domingo, 31 de julho de 2016

INFORMAÇÃO E PREPARO É O SEGREDO PARA UMA BOA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.

Com as eleições para prefeito e vereador se aproximando, tenho observado que os partidos políticos com diretórios em Ponta de Pedras, estão fazendo as tradicionais convenções para a escolha de seus próprios representantes ou fazendo coligação para que sejam escolhidos os nomes das pessoas para concorrerem aos referidos cargos. É a democracia a todo vapor.
Segundo o guia do eleitor, disponível na internet, as exigências para concorrer aos cargos de prefeito ou vereador são: 
1) - Prefeito.
    .Ter nacionalidade brasileira (ser brasileiro nato ou naturalizado);
    .Ser alfabetizado (saber ler e escrever);
    .Usufruir de pleno exercício dos direitos políticos;
    .Estar em dia com a Justiça Eleitoral;
    .Ter pelo menos 21 anos de idade (no momento da posse do cargo disputado);
   .Certificado de reservista (situação militar regularizada no caso de indivíduos do sexo masculino)
    .Estar filiado em um partido político por pelo menos 6 meses antes das eleições;
    .Ter domicílio eleitoral no município onde pretende se candidatar há pelo menos 1 ano;
2) - Vereador:
    .Ter nacionalidade brasileira (ser brasileiro nato ou naturalizado);
    .Possuir pleno exercício dos direitos políticos;
    .Ser alfabetizado (saber ler e escrever);
    .Estar em dia com a Justiça Eleitoral;
    .Ter 18 anos de idade na data-limite do registro de candidatura;
    .Certificado de reservista (apenas para pessoas do sexo masculino).   
As exigências são mínimas e praticamente qualquer pessoa pode se candidatar. Até o nível de escolaridade parece ser de pouca importância, pois basta saber ler e escrever. Outras conhecimentos, como cursos ou experiencias em determinados assuntos, nada é exigido, mas todos sabem que ser prefeito ou verador exige do ocupante do cargo uma série de conhecimentos que facilitarão o seu bom desempenho. O fato de não ser exigido conhecimento para o exercício das funções e um bom preparo, não significa que não sejam necessários. 
Recentemente, foi divulgado o resultado do 1º Ciclo do Programa de Fiscalização em Entes Federativos, realizado pela CGU, onde são discriminados inúmeras constatações de irregularidades encontradas nas diversas prefeituras do país. Segundo a CGU "A análise das fiscalizações demonstrou que, do total de constatações feitas nos municípios, 26,5% são falhas graves e 73,5% são falhas médias ou formais. Isso não quer dizer que haja corrupção nessas localidades, pois em muitos casos o problema surge por desinformação e despreparo do gestor público, e não por má-fé ou dolo.".
Dessa forma, todo candidato, deveria se informar e se preparar muito bem para exercer o cargo se for eleito, porque, caso contrário, terá grandes dificuldades para aprender os meandros da nova função durante o seu exercício e, como vemos, é pela falta de informação e  preparo que ocorrem o maior número de irregularidades nas prefeituras (as câmaras municipais ainda não são auditadas). 
Imagino que uma pessoa responsável não queira fazer parte dessa triste estatística e a unica forma de evitar, é se informar bem sobre os assuntos atinentes à missão a ser assumida e se preparar para enfrentar e solucionar os problemas que surgirão, que certamente serão inúmeros, pois essa, é a esperança do eleitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário