sábado, 1 de setembro de 2012

PARA DIRIGIR É PRECISO ESTAR BEM PREPARADO


Em época de se escolher toda uma estrutura administrativa para os municípios brasileiros, não custa lembrar que cada eleitor, terá uma responsabilidade enorme em selecionar bem seu candidato, pois, da sua escolha, poderá surgir pessoas que, por incompetência ou seja lá qual for o desvio de conduta, em nada contribuirá para o eleitor se orgulhar de ter votado num determinada candidato.
O que mais constatamos nos candidatos é a falta de preparo. Uma vez que a Constituição Federal não estabelece nível de escolaridade para se candidatar a um cargo eletivo, vemos pessoas sem um mínimo de preparo, com baixa escolaridade, inclusive pessoas exercendo cargo de prefeito que se quer tem o fundamental completo, o resultado, sem dúvida, é uma administração cheia de problemas que só serão observados pelos munícipes, com o passar do tempo. Aí será tarde demais!
Para se ter uma idéia de como é importante a preparação para exercer um determinado cargo, segue abaixo, extrato de um texto do General Valdésio Guilherme de Figueiredo, General de Exército Reformado e Ministro do STM aposentado, onde são listados os níveis de comando existentes no Exército Brasileiro, mas que se aplica igualmente nas outras duas Forças, onde podemos observar a necessidade da capacitação para exercer os diversos comandas existentes na Força.
 “É interessante que se faça uma reflexão sobre o que é ser comandante na Infantaria de Sampaio. Existem comandantes de diversos níveis, a começar pelo “cabo”, que pode ser comandante de esquadra, ou de peça, após realização de curso; o terceiro sargento exerce um comando mais importante, o de comandante de Grupo de Combate, ou de seção, preparado na Escola de Sargento das Armas; o tenente comanda pelotão, habilitado pelo curso da Academia Militar das Agulhas Negras;  o capitão comanda a subunidade, já com um efetivo de mais de uma centena de militares; o coronel comanda a unidade, após um curso de aperfeiçoamento realizado na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e o general comanda as Grande Unidades, ou Grandes Comandos, após ter realizado curso na Escola de Comando e Estado Maior do Exército.”
Guardada as devidas proporções, não custa nada, cada eleitor, verificar antes de escolher seu candidato se após ser eleito, o candidato terá condições de administrar seu município. Jamais esquecendo de que é fundamental, o candidato estar bem preparado para o cargo que almeja.
Pense nisso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário