terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

QUEM AMA CUIDA!

Essa é uma frase que ouvimos comumente, referindo-se aos devidos cuidados que deveríamos ter com aquilo que gostamos. Não é o caso da orla de Ponta de Pedras que, além de ser depósito de entulhos não é cuidada com o devido carinho que merece. Cada pessoa que pode, faz o seu trapiche sem observar nenhum padrão, talvez porque não é exigido. As embarcações ao atracarem, para ficarem separadas uma da outra, fincam qualquer pau para evitar que uma bata na outra. Quem pode coloca uma bodega para vender qualquer qualquer coisa que alguém compre e até uma máquina de açaí existe por ali. Claro, todos precisam sobreviver e como por ali passa uma grande quantidade de pessoas, principalmente meus irmãos do sítio, nada melhor do que ter seu ganha pão instalado na orla, tudo bem! O problema é que a frente da Cidade fica com uma péssima aparência e a sujeira aumenta muito, já que a Prefeitura não da a devida importância para manter a frente da Cidade limpa e bonita. O Prefeito atual até tem responsabilidade porque já ajudou ou administrou o Município durante 8 anos e agora foi eleito para mais 4, portanto, serão 12 anos. Mas esse descaso com a frente da Cidade já vem de longas datas, e mais, todos são responsáveis, desde aquele que joga restos de açaí batido ali debaixo da mangueira do Sr. João Ramos até os que fincam paus de qualquer maneira e após o uso não retiram, deixando a frente da cidade parece um paliteiro. Os que constroem os seus trapiches sem observar nenhum critério arquitetônico, é só olhar esse monte de toras empilhadas para constatar como fica feio, também têm a sua parcela de culpa pela feiura da frente da Cidade. Não sei se esse problema um dia será resolvido, mas outros municípios que tinham suas frentes feias, conseguiram melhorar bastante. Cito Portel e São Domingos do Capim que melhoraram suas orlas, mas nenhum se compara com a orla de São Miguel do Guamá. mostrada abaixo, facilmente identificada se comparada com a de Ponta de Pedras. Será que é difícil identificar nas fotos abaixo? Melhorar parece difícil, mas evitar e colaborar para não piorar seria muito bom.




sábado, 4 de fevereiro de 2017

PROMESSAS QUE NÃO SÃO CUMPRIDAS.


Nosso Marajó velho de guerra, caminha lentamente, com dificuldade e reclamando, parece aquele bajara cheio de rombos em que o proprietário vendo a água entrar, pega uma tabatinga e tapa um buraco aqui outro ali e assim vai levando a vida. O proprietário do bajara, ao chorar as suas magoas para o "patrão", recebe como consolo que será ajudado. O proprietário até acredito, mas as promessas jamais serão cumpridas. Assim é o Marajó. Os políticos quando estão no poder fazem uma série de promessas, o povo marajoara, necessitado e carente de esperanças sonha e aguarda pelo prometido, que nunca chega e assim, nosso velho Marajó não muda e quem mais sofre são as crianças que deveriam ser a esperança daquela região. Vivem sujeitas às dificuldades impostas pela própria região e pela pelo descaso das autoridades que deveriam, pelo menos, cumprir o prometem.
Abaixo algumas promessas que os "coronéis" da política que andam por aquelas bandas fizeram. Dinheiro foi gasto, o povo marajoara vibrou, mas, infelizmente, parece que foi tudo esquecido. Vejam:
PLANO AMAZÔNIA SUSTENTÁVEL - PAS.
"O Plano Amazônia Sustentável (PAS) propõe um conjunto de diretrizes para orientar o desenvolvimento sustentável da Amazônia com valorização da diversidade sociocultural e ecológica e redução das desigualdades regionais. Lançado em maio de 2008, pelo presidente Lula, o plano foi elaborado sob a coordenação da Casa Civil da Presidência da República e dos ministérios do Meio Ambiente e da Integração Nacional. Sua elaboração envolveu a participação dos governos dos nove estados da região amazônica e expressivos segmentos da sociedade civil por meio das consultas públicas que mobilizaram seis mil pessoas na região. Atualmente coordenado pela Secrtaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da Repúlica"

PLANO MARAJÓ.
"Este documento constitui a versão final do Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Arquipélago do Marajó. Trata-se de um plano estratégico de desenvolvimento regional, referenciado no Plano Amazônia Sustentável (PAS), que estabelece novos paradigmas para o desenvolvimento da Amazônia Brasileira e suas sub-regiões"

VISITA DE MANGABEIRA UNGER AO MARAJÓ.
"A visita está confirmada para o dia 20 de junho, e o roteiro inclui os municípios de Breves, Soure e Afuá. Ele vem ver mais uma das “feridas” da Amazônia, como costuma se referir aos graves problemas que expõem a pobreza na região e impedem seu desenvolvimento."

CONSTRUÇÃO E REVITALIZADOS DE AERÓDROMOS.
"O Governo do Pará anunciou, nesta sexta-feira (12), que vai investir R$ 60 milhões para melhorar a infraestrutura de transportes aeroviários no estado. Entre as obras previstas estão a construção de aeródromos em 11 municípios, e a preparação de pistas de pouso e decolagem, áreas de manobras para aeronaves e estações de passageiros em 24 cidades paraenses. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), aeródromos são espaços destinados a pouso, decolagem e movimentação de aeronaves....
Os novos aeródromos vão ser implantados nos municípios de Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, Curuá, Bom Jesus do Tocantins, Oeiras do Pará, Senador José Porfírio, Bagre, Muaná, São Sebastião da Boa Vista e Anajás.
Já os municípios de Santa Maria das Barreiras, Tomé-Açú, Cametá, Anapu, Medicilândia, Pacajá, Afuá, Cachoeira do Arari, Chaves, Curralinho, Ponta de Pedras, Portel e Santa Cruz do Arari terão seus aeródromos revitalizados."

CONSTRUÇÃO DO TERMINAL HIDROVIÁRIO DE PONTA DE PEDRAS.
"O projeto contempla a conclusão da obra da praça da orla, o novo e moderno terminal hidroviário, a conclusão da estrada da mangabeira, orla da praia da mangabeira e a construção do terminal de Santana, que será construído com o apoio do Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR), que também compõe nossa estratégia para o turismo contemplando a população local."

CONSTRUÇÃO DA NOVA ORLA DE PONTA DE PEDRAS.
Esta promessa foi feita pela Prefeita que assumiu a Prefeitura em 2013. Após ter esbandalhado a Casa Cabocla, local construído na frente da Cidade, onde o povo se reunia para participar de eventos que proporcionava alegria aos ponta-pedrenses, mas que a prefeita não gostava, daí a destruição. No local seria construído um palco conforme foto do projeto mostrada abaixo. Resultado, o município ficou sem a Casa Cabocla e sem um local para o povo assistir eventos quando tiver. Foi construído um prolongamento de uma calçada de uma praça para dentro do rio que banha a cidade e durante a campanha para reeleição, a ex-prefeita, anunciava que se eleita faria a segunda parte. Como não foi reeleita, a construção do palco será mais uma promessa não cumprida, infelizmente.
CurtirMostrar mais reações