sábado, 22 de agosto de 2020

SUGESTÃO PARA O SECRETÁRIO DE TURISMO DO MEU INTERIOR.

     Ponta de Pedras é uma cidade com poucos empregos formais, a Prefeitura Municipal é quem emprega grande parte da população e pelo que observo, pelo menos a curto prazo, não vislumbro a instalação de empresas que gerem empregos, mas a população precisa suprir as suas necessidades básicas e talvez o turismo possa ajudar. 

     Existem cidades no Brasil que devido ao turismo arrecadam e empregam grande parte da população local. Quem já visitou Gramado (RS) deve ter observado que os diversos eventos, empregam mão de obra local e pelo menos naquela época, a população tem ganho garantido. Mas não é só isso, a Cidade dispõe de uma boa rede hoteleira; bons restaurante; bares e oferece diversos passeios para os visitantes, portanto, quem visita Gramado tem a certeza de se divertir durante o passeio. Essas opções de divertimento para quem visita a Cidade é muito fácil de encontrar, pois as informações estão por toda parte, nos bares, restaurantes, hotéis e até são distribuídos na rua para quem desejar, assim, torna-se fácil escolher para onde ir. 

     Recentemente eu e minha mulher visitamos Holambra(SP) e quando fomos nos hospedar, procuramos saber as opções de passeios e lá estavam diversos panfletos oferecendo todo tipo de facilidade para a pessoa ter uma estadia agradável, foi só escolher e Holambra não é grande, mas dá para se divertir muito, pois oferece todas facilidades para se passar um bom final de semana. Só a título de ilustração, gostei muito de um trailer que vendia vários tipos de chopp produzido por ali mesmo, os que provei eram muito bons. Outro bom exemplo de cidade que explora bem o turismo é Blumenau, com a Oktoberfest.

     O que é importante mencionar é que a secretaria de turismo desses municípios trabalha intensamente e isso facilita ao visitante obter as informações que precisa para se divertir e assim, gastar o dinheiro que interessa aos municípios e mais, devido ao bom atendimento, certamente o visitante voltará sempre que tiver oportunidade.

     Fazendo uma comparação, numa das minhas visitas a Ponta de Pedras, procurei alugar uma embarcação para pescar, primeiro: a Cidade não tem um local onde preste informação sobre as pessoas que podem prestar esse serviço e segundo: ao tentar contratar uma pessoa, a mesmo cobrou R$-500,00 (Quinhentos Reais) por menos de um dia, pois já era mais de dez horas quando conversamos. O hotel onde ficamos hospedado, não tinha a menor condição de prestar o serviço, pois até o café era muito mal servido; o único passeio sugerido é a Praia da Mangabeira, mas nem todos, como eu e minha mulher, gostam de praia; a Cidade possui poucas opções de restaurante; os bares, infelizmente ainda continuam servindo cerveja em copos de isopor, uma novidade que só vi em Ponta de Pedras, sem falar que a Cidade não dispõe de um banheiro decente para o visitante usar, se necessário, enfim, Ponta de Pedras precisa melhorar muito para despertar o interesse das pessoas que não moram no município irem visitá-la.

     E como melhorar isso? É preciso um bom entendimento entre a Secretaria de Turismo e os demais atores envolvidos na atividade de turismo. Se todos trabalharem juntos e tendo em mente trabalhar para oferecer um bom atendimento para as pessoas, tudo pode ser resolvido, é uma questão de comprometimento entre população e governo municipal, mas se cada um entender que poderá ter sucesso sozinho, Ponta de Pedras continuará como está.  

       Holambra, cada bico um tipo de chopp e todos num bom copo.

        

     


Nenhum comentário:

Postar um comentário