quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

ALGUMA COISA DEVE ESTAR ERRADA.



Através do Portal da Transparência é possível efetuarmos inúmeras consultas sobre as verbas distribuídas pelo Governo Federal. Um dia desses, consultando as páginas referentes aos convênios que o Governo Federal faz com os municípios, constatei que existe verba para ser distribuída em atendimento às mais diversas demandas municipais.
Dentre outros, temos convênio para construção de palco, em alvenaria; construção de quadra de beach soccer; quadra poliesportiva, festas e muitos outros que foram assinadas em atendimento às mais diversas solicitações dos municípios brasileiros, pelo que se constata, verba não falta..
Vendo o montante de verba que cada partido político, em princípio, irá gerir em 2014, beirando um trilhão,imaginei que alguma parcela dessa verba poderá ser transferida para os municípios, através de algum convênio feito entre determinado órgão federal e um município.
Ainda consultando o Portal da Transparência, fiz um breve levantamento dos municípios marajoaras que receberam repasses originados de convênios assinados com o Governo Federal desde 2011 e montei a tebelinha abaixo para poder visualizar melhor as frequência anuais das transferências, sem maiores preocupações com o valor ou objeto do convênio.
MUNICÍPIOS                            TRANSFERÊNCIAS ANUAIS.
                                              2011          2012       2013           2014
AFUÁ                                       -                 -              -              -
ANAJÁS                                   -                 2             -               -
BAGRE                                    -                 1              -               -
BREVES                                  3                 7             6               1
CACHOEIRA DO ARARI        -                 -             1               -
CHAVES                                  -                  1            -                -
CURRALINHO                        -                  1            -                -
GURUPÁ                                4                   -            1                -
MELGAÇO                             2                   2            2               -
MUANÁ                                  3                   -            1                -
PONTA DE PEDRAS              -                    -            1                -
PORTEL                                 2                   2            -                -
SALVATERRA                        1                   -             -               -
SANTA CRUZ DO ARARI      1                  2             -               -
SÃO SEB. DA BOA VISTA     3                   1            -               -
SOURE                                    2                  4             1              -
Nós sabemos que os municípios marajoaras são carentes de investimentos e os convênios sempre são fontes de verbas que de alguma forma contribuem para que um determinado município consiga alguma melhoria para a população, até porque, as verbas municipais, disponíveis para investimentos, não são tão abundantes assim. Mesmos os municípios que recebem uma considerável soma de transferência proveniente do Governo Federal, como é o caso do Município de Quissamã, com 20.000 habitantes e uma área de 716Km2,localizado entre os municípios de Macaé e Campos dos Goitacazes, no Rio de Janeiro, faz convênios, mesmo tendo recebido, em 2013, a soma de R$103.007.557,11 do Governo Federal (grande parte de royalties do petróleo).
Se nós observarmos bem, nota-se que Afuá não recebeu nenhuma transferência relativo a nenhum convênio (mais precisamente desde 2008); alguns municípios receberam somente uma transferência, geralmente de emenda parlamentar. O Município de Breves foi melhor aquinhoado, com 17 transferências no período considerado. Os gestores do Município estão de parabéns.
Pode-se até imaginar que, para um projeto de convênio ser aprovado deve existir alguma ingerência política, sim, pode ter, mas inúmeros projetos são aprovados sem nenhuma interferência de terceiros, porque quem trabalha ou trabalhou no serviço público, sabe perfeitamente que existem inúmeras pessoas sérias e que exercem suas funções dignamente, sendo justo no julgamento das propostas de convênios.
Como não sou político, não tenho conhecimento dos meandros para que uma proposta seja aprovada e assim, o município tenha a sua demanda aprovada e contemplado com determinada verba, mas tenho certeza que, se não existir um bom projeto e o solicitante por algum motivo não for merecedor, certamente o município não será beneficiado e dessa forma, o povo é que será prejudicado. Pense nisso.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário