sábado, 3 de outubro de 2015

PORTEL PODE SER O PRIMEIRO MUNICÍPIO DO MARAJÓ A CUMPRIR A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LAI)



O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), representado por seu promotor de Justiça, titular da promotoria de Portel, região do Marajó, André Cavalcante de Oliveira, celebrou ontem, 30, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto à administração municipal, através do prefeito, Paulo Ferreira Oliveira e a Câmara de Vereadores, representada por seu presidente, vereador Manoel Oliveira dos Santos.

O TAC visa a disponibilização de pontos de acesso a internet nos prédios da prefeitura e câmara para que os munícipes tenham acesso ao Portal da Transparência.
Em consonância com a Lei 12.527/ 2011, de acesso à informação, conhecida como LAI, que regulamenta o direito constitucional do cidadão ao acesso a informações produzidas ou detidas pelos governos. A Lai entrou em vigor em de maio de 2012.
Os município com população superior a dez mil habitantes são obrigados a divulgar informações relativas à execução orçamentária e financeira, em respeito a responsabilidade fiscal.
"O portal é a ferramenta que garante o acesso da população transparência da gestão dos recursos públicos. Através dos portais é possível consultar, quadro e salário de servidores, licitações, contratações, orçamentos, obras em andamento e diversas outras informações" ressalta André Cavalcante.
Conforme o termo assinado entre as partes, tanto a prefeitura, quanto a câmara devem fornecer as informações, em seus sítios eletrônicos em campos facilmente acessíveis, sem necessidade de cadastro prévio, e em linguagem de fácil compreensão, informações de interesse coletivo ou geral , observados os princípios da administração pública, da inviolabilidade da vida privada e da intimidade, como previsto em Lei.

Texto: Karina Lopes (graduanda em Jornalismo), com informações da PJ de Portel

Nenhum comentário:

Postar um comentário