sábado, 28 de maio de 2016

OPORTUNIDADES QUE SE PERDEM.

Eu já tenho alguns quilômetro rodados, lá pelo Giticateu diríamos: uns par de sábados! já vi muito muita coisa, umas boas outras nem tanto; já vi pessoas obterem muito sucesso, mas vi, também, muitas pessoas jogarem grandes oportunidades fora e depois, vi essas pessoas, nas esquinas da vida, reclamando das oportunidades perdidas, já vi muito.
Uns, ainda muito jovens, abandonam o estudo sem um caminho definido; outros, abandonam um caminho definido na busca de caminos que nem sabem onde os levarão. Alguns abandonam bons empregos conseguidos às duras penas, renegam boas companhias, bons casamentos, família, enfim, são inúmeras as oportunidades perdidas. Algumas perdas até podem ser justificáveis, outras são de difíceis justificativas, mas são oportunidades que se vão.
Dentre essas perdas de oportunidades, não consigo entender a pessoa que após ser eleita, ter todo trabalho para obter os votos necessários para assumir um cargo político, às vezes até abandonando outro bom emprego, joga tudo fora. Muitas vezes, passa de uma pessoa de bem, respeitada e querida, para o lado das pessoas consideradas mau caráter, desprezadas e algumas vezes reclusa numa cadeia. Por que isso acontece? Nem sei se tem uma explicação, pois são tantas as variáveis que até hoje, ainda não li nada que justificasse coerentemente essas perdas de oportunidades.
O normal seria uma pessoa ser vereador, depois prefeito, deputado, quem sabe governador e por ai vai, até chegar ao cargo de presidente da república, afinal de contas, existe essa possibilidade. Mas não, não conseguem sequer ser um vereador razoável; se prefeito, sujam as mãos com basteiras, roubam irisórias quantias, que não lhes dá a indepência financeira, sim, porque se desse não implarariam por um novo mandato e o pior: envergonham mães, esposas e filhos, envergonham a família toda. Exemplos existem aos montes.
Seria o Princípio de Peter a principal causa dessas pessoas terem dificuldade de ascenção aos maiores cargos políticos? Eu não acredito que uma pessoa ao conseguir um emprego e tendo possibilidade de ascenção, não tente desempenhar bem a função e ser promovido. Entretanto, não é o que observa-se na maioria dos políticos, pois muitos   acomodam-se e após eleitos, somem. Ninguém sabe a sua produtividade, só sabemos que existem de quatro em quatro anos, no momento de pedirem votos. As exceções são poucas.
Seria bem mais fácil, a pessoa se eleger, estudar bem as atribuições da função, se esforçar para ter um bom desempenho, mostrar os serviços desenvolvidos e assim, procurar galgar melhores cargos, apenas demonstrando competência. Mas o que vemos, são inúmeras pessoas assumirrem cargos eletivos, se envolvem em situações pouco recomendáveis para pessoas de bem e perdem a grande oportunidade de ascender na vida, com honestidade e respeito. Alguns conseguem um tempinho a mais, graças às promessas falsas e às mentiras que têm que contar de quatro em quatro anos para conseguirem votos suficientes para continuarem envoltos no mar de lama que conseguem viver. O eleitor, carente de boas notícias e desatento, acredita e elege a pessoa que deveria ser extirpada da política, pois não merece permanecer representando o povo. Sinceramente, eu não entendo porque esses políticos deixam escapar excelentes oportunidades. Se você for candidato, pense nisso. 
Princípio de Peter: Em uma hierarquia, todo funcionário tende a subir até seu nível de incompetência

Nenhum comentário:

Postar um comentário