sábado, 11 de abril de 2020

LEMBRANÇA DO MEU INTERIOR.




Como sou de Ponta de Pedras, nascido na beira de um igarapé (só soube que igarapé tem margem depois de crescido), tem dia que me vem à mente aqueles momentos que se vivia lá no meu interior. Muitos desses momentos lembrados por mim, já não se presencia mais, pois com a modernidade, o meu interior mudou. Alguém lembra das porfias entre as montarias, que saiam ali da ponta da ilha até o trapiche municipal? E do barulho dos preparativos das igarités quando levantavam as velas e o cabo da boca ou do pique passavam nos gornes dos moitões? Será que ainda se vê iapá servindo de toldo e panacarica cobrindo mantimentos nas embarcações que viajam para o Arari?.
As porfias, são as regatas de hoje e podem existir, mas o conjunto remo e montaria foi substituído pelas rabetas, por exemplo. As embarcações continuam se preparando para sair do trapiche, mas hoje é tudo motorizado e os iapás e panacaricas, foram substituídos por embarcações fechadas e quando muito, usando bons encerados, provavelmente muitos nunca viram um iapá nem uma panacarica. Uma das boas lembranças minha era o velho mercado, aquele que foi esbandalhado por algum ser "iluminado" que infelizmente passou ou ainda vive em PP. Tinha época que camarão bamburrava, quanta fartura! Um dia desses, quando fui em Ponta de Pedras vi um filho do "seu " Lizaldo, ali na ilhardo do mercado novo, onde era a casa da D.Tapuia, vendendo camarão, quando olhei ele disse: - só pit bull. Vi uns camarões miúdos que nos velhos tempos costumava-se chamar de aviús, olhei e foi embora, pois o meu interior já não é o mesmo, e o pior, parece que está preso num remanso. Bom dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário