domingo, 8 de novembro de 2015

AFUÁ JÁ TEM O SEU PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS.


Está disponível no Portal da Prefeitura de Afuá, o Plano Municipal de Gestão integrada de Resíduos Sólidos do Município, são 218 páginas discorrendo sobre vários assuntos, de fácil leitura e de entendimento amigável.
Olhando rapidamente nos portais dos demais municípios do Marajó, observei que nenhum disponibiliza tal documento, o que poderá ser deduzido que ainda não dispõe do referido plano, muito importante para o município. Alguns municípios nem portal têm, ainda não se conscientizaram da importância desse instrumento de informação para o município.
Acho que deveríamos parabenizar as pessoas que trabalharam na elaboração do Plano de Afuá, bem como a administração municipal, pelo interesse em dotar o Município dessa ferramenta de planejamento que certamente contribuirá muito para futuras politicas públicas que poderão contribuir para a melhoria da qualidade de vida do povo afuaense.
Lendo o Plano, mesmo eu não sendo um especialista no assunto, achei muito interessante, primeiro pelas informações relativas ao Município contidas no mesmo, pelos comentários sobre a situação atual e sobre as propostas para, senão solucionar, pelo menos minimizar as situações que precisam de melhorias, na opinião dos responsáveis pela elaboração do Plano. Em segundo lugar, gostei mais ainda, pela iniciativa da administração municipal, em manter entendimentos com outros órgãos, externos ao Município, como Universidade Federal do Pará e Governo do Estado, firmando termo de cooperação que, juntamente com a equipe técnica do Município puderam elaborar o documento, que certamente servirá como referência para outros municípios, principalmente do Marajó que ainda estão em débito com seus munícipes no que se relaciona à coleta e destinação adequada do lixo municipal, além, é claro, de atender ao que prevê a legislação.
A elaboração do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos de um município, uma vez aprovado, torna-se um documento facilitador para o município firmar convênios com o Governo Federal para obtenção de verbas para inúmeros projetos envolvendo a infraestrutura municipal, principalmente visando eliminar os lixões existentes em diversos municípios e com prazo para acabar, conforme projeto de lei já aprovado no Senado Federal, leia matéria relativa ao assunto aqui,  além de oferecer subsídios para futuros projetos de políticas públicas no município. Poderá servir como referência para os futuros candidatos a prefeitos e vereadores elaborarem seus planos de governo, pois nos planos, pelo menos no de Afuá, tem um bom estudo sobre a situação atual do município e sugestões de melhorias, que poderão perfeitamente ser incluídas nas propostas dos próximos candidatos a prefeito/vereador do Município.
Não posso afirmar que o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Afuá esteja perfeito, mas partindo da premissa de que praticamente nada é perfeito, o plano poderá precisar de alguns pequenos ajustes, nada que possa contribuir para que o documento deixe de atender às necessidades primárias do Município e se eventualmente, alguns ajustes se fizerem necessário, e certamente serão, poderão perfeitamente ser feitos quando das revisões, que certamente ocorrerão com alguma frequência, haja vista, as mudanças normais das situações atuais observadas e que evoluem ao longo do tempo.
O importante é Afuá ter dado o exemplo e disponibilizado em seu Portal, leia aqui, o referido documento, para consulta livre e ao mesmo tempo poder subsidiar outros municípios que certamente estão atrasadas na elaboração dos seus planos.
Mais uma vez: PARABÉNS AO MUNICÍPIO DE AFUÁ. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário