quinta-feira, 8 de outubro de 2015

A TRISTE REALIDADE DO MARAJÓ.

A TV Aparecida, fez uma reportagem mostrando a dura realidade que a população do Marajó enfrenta diariamente. A reportagem mostra basicamente os municípios de Portel e Melgaço, no entanto, a situação nos demais municípios não é muito diferente, pois o descaso do poder público com a população, a falta de saneamento básico, prostituição, violência e outras mazelas, estão presentes em menor ou maior grau em todos os municípios.
Inúmeras ações já foram discutidas visando minimizar essa situação degradante que assola o Marajó, como por exemplo, o Plano Marajó (leia o Plano aqui), que contém boas ações para a Região, no entanto, até hoje, nada foi feito, ficando somente no papel. 
Os prefeitos, constantemente lamentam-se da falta de recursos para investimentos e assim, dizem eles, oferecer melhores condições de vida para essa população sofrida. No entanto, diariamente vemos no Diário Oficial do Estado do Pará, o Tribunal de Contas dos Municípios do Estados do Pará (TCM-Pa), punindo gestores municipais, incluindo os prefeitos por malversação dos parcos recursos destinados aos município marajoaras, aí incluindo até verba da merenda escolar, o que contradiz a ladainha dos prefeitos por mais verbas,
Não se vê políticas públicas nem projetos, pequenos que sejam, visando minimizar os problemas que afligem os marajoaras, principalmente os mais jovens, como é o caso da moça mostrada na reportagem em que o grande sonho dela parece ser "conseguir um homem da embarcação" para casar e assim, tirá-la do sofrimento em que se encontra. 
Assim é o Marajó, carente de um olhar sério para o problema existente e não somente que seja visitado e enaltecido por ocasião de eleições, onde os políticos prometem mundos e fundos e depois de eleitos, lembram do Marajó só depois de quatro anos. 

                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário