segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

BIBLIOTECA PÚBLICA.

Conversando com um conterrâneo sobre a existência de uma Biblioteca Pública em Ponta de Pedras, soube que existe uma sala no Centro Cultural Bertino Boulhosa, que funciona como Biblioteca. Não tive oportunidade de fazer uma visita para apreciar as obras disponíveis e estudar a possibilidade de oferecer alguma contribuição para aumentar o acervo,mas não faltará oportunidade.
Por outro lado, ainda durante a minha permanência por aí, soube que aquele prédio (chalé) da família do Sr. João Ramos estava à venda. Soube ainda que o preço girava em torno de R$300.000,00 (Trezentos mil reais). Não tenho noção dos preços dos imóveis na Cidade de Ponta de Pedras, mas tenho uma perfeita noção do quanto aquele prédio, embora mal conservado e de uma bela arquitetura, poderia ser util para instalação de uma Biblioteca Pública em nossa Cidade.

Sei perfeitamente que algumas pessoas não dão a devida importância para as bibliotecas, mas sobre essa importância a UNESCO assim se pronunciou:
“Liberdade, prosperidade e desenvolvimento da sociedade e dos indivíduos são valores humanos fundamentais. Eles serão alcançados somente através da capacidade de cidadãos, bem informados, para exercerem seus direitos democráticos e terem papel ativo na sociedade. [..] A biblioteca pública, porta de entrada para o conhecimento, proporciona condições básicas para a aprendizagem permanente, autonomia de decisão e desenvolvimento cultural dos indivíduos e grupos sociais.” (Manisfesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas).
Tendo consciência da importância do conhecimento para a sociedade, acho que os governantes deveriam dar a devida atenção para a criação das bibliotecas públicas, principalmente nos pequenos municípios ainda muito carentes de equipamentos de disseminação de cultura, onde podemos incluir Ponta de Pedras.
Nosso Município é carente de recuros, pois, basicamente sobrevive com os recursos oriundo do Funda de Participação dos Municípios (FPM) distribuídos pelo Govêrno Federal, no entanto, se os responsáveis pela administração desses recursos tivessem interesse na implantação de uma biblioteca pública, certamente seria possível, outros empreendimentos que necessitavam de investimentos foram realizados.

A Prefeitura Municipal poderia dentro de suas possibilidades adquirir um prédio com a finalidade de ali instalar a Biblioteca Municipal, o chalé, pelas suas características e mesmo localização, depois de restaurado ficaria apropriado para essa finalidade.
A obtenção de recursos para aquisição de um imóvel para essa finalidade, no meu entender, não deve ser dos mais difíceis, no entanto, o pretendente deve apresentar um projeto, principalmente para o Govêrno Federal, mais especificamente para o Ministério da Cultura ou tentar um empréstimo junto a uma instituição financeira. Esse projeto deve demonstrar claramente os objetivos, a importância e a consequente necessidade da aquisição de tal imóvel .
Durante minhas inúmeras visitas pelo interior do Pará, constatei que elaborar projetos para obtenção de recursos não é uma tarefa rotineira para os municípios e assim, verbas que poderiam ser conseguidas para um determinado municipio deixam de ser obtidas por falta de um bom projeto.
Não sei se Ponta de Pedras se inclui entre os municípios que têm dificuldades para angariar recursos junto aos órgãos federais por falta de bons projetos, mas se existe tal carência, seria bom treinar algum funcionário ou contratar serviços de terceiros para suprir essa necessidade. Se ainda assim, persistir a dificuldade de mão-de-obra, nosso município tem um filho da terra que faz exatamente esse serviço num órgão federal e certamente não deve ser opor em dar treinamento sobre o assunto, bastando para isso ser consultado sobre essa possibilidade.
A internet também disponibiliza vasto material didático que pode servir de subsídio para que nossa Cidade tente obter recurso para a implantação de uma biblioteca pública mas é preciso interesse político e participação de todos.
Pensem nisso.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário