Noutras épocas, em maio, Ponta de Pedras vivia a expectativa das apresentações dos cordões de pássaros, peixes ou de boi que alegrariam a quadra junina. As pessoas envolvidas intensificavam os ensaios. Lembro que o pessoal da beirada, juntamente com o pessoal do armazém, geralmente optavam por cordões de pássaros ou peixes, Já a turma da cidade era adepta dos cordões de boi. 
Naquela época, PP era mais simples, mais interiorana, as pessoas talvez fossem mais apegadas às tradições, as famílias mais unidas e dessa união surgiam os festejos tão aguardados.Tinham as comissões que, de vez em quando, apareciam com um santo. Essas comissões visitavam as casas para rezarem. Ao anoitecer, na casa onde o santo pernoitasse, o dono da casa era responsável por alimentar o pessoal da comissão. Naquela noite teria a ladainha, onde os moradores da redondeza eram convidados para rezar e depois se divertir um pouco, com boas conversas e quem sabe dançar umas partes, era muito bom.
Certas comunidades, como São Miguel por exemplo, havia os festejos de São Miguel, o santo padroeiro da comunidade e nos últimos dias de festa, além da derrubada do mastro, tinha jogo, bastante comida e festa para todos convidados. No dia seguinte voltava-se para casa cansado, mas feliz, porque era bom demais. Existiam outros ajuntamentos sempre esperados, como a festa do Parriba, a novena de Santa Luzia do seu Acácio, ali no fim do mundo e outras que fui mas não lembro agora, os anos se vão.
Junho era diferenciado pelos cordões, era a oportunidade de vermos os amos se exibirem para o público que aguardava aquele momento, amos como Gabriel, Maximino, Heloino, Brasil e Capivara eram disputados naquela época. Tinham outras pessoas que eram igualmente requisitadas: Sércio do Manduquinha era um excelente caçador; Catitinho (Almiro) era um bom tuxaua; Caturra era ás como vaqueiro. A música ficava a cargo do "seu" Amanajás, mestre Açúcar, Paulo e Antonio do Manduquinho nos instrumentos de sopro e nas cordas tínhamos Vadico e Daco. O Fandango, Nardino, Romeu, dentre outros, faziam a turma espocar de rir com as suas palhaçadas e para completar, a molecada, na frente dos músicos, abraçados, iam cantando as toadas dos cordões até chegarem na frente de uma residência, onde os proprietários aguardavam nas janelas para apreciarem a comédia. 
Infelizmente não lembro da maioria dos brincantes, mas sei que me diverti muito e após assistir a comédia, era comum eu procurar o Lázaro ou o Gibué que, se não estivessem saído num cordão, certamente estariam vendendo pastéis da dona Palmira por ali. No final da noite, atravessávamos o Marajó-Açú a remo e muitas vezes, ao chegar em casa, a Mamãe ainda nos premiava com sardinha com farinha, que como até hoje. Depois era cair na rede e dormir sem jamais imaginar que, depois, o mês de junho seria um mês como outro qualquer, pois os cordões se foram com o tempo, só deixando lembranças. Que pena.
Comentários
Raimundo Dias
Escreva um comentário...

