quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

TRANSPARÊNCIA E CONTROLE: AÇÕES QUE PODERÃO MUDAR PONTA DE PEDRAS.

As reclamações dos meus conterrâneos são as mais diversas, dentre essas, podemos citar como exemplos: o atraso no pagamento dos salários dos funcionários municipais; escolas que distribuem somente laranjas na merenda escolar; utilização indevida de viaturas da prefeitura (ambulância) para uso particular ou lanchas que foram construídas para serem usadas no transporte escolar foram abandonadas e não foram feitas as manutenções necessárias. Os vereadores, que deveriam bem representar o povo e evitar ou apurar o motivo dessas falhas administrativas, não cumprem as suas obrigações básicas, pois não cumprem uma das suas atribuições, que é o controle do executivo. A Câmara municipal, apesar do grande número de vereadores, nenhum teve a iniciativa de lutar pela criação de um portal, conforme prevê a Lei de Acesso à Informação. A Prefeitura, apesar de disponibilizar um portal, que foi tirado do ar, não disponibilizava informações relativas às verbas recebidas e gastas, da mesma forma, não disponibilizava nenhuma informação relativas à transparência municipal. O Prefeito administra o município sem a participação dos membros da comunidade, conforme está previsto no Conselho da Cidade, daí as decisões que poderiam ter a participação popular são tomadas unilateralmente. Essa forma de administrar já vem de muitos anos. quem assume a prefeitura não tem interesse em mudar nada, pois assim, a possibilidade das mesmas pessoas assumirem o controle das verbas municipais ficam restritas a um pequeno número de pessoas, como pode ser observado nos últimos 13 anos, em que apenas duas pessoas assumiram a prefeitura. Como esperar por mudanças? Dificilmente algo mudará se as mesmas pessoas forem as responsáveis por decidirem por muitos anos, pois uma pessoas não muda do dia para a noite. Por esse motivo, nosso município nunca melhora, pois são as mesmas pessoas, com os mesmos hábitos, com as mesmas ideias e muitas vezes com os mesmos assessores, que dirigem nosso município havia anos.
A transparência, que tanto se deseja, é a possibilidade de mudança na forma de administrar, pois o gestor terá que prestar contas de seus atos, terá que mostrar como está conduzindo a prefeitura e deverá incluir a participação popular independente de quem seja o gestor municipal. Terá que ouvir novas ideias, aceitar críticas e adotar posições de acordo com a vontade da população, que é quem sabe melhor do que ninguém das suas necessidades, mas hoje, por falta de participação, a população está relegada a segundo plano e não opina em nada, só reclama, sem ver as suas reclamações atendidas ou sequer respondidas, isto é: EM PONTA DE PEDRAS, FALTA TRANSPARÊNCIA.
Talvez nem se esteja precisando do melhor administrar possível ou o melhor gestor, o que precisamos, é de um líder que seja transparente e que tenha habilidade para dirigir pessoas, pois um bom líder é aquele que ouve as pessoas e sabe como conduzi-las a alcançarem determinado objetivo, no caso, ter uma Ponta de Pedras que possa proporcionar um melhor bem estar para os que residem no município, e nada se conseguirá, se os administradores não forem transparentes, pois há mais de 100 anos, o município é administrado como atualmente, e as melhorias foram poucas significativas. É preciso mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário