segunda-feira, 4 de abril de 2011

MARISCAR NO SÍTIO.


Mariscar lá no sítio é conseguir comida, correr atrás da boia. O instinto de sobrevivência possibilita ao interiorano desenvolver um leque de artifícios que tornam fácil a tarefa de mariscar. Evidentemente que não lembrarei todas possibilidades, no entanto, vale a pena lembrar algumas.
.Gapuiar poço – seca-se um poço em um igarapé para pegar peixes.
.Cacori – com pari, faz-se um tipo de armadilha para pegar peixes.
.Camboa – tipo de armadilha para pegar peixes.
.Tapar igarapé – com um pari ou uma rede, na maré cheia, fecha-se o igarapé num determinado ponto e com a maré seca, verifica-se o que ficou preso (despescar).
.Lancear – com uma rede feita para esse fim, pega-se peixes e camarões.Pode-se lancear com um pari apropriado.
.Pescar – Com linha de mão ou caniço, esse é covardia, todo mundo sabe.
.Tarrafear – pegar peixes ou camarões com tarrafa.
.Zagaiar – com uma lanterna e uma zagaia (tipo de arpão) procura-se peixe nas margens durante a noite, preferencialmente noite escura.
.Procurar peixe no sulapo – com a maré seca, procura-se nas ribanceiras, lugares com buracos (sulapos) onde possivelmente tenha peixe. Introduz-se a mão para pegá-los. Pode-se fazer isso também nas pedras
.Piraqueirar - na maré seca, com uma poronga, procura-se peixes nos igarapés que estejam "dormindo" e abate-se com um terçado.
.Procurar peixe nos igarapés - com a maré seca, procura-se pedaços de árvores de açaí ou outra árvore que tenha buraco de um lado a outro ao longo do comprimento e assim fecha-se com a mão um lado e levanta-se o outro, o que estiver dentro joga-se na terra firme ou na lama. A árvore deve ser pequena para poder ser levantada.
.Caçar – também conhecida de todos, pode ser durante o dia ou à noite.
.Por armadilha – armar uma espingarda na passagem da caça, de um modo geral à noite e quando a caça passa faz com que a arma dispare.
.Armar arapuca – com varas, pode-se fazer uma armadilha para pegar animais pequenas.
.Armar um mundéu – tipo de armadilha feito com varas ou parte da folha do miriti para pegar animais.O mundéu pode ser de laço ou quebra-cabeça.
.Esperar animal na comedia – num mutá, esperar até que o animal venha comer em determinado lugar.
.Lanternar – com uma lanterna e uma espingarda, caçar durante a noite, pode ser por água ou por terra.
.Caçar com baladeira – usar uma baladeira (estilingue) para caçar pequenos animais.
.Procurar animais em buraco na árvore – subir nas árvores que tenha um buraco para verificar se tem algum animal.
.Armar uma ratoeira – armadilha feita de madeira (tábuas) para pegar animais.
.Por matapi – armadilha feita com talas de jupatí para pegar camarões.
.Pescar com puçá – armadilha para pegar sirís.
.Pescar com espinhel – colocar vários anzóis em uma linha, distantes entre si e esticá-lo transversal ao rio, amarrando uma ponta numa margem e poitando com uma pedra na outra ponta do espinhel.
Arpoar peixes – eventualmente usar um arpão para matar (arpoar) peixes.
Pescar siri com peixe seco - faz-se um pequeno pacote com peixe seco salgado, amarra-se numa envira (embira), depois deixa-se amarrada em uma árvore, aningueira por exemplo. Espera-se um certo tempo e vagarosamente, traz-se à superfície a “isca” de peixe e o siri vem comendo o peixe, com um paneiro, pega-se o siri.
Evidente que ainda temos os xerimbabos para aqueles dias em que o jucuraru-roi-o-rabo. Aquele franguinho que dará uma boa canja mas vamos deixar isso para a molecada quando estiver de purga. O importante é não deixar a trempe vazia.


2 comentários:

  1. Ei Mundinho, faltou a PIRAQUEIRA: Sair à noite,com a maré seca, utilizando terçado e poronga (aracapá + lamparina) para matar os peixes que estão "dormindo" nos igarapés.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Adilton, irei inserir. Quando você tiver sugestão estamos aqui, mande-as, serão sempre bem recebidas.

    ResponderExcluir