Feed de Notícias

ATIVIDADE RECENTE
EU QUERIA SER TEU CABO ELEITORAL
Sim, na próxima eleição, eu gostaria muito de ajudar-te a conseguires alguns votos e, quem sabe, ocupando uma das vagas de vereador ou até mesmo ser o Prefeito de Ponta de Pedras, mas não posso te ajudar porque ficas calado. Ficas em silêncio, parece que temes expor as tuas ideias. Sei que as tens, mas guardas para ti ou compartilhas somente com as pessoas muito próximas. Tu provavelmente já ouvistes a estória da galinha e da pata. Sabes que ambas põe ovos, no entanto, dizem que os ovos da pata são pouco consumidos devido silenciar ao botá-los; já a galinha, por fazer um verdadeiro estardalhaço, todos sabem que tem mais um ovo de galinha para se fazer uma boa gemada! Já deves saber que a propaganda é a alma do negócio. Vê bem: não estou pedindo para propagandeares tudo que pensas, não é isso! o que estou sugerindo é que exponha para as pessoas o que pretendes fazer se algum dia fores eleito, só isso. Como pretendes enveredar por esse caminho, não tem como, deves adquirir o hábito de falar e escrever, pois a política é a arte da negociação, e para negociar, necessariamente, tu precisas falar ou escrever, que tal ires treinando? Na política existem bons oradores que podes te espelhar, mas cuidado, bons oradores não significa que são bons políticos. Da mesma forma, bons escritores nem sempre têm sucesso na política, mas tu precisas divulgar os teus planos. Talvez estejas esperando iniciar o período eleitoral, em que os candidatos pedem votos, carregam crianças no colo, prometem mundos e fundos como sempre vês, mas será isso que queres para ti: ser um político medíocre, igual a tantos que decepcionam os seus eleitores exatamente por não terem um plano de governo bem elaborado e discutido antes de ser eleito? Não faz isso, porque assim, não estarás contribuindo em nada para melhorar PP, serás apenas mais um que buscará na política apenas um ganho, nada mais que isso. Certamente és de um partido político, partidos têm seus programas de governo, mas verifica se o programa do partido está de acordo com os teus ideais, se é isso que farás se fores eleito. Se o plano do partido não estiver de acordo com os teus princípios, pensa duas vezes antes de aderir à sigla, porque podes te arrepender muito, pois podes ser como o eco que repete as palavras sem lhes compreender o sentido. Mesmo assim, é necessário saíres do teu silêncio, do teu anonimato, não te escondes, fala, diz alguma coisa, porque nunca se sabe o que calado quer ou pensa e para eu ser teu cabo eleitoral, eu preciso conhecer-te e saber o que tens a dizer, pois somente assim, eu poderei ajudar-te ou não. Lembra: muitos estão esperando que fales. Pensa nisso.
PONTA DE PEDRAS PRECISA DA SUA SUGESTÃO.
Ultimamente tenho observado que vem aumentando o número de participantes neste grupo, isso demonstra que alguns conterrâneos ou pessoas que gostam de PP, assim como eu, gostariam de ver uma PP ainda melhor. Contudo, o fato de aumentar o número de participantes, que é muito bom, as pessoas pouco sugerem, embora existam milhares de sugestões a serem postadas, algumas sugerindo melhorar alguma coisa, outras enaltecendo algum bom exemplo q...
Ver mais
A PONTA DE PEDRAS QUE QUEREMOS.
Nunca é demais imaginar que PP, lá na frente, seja ainda melhor do que é hoje, com todas ruas asfaltadas, saneamento básico, boa educação, saúde que atenda nossos conterrâneos, transparência, poucos casos de desvios de condutas envolvendo nossos governantes, diminuição da dependência do Estado, enfim, não custa sonhar com dias melhores. Contudo, realizar sonhos depende de planejamento, muita vontade e, às vezes, muito sacrifício, além de demand...
Ver mais
Diretor-presidente do Centro de Liderança Pública (CLP), Luiz Felipe d'Avila fala sobre a importância das instituições no ambiente democrático e os…
youtube.com
Comentários
Raimundo Dias
Escreva um comentário...
PEQUENOS DESVIOS, GRANDES PREJUÍZOS.
Todos têm assistido o problema da falta de merenda escolar nas escolas. No Rio de Janeiro, várias escolas estão ocupadas onde os ocupantes estão reivindicando mais merenda. Culpa-se sempre o governo pelo caos, contudo, mesmo tendo responsabilidade, não é somente o governo o grande culpado. Por ser um processo, onde vários pessoas estão envolvidas, a aquisição, distribuição, preparo e consumo de gêneros alimentícios possibilita pequenos des...
Ver mais
OPORTUNIDADES DE BONS CURSOS TOTALMENTE GRÁTIS.
O Ministério das Cidades oferece bons cursos à distância em diversas áreas e totalmente grátis. Esses cursos são muito úteis para quem trabalha na administração pública, principalmente na administração municipal, pois, nem sempre os municípios contam com pessoal com formação adequada para suprir as suas necessidades, seja pela indisponibilidade de escolas no município ou pela dificuldade da pessoa se locomover para a capital pa...
Ver mais
O Ministério das Cidades, por meio do Programa Nacional de Capacitação das Cidades (PNCC), oferece novas turmas de cursos a distância de autoinstrução…
capacidades.gov.br|Por Vivaweb Internet LTDA
Comentários
Raimundo Dias
Escreva um comentário...
Fiquei emocionada ao ver esta foto, só não encontrei o Capivara.
Comentários
Raimundo Dias Realmente, ele não está na foto.
AcácioAlessandra Cardoso Na sede da AMAM tem um foto na qual o Capivara se encontra.
Raimundo Dias
Escreva um comentário...
VOCÊ JÁ PENSOU O QUE FARÁ SE FOR ELEITO?
Tenho visto por aqui algumas pessoas dando a entender que serão candidatas nas próximas eleições, algumas concorrerão ao cargo de prefeito e outras, tentarão se eleger vereador. Tudo bem, será ótimo, mas seria bom, também, que essas pessoas planejassem com bastante critério o que pretendem fazer caso sejam eleitas. Assumir uma determinada função é simples, o problema é corresponder às expectativas das pessoas que fizeram a seleção par...
Ver mais
Comentários
Raimundo Dias
Escreva um comentário...
OS DESVIOS DE RECURSOS MUNICIPAIS PRECISAM DIMINUIR.
É rotina vermos políticos e funcionários públicos serem envolvidos em casos de desvios de dinheiro público. No que se relaciona aos municípios paraenses, quem passar a olhar com mais frequência o Diário Oficial do Estado, na seção relativa ao Tribunal de Contas dos Municípios, verá o grande número de gestores envolvidos em casos de desvios de recursos municipais, não é somente prefeitos e vereadores, também fazem parte as p...
Ver mais
Comentários
Wagner de Castro O que gastam em propaganda muitas da vezes enganosa, poderia e deveria ser usada para prestar contas com o povo. Boa !
Raimundo Dias
Escreva um comentário...
Se você é Candidato a Prefeito, Vereado, Coordenadores de partido ou é interessado pelo mundo da política, venha participar e reciclar seus conhecimentos sobre campanha eleitoral.
Participe conosco da "Conferência Sobre as Novas Regras para as Eleições Municipais", onde debateremos assuntos importantes para a nova proposta de campanha eleitoral.
Nosso primeiro evento acontecerá no dia 04 de junho, em Ponta de Pedras- Marajó, a partir das 8 horas.
Se você não é do município, o...
Ver mais
Comentários
Raimundo Dias
Escreva um comentário...
ASSUNTO PARA DEBATE.
O Estado tem certas atribuições, algumas inerentemente do Estado e outras, embora tenham a presença do Estado, poderiam ser transferidas para a iniciativa privada. Dentre as que poderiam ser transferidas para a iniciativa privada, existem algumas que por algum motivo, como por exemplo, segurança nacional; investimento que podem levar longo tempo para dar algum retorno ou nem sempre com retorno garantido e etc., devem ficar sob a responsabilidade do Esta...
Ver mais
Publicidade Correios têm um chefe para cada dois servidores e 9 mil estão em licença-médica Centro de Distribuição da ECT Givaldo Barbosa - por O Globo /…
oglobo.globo.com
Comentários
Raimundo Dias
Escreva um comentário...
PROJETOS BONS E BARATOS.
Por onde ando, se vejo algo diferente, que traga benefícios para meus conterrâneos, geralmente fotografo se possível e faço um pequeno texto, alertando as autoridades do nosso Município da existência do equipamento ou da ideia. Já em PP, procuro observar as deficiências existentes e imagino alguma melhoria possível. Em dezembro, ao visitar PP e andando pelos bairros do Carnapijó e Campinho, principalmente, constatei inúmeras deficiências,inclusive j...
Ver mais
A aplicação "Plantit – Horta em Casa" já está disponível para os sistemas…
ominho.pt|Por O Minho
OS PREFEITOS DE PONTA DE PEDRAS CONTINUAM ENVERGONHANDO OS PONTAPEDRENSES.
Infelizmente, tornou-se rotina vermos prefeitos e ex-prefeitos do nosso Município serem notícias, não por feitos que possam encher de orgulho os pontapedrenses, muito pelo contrário, são fatos que só contribuem para envergonhar a nosso população.
-----------------------------------------------------------------------------
Diário oficial do Estado de 16 de maio de 2016.
EDITAL Nº 273/16...
Ver mais
COMO É DIFÍCIL DEFENDER UM PREFEITO.
Poucos prefeitos são admirados pelas populações dos seus municípios, vemos muito mais pessoas decepcionadas do que satisfeitos com o desempenho dos prefeitos após assumirem os cargos. Ás vezes, até seus próprios eleitores. A pergunta que fica é: será que essas pessoas ao se tornarem prefeitos também se tornam incompetentes? Certamente não. Algumas pessoas, antes de assumirem os cargos, exerciam funções onde eram reconhecidamente bem suced...
Ver mais