sexta-feira, 3 de junho de 2011

SEGUNDA CARTA PARA PONTA DE PEDRAS.


Recebi sua cartinha, gostei de saber que a Senhora ficou satisfeita com a festinha que deram em sua homenagem, foi merecida. A Senhora comenta do imenso sucesso. Eu já imaginava. Sou de opinião que qualquer evento, não só festas, se bem planejado, o êxito será garantido.Achei importantes as vários atrações que fizeram parte da festa, contudo, não conseguí saber o resultado, nem a Senhora mandou dizer. Fiquei sem saber quem ganhou o concurso de fotografias, quem foi premiado pelos contos etc, o pontadepedras.com e a Senhora ficaram devendo, deve ser a falta de tempo, não acredito que seja aquele haver de recursos que é comum na nossa Justiça, ou será?
Conforme a Senhora constatou, por aí tem espaço para uma série de eventos envolvendo a população, eventos relativamente simples e que deixam a população alegre, além de trazer alguma compensação para o Município. Agora mesmo, em junho, época dos cordões, dos bois-bumbás e das quadrilhas, provavelmente será bastante movimentado, pelo menos era assim. Talvez com a ausência dos grandes incentivadores dessas festas, como Capivara, Fandango, Maximino possa diminuir a vontade de botar os cordões na rua, mas ainda temos o Heloino, Sércio do Manduquinha e toda a família Manduquinha, o Daco e tantos outros que certamente poderão continuar nosso folclore tão belo.
A Senhora já imaginou se tivessémos uma programação com quadrilhas da Mangabeira, Vila Nova, Jagarajó, aí da sede do Município e mesmo de outros lugares e no final de junho fosse organizado uma competição entre elas. Se tivessem cordões que ao longo do mês de junho realizassem apresentações e no final fosse premiado aquele que na opinião de uma banca julgadora fosse merecedor de um prêmio, ainda que simbólico. Esse prêmio poderia ser uma taça, que ficaria de posse do vencedor por um ano, até a próxima disputa?
Espero que nosso Secretário de Cultura seja sensível a isso e, certamente tomará à frente para que os festejos juninos sejam os mesmos ou melhores do que os de outrora.Não devemos esquecer nossas raízes,nossa cultura. Devemos apoiar os movimentos culturais para que não sejam esquecidos ao longo do tempo. 
Se pararmos para pensar um pouco, veremos que a continuidade é que faz a diferença, exemplos temos muitos. Parintins está aí com seu Garantido x Caprichoso que, anualmente atraem mais turistas para o Município. Cametá é outro Município que faz de seus festejos juninos uma grande atração turística e por lá somente as festas e o arraial existem, ao contrário de Ponta de Pedras, que tem uma tradição de possuir um excelente folclore e com pessoas capazes para fazer um bom festejo.Só falta boa vontade e envolvimento da população. A Senhora bem que poderia ver isso.
Para isso, basta que os entes políticos municipais tenham vontade e saibam que nem sempre um projeto bem-sucedido acontece na gestão de quem o idealizou, às vezes, quem idealiza não colhe nenhum fruto, contudo, deixa a idéia e certamente será lembrado. Esse é o verdadeiro administrador, pensa no futuro, mas para isso, temos que iniciar em algum momento e o momento ideal será sempre HOJE. A Senhora sabe, sou um sonhador, acredito nas pessoas e nas boas intenções delas.
Vou ficar torcendo para que outros ajuntamentos envolvendo a população sejam realizados, sempre com bastante sucesso, a Senhora bem que merece.
No mais, fique com Deus e por aqui tudo tranquilo, somente o frio que aos poucos está chegando.
Saudações,
Mundinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário