sábado, 29 de setembro de 2012

CARTA PARA PONTA DE PEDRAS - ALGUMAS SUGESTÕES.


Imagino que a senhora já deva estar cuíra aguardando uma cartinha minha, também pudera, já faz alguns sábados que não escrevo contando as novidades daqui. A Cidade Maravilhosa continua linda, estava frio, mas agora está melhorando e aqui pela Terra de Araribóia, só tranquilidade.
Nestes últimos meses tenho lembrado muito da senhora, principalmente quando vou em algum ajuntamento. Ainda em julho, fui numa festa caipira julina, é, por aqui tem festa caipira no mês de julho, sei que as daí,quando existiam, com aqueles cordões bacanas, eram no mês de junho, mas por aqui é em julho e por aí nem tem mais, paciência.
Sobre a festa que eu fui, era numa Igreja na Ilha do Governador e o que chamou minha atenção foi o local. Quando eu entrei, vislumbrei aquela área da feira daí, totalmente reformada. O local formava um retângulo onde nos lados maiores ficavam os quiosques e nos lados menores, num ficava um pequeno palco e noutro era a casa paraquial. No centro, colocaram cadeiras removíveis para as pessoas assistirem ao show. Os quiosques vendiam de tudo e comidas típicas tinha bastante, tudo muito direitinho. Naquele dia deixei minha máquina fotográfica em casa, daí não mandar nenhuma foto do local.
Noutro dia, fui no restaurante Aldeias, no Rio e mais uma vez a saudade bateu forte, novamente lembrei que as pessoas que administram seu dinheirinho, deveriam dar uma melhor atenção para sua aparência. Eu sei que isso não é da minha conta, mas que podiam, podiam.
Bom, o restaurante Aldeias, também poderia servir de modelo para o Prefeito de Ponta de Pedras revitalizar esse espaço onde os feirantes vendem suas frutas e legumes. Não estou insinuando para acabar a feira, nem pensar nisso, estou apenas comentando a possibilidade de melhorar a aparência daquele local e, na medida do possível, dar outra utilidade que não seja somente o uso para a feira. Esteja certa que estamos desperdiçando um excelente local e deixando de dar um melhor aproveitamento a esse espaço público.
O Restaurante Aldeias é purrudo, construído em madeira com um pé direito considerável, o vento circula que é uma beleza.Da mesma forma que o espaço da Igreja mencionado anteriormente, é retangular, só que por ser restaurante apenas um dos lados é ocupado com o caixa, uma pequena mercearia para venda de bebidas, outra para venda de doces e tem outro espaço, tipo um box,  onde fica o gerente, no mais, tem um pequeno parque e a cosinha, tudo bem organizado. Nesse dia eu levei a máquina e fiz um filminho, que estou mandando pra senhora dar uma espiada, envio também uma foto.
                                               Restaurante Aldeias. 
                                                     Restaurante Aldeias.
Finalmente, no domingo, dia 16 de setembro, assisti uma roda de chorinho na Praça São Salvador, em Laranjeiras, RJ. Mais uma vez lembrei que aquele evento poderia ser perfeitamente realizado por aí, talvez a turma gostasse. Embora pouco comentado, sei que temos excelentes músicos por aí, talvez ainda não tenham dado o devido valor para nosso pessoal, prefiram buscar artistas de Belém para tocar nos eventos que são realizados em Ponta, mas nossos Catumbís da vida, certamente não fariam feio. O que falta é nosso Secretário de Cultura olhar com mais carinho para nossos músicos. Também nesse dia levei minha máquina e mando uns retratos do evento.
                                           Chorinho na Praça São Salvador.
                                             Chorinho na Praça São Salvador.
Talvez a Senhora já esteja careca de saber dos meus pedidos, eu já pedi para o Prefeito comprar o chalé, aquela casa onde morava o Seu João Ramos e família para que fosse reformado e usado como biblioteca; pedi para comprar aquele terreno onde era a Serraria do Seu José Mariano, alí poderia ser construído um galpão e instalado oficinas para treinamento de jovens, bem como, poderia ser instalado uma oficina de corte e costura para que as senhoras de baixa renda fizessem uniformes escolares e outras roupas e vendessem para a população, aumentando assim seus ganhos, além de dar uma profissão para a pessoa, sem contar que o espaço poderia ser aproveitado para eventos onde a população participasse, principalmente pelo círio.
Talvez nossos administradores estejam aguardando para que seja dado o mesmo destino que foi dado para o terreno onde era a Olaria do Seu Joaquim Mariano, qual seja, a construção de vilas residencias, sem projetos, construídas de qualquer maneira e jogando o esgoto no rio.
A Senhora pode argumentar que o Prefeito atual fez alguma coisa, sim, até fez, mas convenhamos, iluminar campo de futebol, sinceramente, acho que é jogar dinheiro fora, a não ser que exista algum projeto em Ponta de Pedras visando a copa de 2014, aí tudo bem. 
Fico por aqui acompanhando a disputa do pessoal para gerir os seus recursos. Dos candidatos a Prefeito, um candidato já teve oportunidade para demonstrar sua capacidade administrativa, mas no relatório nº 01457 de 17 de agosto de 2009 da Controladoria Geral da União(CGU) , disponível no site da CGU, foi demonstrado que administrar o patrimônio público não era o forte do candidato.O Prefeito atual, que foi vice na administração anterior,  pelas respostas que deu aos auditores da CGU, parecia que nem participava  da administração municipal, isto é, não viu nada do que os auditores constaram. Concorreu ao cargo de prefeito, foi eleito e andou envolvido com compra de votos, mas acho que era fuxico, porque conforme O Liberal noticiou em 30 de maio de 2012, o Prefeito tinha sido cassado e haveria nova eleição,mas não deu em nada, tanto é que o Prefeito está concluindo o mandato. Agora os dois, o anterior e o atual Prefeito concorrem ao cargo, juntamente com um funcionário público estadual, iniciante na carreira política, sinceramente não sei quem seria o melhor, mas uma coisa posso afirmar: dois já administraram nosso Município.
No mais, só saudade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário