidade e atitude. Outro tema que vem ganhando força nas organizações é a Gestão por Competência. O governo federal tem exigido que seus órgãos comecem a pensar numa administração baseada em competências do servidor, algo bem utópico ainda, mas que eu acredito que deve ganhar força nos próximos anos. Eu vejo o CHA como uma ferramenta que pode ajudar na implantação da Gestão por Competência.
Conhecimento é o sabor teórico. O conhecimento, em geral, é tácito, presente apenas na mente do profissional. O grande desafio das organizações é transformar o conhecimento tácito em conhecimento explicito, em um patrimônio da organização. É fazê-lo fazer parte da estrutura da organização, estar disponível a todos, ser democratizado por toda a empresa. O saber fazer deve ser conhecido de todos, isso é vital para sobrevivência de uma organização.
Habilidade é o saber fazer. O ideal seria a junção de conhecimento e habilidade, mas essa combinação nem sempre é possível. Muitas vezes quem tem o conhecimento não é quem executa. A habilidade, em regra, depende de prática, treino, erros e acertos. A prática leva a perfeição. Só que quanto mais se sobe na hierarquia, mais teórico e menos prático se fica. Em quase toda organização profissional quem planeja não executa e como "teoria na prática é outra" o serviço que é executado é muito diferente do que foi pensado. É necessária uma maior aproximação da equipe que planeja com a equipe que executa. Como fazer isso é a questão. Vejo isso como um problema grave organizacional e que muito pouco tem sido feito para ser corrigido ou pelo menos amenizado.
Atitude está ligada a ação. Não adianta ter conhecimento e habilidade e não ter atitude. Atitude é querer fazer. Muitos profissionais estão poucos dispostos a ter atitudes de mudança. Sabem que se algumas coisas mudassem o resultado final seria melhor. Mas para que mudar o que de certa forma está dando certo? Essa atitude é necessária para ocorrer à mudança. Atitudes são necessárias para se mudar paradigma.

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

EQUIPE QUE CONDUZIRÁ OS DESTINAS DE PONTA DE PEDRAS PELOS PRÓXIMOS QUATRO ANOS.

                                        PREFEITO: PEDRO  PAULO BOULHOSA TAVARES.
Grau de Instrução: Ensino Médio Completo.
Ocupação: Empresário.
                                     VICE PREFEITO: CÍCERO BRITO..
Grau de Instrução: Ensino Fundamental Completa.
Ocupação:Aposentado  (Exceto Servido
VEREADORES.
1) Dona Alice.
 










Grau de Instrução: Superior Completo.
Ocupação: Administrador.
2) Elda Carlota.




 








Grau de Instrução: Superior Incompleto.
Ocupação: Outros.
3) Germano.













Grau de Instrução: Ensino Médio Completo.
Ocupação: Vereador.
4) Miguelito.













Grau de Instrução: Ensino Fundamental Incompleto.
Ocupação: Vereador.
5) Pastora Cleia.













Grau de Instrução: Ensino Fundamental Completo.
Ocupação: Outros.
6) Professor Carlinhos.













Grau de Instrução: Superior Completo.
Ocupação: Pedagogo.
7) Raimunda Grande.













Grau de Instrução: Ensino médio Completo.
Ocupação: Vereador.
8) Regina Silva.













Grau de Instrução: Ensino médio Completo.
Ocupação: Servidora Público Federal.
9) Sandoval Barbosa.












Grau de Instrução: Ensino Fundamental Completo.
Ocupação: Pecuarista.
10) Tio Quira.













Grau de Instrução: Ensino médio Completo.
Ocupação: Vereador.
11) Zeca Pinheiro.













Grau de Instrução: Ensino Médio Completo.
Ocupação: Outros.

sábado, 7 de janeiro de 2017

O MOMENTO É DE ESQUECER POLÍTICA PARTIDÁRIA E PENSAR EM PONTA DE PEDRAS.

As eleições terminaram, Ponta de Pedras tem um novo Prefeito. Se é bom ou não, foi a escolha da maioria dos eleitores, isso é a democracia. É evidente que tem insatisfeitos, mas agora é tarde. Daqui há quatro anos haverá eleições novamente e novo embate político certamente ocorrerá e quando isso acontecer, vencedores festejarão e vencidos ficarão tristes, isso acontecerá sempre de quatro em quatro anos, se nenhuma mudança ocorrer.
Hoje, diante da atual situação, em que está definido quem administrará PP nos próximos quatro anos, vencidos e vencedores devem se unir, pois PP precisa de todos, independente de simpatia pessoal ou política, pois o bem estar dos nossos irmãos deve estar acima de preferência partidárias. Depois, no momento certo, quando for necessário optar por este ou aquele candidato ou partido, aí sim, atuem como se candidato fossem.
Agora, em que a nova equipe está assumindo a prefeitura, certamente existem inúmeras pendências, nem sempre por culpa da prefeita anterior, mas são necessidades que apareceram devido ao crescimento do município e das melhorias necessárias para oferecer melhor qualidade de vida para todos que moram na nossa PP e são essas necessidades que precisam ser discutidas por todos, independente se perdeu ou venceu a eleição. Os assuntos que eu gostaria de ver serem abordados por aqui, discutidos por jovens, com boas ideias e ainda não inoculados pelo vírus da corrupção e ânsia pelo poder, são muitos e só como exemplo cito alguns:
a) Melhorar o trânsito na cidade, com a possível crianção de um órgão de trânsito;
b) Criação de um plano de saneamento básico;
c) Melhoria do abastecimento d'água, para evitar a eventual falta do precioso líquido. Imagine faltar água numa cidade cercada de água doce por todos os lados, que vergonha!;
d) Criar um plano de aquisição, distribuição e controle da merenda escolar, de tal modo que não falte merenda nas escolas:
e) Criar um planejamento para evitar que os salários dos funcionários municipais sejam pagos em dia, sem atraso.
f) Criar uma rotina de inspeção nas escolas, visando detetar necessidades para serem sanadas antes de virarem problemas sérios, onde a prefeitura teria que gastar muito mais dinheiro;
g) criar uma programação de treinamento, principalmente para os gestores das verbas municipais, para evitar eventuais erros, no manuseio do dinheiro público;
h) Estudar um forma de quitar os débitos pendentes da prefeitura com o governo federal, pois esses débitos prejudicam o nosso povo;
i) cumprir a Lei de acesso a Informação conforme previsto há vários anos;
j) Envidar esforços para que membros da sociedade ponta-pedrense participem da administração municipal, criando o Conselho da Cidade, reunindo regularmente para debater as prioridades para aplicação das verbas do município.
Ponta de Pedras tem inúmeras necessidades que podem ser discutidas e transformadas em projetos para serem atendidos, esses são apenas uns poucos que lembrei e que eu gostaria que fossem debatidos pelos ponta-pedrenses, pois é disso que nosso município precisa