segunda-feira, 17 de setembro de 2012

PLANOS DE GOVERNO E NOSSAS NECESSIDADES




Lendo os Planos de Govêrno dos candidatos a Prefeito de Ponta de Pedras, constatamos que inúmeras promessas não serão cumpridas, é razoável que isso aconteça porque um plano de govêrno não é uma obrigação do candidato, não é um compromisso em que o candidato seja obrigado a cumprir se eleito for, um plano de govêrno, apenas estabelece metas que o futuro prefeito PRETENDE ATINGIR, nada mais.
Mesmo que levassémos a sério as promessas, ainda assim, ficaria difícil concretizá-las, por um simples motivo – Falta de recursos.
Todos sabemos que nosso Município não dispõe de meios financeiros próprios. Com uma arrecadação relativamente baixa, os maiores investimentos são obras do Govêrno Federal, a Prefeitura pouco contribui, não é por falta de vontade dos prefeitos que por ali passaram, é por falta de verbas mesmo. Como já mencionei anteriormente, não temos nenhuma indústria, fábrica ou coisa do gênero que possa aumentar a receita municipal com o pagamento de impostos, já que essa é a principal fonte de renda dos govêrnos, seja Federal, Estadual ou Municipal.
Vendo a situação municipal dessa forma, é fácil deduzir-se que a primeira providência é conseguir criar fontes de recursos para o povo. Os candidatos bem que mencionam essa necessidade, mas não mencionam como conseguirão fazer isso.
Existem promessas como: a instalação de duas agências bancárias no município; criação da Guarda Municipal e até a construção do Aeroporto de Ponta de Pedras. Se for possível, maravilhoso, mas pouco provável que aconteça. Bancos não abrem agências onde circule pouco dinheiro e ainda por cima com difícil acesso, já tivemos agências bancárias e por algum motivo fecharam, provavelmente não apresentavam lucros; Guarda Municipal requer contratação de mais servidores municipais, consequentemente, aumento da folha de pagamento e construção de aeroporto, não acredito que uma Prefeitura como a de Ponta de Pedras tenha recursos para bancar uma obra desse porte e a iniciativa privada não investe sem retôrno, logo, construção de aeroporto, hum! Sei não.
Contudo, podemos ver que nos planos de govêrno, os candidatos mencionam desafios bem mais modestos, esses, porém, possíveis de realização, como a conclusão da recuperação do Prédio da Prefeitura, seria ótimo que isso fosse realizado, afinal de contas ter que despachar num prédio que sequer serviu para hospedar infratores da lei, tenha santa paciência. Capinar as ruas e desentupir os bueiros, outro item benéfico para a população e possível de realização; criação de praças em Ponta de Pedras, sinceramente, eu nem sei se existe alguma praça onde as crianças podem brincar; resgatar nossa cultura, principalmente com os cordões das festas juninas; criação de festivais; criação de cooperativas e outras ações simples e baratas que podem ser realizadas. Esse negócio do candidato prometer investir em saúde, educação, principalmente construção de escola; no cambate ao entorpecente e naquelas assuntos que existem projetos federais tentando minimizar esses males que assolam o País, já constam de projetos e nem seria preciso transcrever em planos de govêrno municipais.
Finalmente, ítens que qualquer candidato deve se empenhar para sanar,  senão minimizar: SANEAMENTO BÁSICO E ESTRUTURA PARA EVACUAÇÃO RÁPIDA DE DOENTES PARA BELÉM.
O saneamento básico, com rede de esgôto, principalmente esgôto sanitário, certamente contribuirá para a melhora da qualidade de vida da população, pois, o que vemos hoje em dia são residências despejando dejetos a céu aberto, o que põe em perigo a saúde das pessoas, principalmente das crianças.
Quanto a evacuação segura e urgente para Belém é uma necessidade porque constata-se que, de vez em quando, uma pessoa vem a falecer por falta dessa estrutura, seja meio de transporte até Belém, um veículo apropriado e disponível para o transporte do necessitado até ao local do socorro e um porto para atracação rápida e segura, aliás, um porto adequado para atracação e embarque/desembarque de passageiros em Belém já se faz necessário há vários anos, ainda não entendi porque os Prefeitos não se preocupam com isso já que tenho visto o sofrimento dos familiares de todos que precisam embarcar ou desembar em Belém para seguir viagem para Ponta de Pedras.
Pensem nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário