Como caboclo que sou e com uns par de anos correndo terra, muitos deles comendo peixe seco assado, camarão frito salgado, jabá assado ou carne salgada assada com chibé, como comi no último domingo, chego a ficar cuíra quando vejo certos arremedos de um bom chibé, como esse mostrado abaixo ou um que foi postado, feito num prato de porcelana. 
Por favor, respeitem o chibé do meu interior! O chibé é sem enfeites, é uma comida séria, comida da hora do aperto, quando a boia está vasqueira ou em alguns casos, para matar a sede. Para alguns, o chibé provoca cheiúra, mas justiça seja feita, numa roça, após a capina, após comer alguns camapus na merenda, assar um naco de carne salgado do Arari ou um pedaço de jabá, tirar o chapéu de carnaúba da cabeça, encostar o terçado no pé do lacreiro e sentar numa sombra pra comer a carne com chibé e no final ainda colocar uma rebarba d'água na cuia e rebater, tem o seu valor! Não tem sol, não tem nada: é só prazer!.
Mas o desrespeito com as delícias do meu interior não tem limites, ainda sinquidia, ao comprar açaí numa lanchonete, serviram-me num copo plástico, com uma colher de plástico e ainda por cima, com granola. Achei tão sem graça que deixei no balcão e agradeci ao balconista. O rapaz não tem culpa por ser servido assim, culpa tenho eu que comprei açaí numa lanchonete e aceitei o copo plástico. Açaí se compra naqueles locais com a bandeirinha vermelha ou luz vermelha. É servido numa cuia, de preferência tingida com cumatê; servido com farinha grossa e colher, só isso, simples, mais que isso é pavulagem e gente pavula ninguém gosta lá no meu interior. 
Por que não respeitam o açaí como respeitam o vinho? O vinho deve ser degustado em vez de bebido, porque açaí se bebe; o vinho é servido numa certa temperatura e num copo especial; deve combinar com certas comidas e antes de levar à boca, deve-se dar um cheirinho, uma balançado e ai sim, degusta-se! Quanta cerimônia. 
E eu chooooro! O açaí lá do meu interior tem muito mais reverastrol do que o vinho e nem precisa de ser cultivado num terroir. Não, nada disso, por lá o açaí é semeado pelo tucano ou araçari e nasce na varja (varzea) mesmo, cresce misturado com cipó morcego e lutando por sol com ingazeiro, ucuubeira, miritizeiro e outras árvores que também lutam pelo sol. O acompanhamento do açaí vai de peixe, passa por camarão, carne e, se misturado apenas com farinha, é bom demais! Pode ser congelado por longo tempo e quando for usado o gosto pouco muda. Faça isso com o vinho, mas credo! Servirá apenas para temperar comidas.
Infelizmente, pessoas que nunca tomaram uma mingau de croeira com açaí, uma boa bacaba, um açaí paró, nunca usaram uma calça tucandeira, uma calça de nycron, jamais pegaram sequer uma lambada de vassoura de açaí ou olharam pro ceu após uma ferroada de tapiaí, não têm termo nas postagens que fazem, pois estragam as comidas do meu interior.
CurtirMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Lourival Costa Psc Aí conhece, sabe tudo esse Raimundo Dias, mais deixa tá que também açaí com gosto de tracuá é mina de bommmm, parente!
Raimundo Dias
Escreva um comentário...
DESCASO EM PRESTAR INFORMAÇÕES AOS PONTA-PEDRENSES..
Dia 31 de julho 2016 encerrou o prazo dado pelo Tribunal de Contas dos Municípios para que as prefeituras e câmaras municipais dos municípios paraenses, disponibilizassem na internet os seus portais da transparência. Ponta de Pedras, como sempre, não cumpriu! O portal da prefeitura está fora do ar, como pode ser constado se for acessado e a câmara municipal, nunca possuiu. É uma pena que nosso Município não cumpra as deter...
Ver mais
Normalmente o transporte fluvial é mais utilizado no escoamento da produção de açaí e de outros produtos, como também sendo o principal meio de deslocamento de moradores e visitantes de Ponta de Pedras.
prefeituradepontadepedras.com.br
CurtirMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Raimundo Dias
Escreva um comentário...
O QUE SE DIZ E O QUE SE FAZ.
Esta semana, a revista Veja, publicou um artigo escrito pelo ministro do STF Luis Roberto Barroso cujo título é: Um outro país. Embora muitos não gostem da revista, sempre é bom dar uma lida e saber de outras opiniões e escolher dentre essas, aquela que melhor combina com cada um, isso é bíblico, pois na primeira carta aos tessalonicenses, Paulo diz: " Examinem tudo, fiquem com o que é bom". No parágrafo sobre a Ética Privada, o Ministro diz:" Éti...
Ver mais
CurtirMostrar mais reações
Comentar
Comentários
José Marajó Varella aquela coisa mais velha que a sé de Braga: faz o que eu digo, não faz o que eu faço...
Raimundo Dias
Escreva um comentário...
INFORMAÇÃO E PREPARO É O SEGREDO PARA UMA BOA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.
Com as eleições para prefeito e vereador se aproximando, tenho observado que os partidos políticos com diretórios em Ponta de Pedras, estão fazendo as tradicionais convenções para a escolha de seus próprios representantes ou fazendo coligação para que sejam escolhidos os nomes das pessoas para concorrerem aos referidos cargos. É a democracia a todo vapor.
Segundo o guia do eleitor, disponível na internet, ...
Continuar lendo
CurtirMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Raimundo Dias
Escreva um comentário...
BELEZA DA NOSSA TERRA.
Com este belo por do sol, desejo um bom final de semana aos meus conterrâneos.
GOSTEI!
Hoje, o Programa Café Cultural comandado pelo amigo Rony Noronha, na Rádio Itaguary, abordou o assunto referente aos comandantes que conduziram as embarcações de PP em diversas épocas. O meu amigo Sércio Pereira (o Celso do Manduquinha para alguns) leu um cordel de sua autoria em que enaltecia os bons serviços daqueles comandantes e para ilustrar, nominava diversos equipamentos das igarités, quando eram donas da Baia do Marajó e como ele falou "pareciam borboletas, qu...
Ver mais
CurtirMostrar mais reações
Comentar
Comentários
José Marajó Varella beleza pura, mexeu com minha lembranças Obrigado Rony Noronha, Obrigado Raimundo Dias , obrigado Radiofm Itaguary
Raimundo Dias
Escreva um comentário...
PRINCESINHA MALTRATADA.
Quando visito Ponta de Pedras e a embarcação se aproxima do atracadouro, geralmente procuro um bom ângulo para tirar uma fotografia da Princesinha. Meu objetivo é mostrar a beleza da frente da Cidade, mas hoje, confesso que está um pouco difícil, a frente está totalmente tomada por trapiches (falaremos outro dia!), com embarcações atracadas e muitos "marás" que são fincados e por ali ficam. Os desenvolvimentistas dirão que isso é fruto do desenvolvime...
Continuar lendo
CurtirMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Lourival Costa Psc A fotografia é uma forma de ficção. É ao mesmo tempo um registo da realidade e um auto-retrato, porque só o fotógrafo vê aquilo daquela maneira.
Raimundo Dias
Escreva um comentário...
CurtirMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Miguel Ribeiro Baía Naquele tempo, o pessoal vendia ucuuba, andiroba, borracha, além de trazer camarão para vender na ponte ou na porta do comércio..
Miguel Ribeiro Baía De vez em quando, tinha para vender um jacaré..
Raimundo Dias
Escreva um comentário...
QUASE DEZ!
O local da foto é a margem do Rio Armazém, no final da Rua Antero Lobato, Bairro do Carnapijó. A ponte ficou bonita, mas faltou o complemento, isto é, um local mais adequado para as pessoas embarcarem/desembarcarem. Já imaginaram uma senhora grávida, uma criança ou um idoso tendo que embarcar/desembarcar com a maré nessas condições? É um local bonito, inclusive aí perto, antes do início da ponte, tem um local que poderia ser feito um estacionamento e, se bem arrumadinho, o local poderia servir até como área de lazer para visitantes ou para as pessoas que moram na redondeza. Quem sabe algum candidato a prefeito possa anotar na agenda e se der, pensar em melhorar esse local.
Para ver melhor, clique na foto e veja em tela cheia.
CurtirMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Raimunda Bandeira Monteiro Verdade os direitos humanos são deixados de lado.
Aluizio Monteiro Diniz Junior Conheci esse lugar como Levanta Saia a mais de vinte anos, e sempre gostei de tomar banho nesse ambiente e outros espalhados pelo rio, nadar é tudo de bom.
Raimundo Dias
Escreva um comentário...