quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

PONTA DE PEDRAS - PARTE I - PONTOS POSITIVOS.


Este ano, quem foi acompanhar o Círio de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Ponta de Pedras, deve ter notado que a Cidade mudou um pouco em relação aos últimos anos. Dessa forma, procurarei destacar os pontos que pude observar e considerei positivo e numa outra oportunidade, citarei alguns pontos que deixaram a desejar sob meu ponto de vista.
Outro dia citei a boa oferta de transporte para o Município, isso facilitou a presença de maior número de romeiros este ano, pois, a quantidade de pessoas na Cidade era bem maior do que das outras vezes. Dava para notar que a pracinha, ponta de encontro dos que visitam a Cidade, nas noites que estive por lá, estava sempre movimentadíssima.
Falando na Pracinha, durante a noite, aquelas motocicletas e bicicletas que costumeiramente se misturavam com os transeuntes nessas ocasiões, estavam ausentes. Notei que ao lado da igrejinha tinha um estacionamento para esses veículos. Parabéns ao Rony, que segundo me falaram anda se esforçando para melhorar o trânsito, mesmo sem a principal ferramenta para isso, pois eu soube, que nosso Município ainda não tem um Departamento Municipal de Trânsito ou coisa parecido. Acho que nossos ocupados vereadores, em 134 anos, ainda não tiveram tempo para elaborar tão importante documento. É uma pena!
Já que falei na igrejinha, ponto de referência para nós, pontapedrenses, confesso que ficou muito bonito o novo visual da Igreja, pintadinha com uma cor forte e que ao por-do-sol, se acentua.

O interior da Igreja, igualmente ficou uma beleza. Para completar, o relógio dava as badaladas de sempre, nas horas cheias e nas meias hora. Soube que a recuperação da Igreja foi uma iniciativa da própria comunidade, achei isso muito importante e dessa forma a pracinha ficou ainda mais bela e aconchegante.

Por falar em beleza e na pracinha, os bares pintados com belas cores deram um complemento que vinha sendo sentido. Alguns proprietários de bar ousaram, mandaram pintores locais mostrarem suas habilidades nas parades, pintando belas paisagens com motivos pontapedrenses, eu saudosista que sou, achei o máximo.

Ao contrário do ano passado, achei a Cidade mais limpa de um modo geral. Algumas ruas foram recuperadas, como aquela que passa em frente da Catedral, ali foi melhorado porque ano passado era só buraco, dificultando caminhar. As ruas por onde a procissão passou, estavam asfaltadas e aquela poeirada que levantava e incomodava todos acabou! Aqui, meus parabéns são para o Prefeito e seus assessores. Prefeito: ASSIM QUE SE FAZ.
Estive ali pelo João tomando uma cerpa e na passagem, observei que aquele bar horrível que funcionava na Casa Tavares "escafedeu-se", instalaram no local uma loja que vende roupas. Também não vi aquela jardineira que ficava isolada no meio da passagem, agora fizeram um jardim no local, só falta umas flores para completar o trabalho.
A feira estava mais apresentável e tenho certeza que o pessoal que visitou Ponta de Pedras este ano, para o Círio, ficou mais satisfeito em ver sua Cidade melhor cuidada e um pouco mais organizada.
Por falar em organização, este ano, o pessoal que cuida dessa parte da festa, programou o círio fluvial e a corrida de cavalos marajoaras para ocorrerem em horários diferentes. O círio, sábado pela manhã e a corrida no sábado a tarde, pelo que ouvi, os eventos estavam bem organizados e o resultado da corrida, este ano, foi uma surpresa porque um azarão emplacou o primeiro lugar. Eu não consegui assistir esses eventos, pois, fui acometido de uma infecção intestinal que deixou-me entregue ao departamento médico, sob os cuidados da Dione, minha mulher e da Graça minha irmã, a quem agradeço toda dedicação e empenho para meu pronto restabelecimento, o que aconteceu somente no domingo e dessa forma acompanhei o Círio, meio capenga mas deu para ir até ao final, conforme meu objetivo.

Certamente alguns pontos positivos ficaram de fora, minha perspicácia deve ter falhado em algum detalhe e peço disculpas por isso, mas certamente no relatório que a Comissão Organizadora do Círio fará deverá constar tudo. Caso não elaborem esse documento, sugiro que outros pontadrenses que amam sua Terra, como eu, comentem sobre nossa Cidade, procurando citar os pontos positivos observados e se observar pontos negativos, da mesma forma citar, mas sempre com o objetivo de ajudar, esquecer partidarismo, rivalidades políticas e outras mazelas que só trazem magoas para os que tentam de alguma forma acertar. Certamente a Cidade precisa de melhorias, mas sejamos justos nos momentos de acerto e o melhor pagamento, sem dúvida, é o reconhecimento.
FINALIZANDO, PARABENIZO À TODOS QUE DE ALGUMA FORMA TIVERAM IDÉIA OU COLABORAM PARA O SUCESSO DO CÍRIO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO – 2011, EM PONTA DE PEDRAS.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário