quarta-feira, 8 de agosto de 2012

PONTA DE PEDRAS - ELEIÇÕES 2012 - A SORTE ESTÁ LANÇADA.


Quem acessou o site do Superior Tribunal Eleitoral (STE) e entrou na página referente aos candidatos a Prefeito de Ponta de Pedras, deve ter notado que o requerimento da candidata Consuelo Castro foi deferido. Assim, os tres candidatos: Srs. Pedro Paulo Boulhosa, Miguel Baia e agora a Sra. Consuelo Castro, estão habilitados a concorrer ao Cargo.
Sei perfeitamente que inúmeros eleitores, durante as campanhas eleitorais não pensam no depois das elições; depois que o candidato vencedor assume o tão disputado cargo. Muitos pensam nas pequenas benécias que poderão usufruir se este ao aquele candidato se eleger. Alguns querem um empreguinho na prefeitura, outros querem o apadrinhamento do prefeito para alguma conquista futura e por ai vai.
Depois que o Prefeito começa a desenvolver seu trabalho, nem sempre em benefício do povo; quando os municípes começam a notar que aquele não era o melhor candidato, vem o arrependimento, começam os comentários sobre o desempenho deste ou daquele político. Tarde demais!
Conhecer o mínimo sobre cada candidato deveria ser um dever de todo eleitor, infelizmente, nosso povo não gosta de ler e quando se fala em  política, aí a coisa fica bem pior. Não podemos afirmar que os candidatos sejam culpados por estarem ali, fazendo o que não devem, pois, quem os coloca no cargo é o próprio povo. Cada candidato, oferece seu produto – o Plano de Govêrno - para o eleitorada apreciar, como qualquer outro produto que o vendedor quer vender e como bom propagandista fará de tudo para convencer que o seu produto é melhor do que o do seu oponente, quem vota é porque acredito no plano de govêrno do candidato ou se não acredita e vota no candidato, não pode ser levado a sério.
Dizem que errar uma vez é passável, mas duas vezes é burrice! Ora, se você adquire um produto e esse produto não lhe atende, porquê insistir no mesmo produto? Se um vendedor lhe vendeu um produto que não continha as especificações por ele tão acentuadas, mas por que diabos você insiste em comprar com aquele vendedor, ele não é confiável, ele enganou você, não acha? Não seria o caso de tentar outro vendedor?
Em política é a mesma coisa. Quando o candidato já administrou o município e não fez uma boa administração, não é possível que o eleitor volte a elegê-lo. Devemos lembrar que a pessoa é a mesma, as promessas são as mesmas, talvez com outra roupagem para se adaptar ao momento, mas certamente nada mudará, principalmente se a administração foi ruim e nada aconteceu.
O eleitor deverá ler os planos de govêrno, verificar se o que está escrito é possível de ser cumprido, se for candidato a reeleição, veja se o que ele promete agora, já não deveria ter sido resolvido na administração anterior, quando teve oportunidade.
Verifique com bastante atenção o patrimônio declarado ao TSE, principalmente se o candidato já exerceu cargo na administração municipal, alguns candidatos, durante toda sua vida conseguem obter um patrimônio X e em quatro ou oito anos desempenhando uma função pública, conseguem multiplicar esse patrimônio por dez ou vinte vezes. Ora, se uma pessoa passou, por exemplo, 40 anos para ter um patrimônio de cem mil, como se explica que em quatro anos esse patrimônio pulou para trezentos, quatrocentos mil ou mais? Desconfie pelo menos.
Dito isto, penso que não custa nada dar uma olhada minuciosa nos tres programas de govêrno dos tres candidatos e escolher com critérios o que na sua opião será o melhor para nosso Município, eu já tenho o meu. Leia sobre cada candidato, verifique o preparo de cada um para o cargo, queira ou não, o estudo influencia, pode ser para uma boa administração ou para uma péssima, mas devemos ter em mente que cada candidato tenha a melhor das intenções e aí, o melhor preparado leva vantagem. Pense da seguinte maneira: se você tivesse uma empresa, você entregaria essa empresa para ser adminstrada por uma pessoa que tivesse doutorado em administração ou para uma pessoa que tivesse o ensimo médio incompleto? Em política, no Brasil, de um modo geral, quem vota pode ser votado, mas na vida real não funciona bem assim. Quem estiver melhor preparado, certamente terá melhores chances de ser bem sucedido, inclusive na política.
Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário