segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

DOLORES - A DEVASSA.

Juca e sua família tinham chegado do Itaguary e estavam bebendo uma sobra de açaí com peixe assado enquanto conversavam.
- Mas Juca será que ainda tem alguma caçinha por aí? Perguntou seu Filismino, enquanto roía uma cabeça de traíra.
- Não sei Papai, o Senhor está pensando em dar uma caçada? Indagou Juca.
- É, amanhã, se não chover, eu estava pensando em dar uma espiada lá pela cabeceira do Arapiranga, quem sabe não aparece algum viado, queres ir comigo? Disse seu Filismino.
- Mas se aquietam piquenos, mas vão prucurar o que fazer. Viado…viado, só si o cumpadre Juventino istiver perdido pur esse mato.Disse D. Fuluca.
- Que é isso Mamãe, quem já lhe falou uma coisa dessas? Perguntou Juca.
-Bão..u puvo é qui diz.
Fuluca..Fuluca, olha a tua língua. Disse seu Filismino.
 É bem verdade, eu num tenho prova, mas sinquidia, eu istava cunversando com a cumadre Ismaelina e lá vem u cumpadre Juventino, paricia uma jibóia que inguliu uma capivara.
-Como assim Mamãe? Admirou-se Diquinha.
- Puis é.. mas mea Filha, num é falar mar, que eu num su mulher disso, mas u cumpadre Juventino, com aquela barrigona e se requebrando, mas meu Deus me perdue, era taliquar uma jibóia cum a barriga até bater. Pra cumpletar ele ainda andava e trançava as pernas, iguar aquelas mulheres que parecem um cambito, de tão magras, essas que tu diz que são mudelos, era estorde como o cumpadre andava, eu só nun ri porque enducação fui cuisa que meus pais me deram quando criança e huji num me farta.
- Mas Mamãe dizem que o seu Juventino vivia com a Dolores do Alcobaça.Interferiu Juca.
- Mas quando antão, aquilo era só farol. A Dolores, aquela que não cunsegue cumprar um corpete porque tem us peito grandes? Qui nada meo Filho, aquilo era uma bandalhera só. U velho Juventino queria mundiar u filho da dolores e por isso dava tuda a aposentadoriazinha dele pra ela cumprar as cuisas pra casa e ela se mitia na patifaria com us piquenos du cupichau, tu num sabia disso antão?
- Não eu nunca soube, quem já lhe disse isso então? Perguntou Juca.
- Fuluca..Fuluca, olha o exemplo que tu tá dando pros meninos. Disse seu Filismino.
- Mas Filismino, num te faz de sonso, tu sabe de tudo, acho que tu te mitia naquelas puca vergonha, alem du mais, é u puvo qui fala meo Filho, u puvo. Cumo tu bem sabes eu num pergunto, vivo iscundida nu meu canto, mas me contam, u que eu posso fazer? Iscuto e guarda comigo, só istou te falando porque tu me perguntaste meo Filho, eu su um tumbalo.
- Não Mamãe, túmulo. Disse Juca.
- Pois é.
- Mamãe, a Senhora não deve comentar isso por aí, pode não ser bom. Recomendou Juca.
- Não, eu nun cumento. Mas eu sei é de cuisa desse pessoar. Tu sabe aquele piqueno qui dizem qui é filho du cumpadre Juventino com a Dolores?
- Sim
- Pois é, u piqueno é filho dum abaeteuara que veio pra cá vender uns potes e embarrigu a Dolores quando u cumpadre morava cum ela. Aí, huvi aquele arvuruçu, u cumpadre se zangu, mas fui só farofa, ele sabia de tudo e pra abrandá, u abaeteuara deu aquele reboque que u cumpadre anda e tudu ficu resorvido. Despus, o cumpadre Juventino cumeçu a viajar cum o piqueno pru Abaeté, disque pra cumprar farinha pra revender, mas era um tebeira de uma bentina, era só pro piqueno tumar bença du Pai i angariar arguma cuisinha, u cumpadre Juventino, sem vergonha, servindo de arcovitero, é pura patifaria. Filismino, mas me diz uma cuisa: diz que tu num sabia?
- Eu ouvi um comentário, mas como eu não tinha provas….Respondeu o Pai do Juca.
- Mas Fuluca, quem te conta essas coisas? Perguntou seu Filismino.
- Filismino, num mexe cum a minha buca, dexa ela calada,tu sabe muito bem quem me conta. Tu só num te alembra porque tu fica bebendo as tuas cachaças e num ispia nem na tua ilharga, só te preocupas cum o copa de cachaça e u pedaço de jabá pra tirar u gusto – só num sei como tu consegue cumer aquilo cru, isconjuro.
Nesse momento, vendo que a conversa podia tomar outro rumo, Juca interveio e sugeriu que todos fossem dormir porque tinham que acordar cedo no outro dia.
- Pai, Mãe, Mana, a conversa está boa mas é melhor irmos dormir, amanhã temos que acordar cedo pra ir pra roça. Disse Juca. 
- A é meo Filho, te aquieta qui é melhor. Me dá aquela bagana qui istá no pé daquele isteio e vê si tem um gulinho de café pra mim porque eu istu cuira pra fumar, creio em Deus Pai. Diquinha, num isquece de rezar antes de pegar nu sono. Disse D.Fuluca.
Em poucos minutos, cada um deitado em sua rede, o silêncio tomou conta daquela casa e ouvia-se somente o pio das curujas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário