segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

OS LÍDERES E AS CRIATIVAS INTELIGENTES.

No livro – Como o Google funciona – os autores, dois executivos do Google, Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg, comentam sobre as criativas inteligentes. Seriam pessoas disputadas no mercado, principalmente por empresas de ponta como o Google ou algum órgão que vise crescer e atender bem o seu cliente. Ao contrário de funcionários que visavam aumentar a produção por movimentos repetitivos e até mesmo pelo excelente conhecimento sobre um determinado assunto, as criativas inteligentes, são versáteis, muito criativas, porém, um pouco mais difíceis de gerenciá-las.
No livro, os autores citam várias características das criativas inteligentes, como por exemplo:
“Talvez a melhor coisa a respeito das criativas inteligentes é que elas estão por toda parte. Trabalhamos com muitas criativas inteligentes que ostentam diplomas de ciência da computação de universidades de elite, mas há um número ainda maior sem diploma. Na verdade, criativas inteligentes podem ser encontradas em qualquer cidade, curso, classe e grupo demográfico e na maioria das organizações comerciais, não lucrativas e governamentais: as ambiciosas de todas as idades que estão ávidas (e capacitadas) para usar as ferramentas de tecnologia e ir além. A característica em comum é que elas trabalham duro e estão dispostas a questionar o status quo e a lidar com as coisas de maneira diferente. É por isso que elas provocam um impacto tão grande.
Também é por isso que não é fácil gerenciá-las, especialmente seguindo modelos antigos. Por mais que você tente, não conseguirá dizer às criativas inteligentes como devem pensar e, já que não pode fazer isso, então você precisa aprender a gerenciar o ambiente onde elas pensam e torná-lo um lugar para onde elas queiram ir todo dia.”.


domingo, 28 de fevereiro de 2016

OPÇÕES DE LAZER PARA PONTA DE PEDRAS.


A foto abaixo é de uma reunião de músicos que ocorre semanalmente na Praça General Glicério em Laranjeiras. Enquanto o chorinho e outros ritmos come no centro, as pessoas vendem artesanato, refrigerantes, cervejas, enfim, ganham algum. Todo final de semana tem música, nem sempre com os mesmos músicos porque a turma se reune para se divertir e quem sabe tocar, leva o seu instrumento que é bem chegado, como pode-se ver na foto. Em Belém existe uma reunião dessas no Bar do Gilson, se ainda não fechou, fica lá na Padre Eutíquio. Da mesma forma, quem quer tomar uma cervejinha, ouvir uma música instrumental ou tocar, pode ir no Bar do Gilson aos sábados, a tarde. Talvez fosse uma boa opção de lazer para Ponta de Pedras que, tirando a pracinha com os bares ou as festas e seus pancadões, praticamente inexiste outra opções para se ir, principalmente a noite. Músico na Cidade dá bombada, talvez falte um lugar. Quem sabe ali naquela praça em frente ao prédio da prefeitura, com um palco bem arrumadinho, com músicos e no entorno da praça alguns vendedores oferecendo produtos para os visitantes, uma programação mensal, como por exemplo, todo mês, no primeiro final de semana, não seria uma boa opção? Acho que pelo potencial musical que os ponta pedrenses têm, além de uma excelente oportunidade, principalmente para os jovens, nossa Cidade já deveria oferecer algum local com boa música para se ouvir e aproveitar conversar um pouco.


sábado, 27 de fevereiro de 2016

QUANDO A ENERGIA DE TUCURUÍ CHEGAR.

Imagino que Ponta de Pedras terá um bom impulso econômico quando a energia de Tucuruí chegar. Talvez alguns empreendedores estejam só na moita aguardando, será ótimo. Contudo, se a Prefeitura, população e alguns empresários se unirem, certamente boas ideias surgirão e com isso, mais oportunidades de bons negócios. O prédio mostrado abaixo, localizado ali no Ponto Certo e que parece está se deteriorando aos poucos, poderia ser olhado com bons olhos para fazer parte dos possíveis empreendimentos que poderão gerar renda para os munícipes. Numa parceria entre iniciativa privada e Prefeitura, esse imóvel poderia ser recuperado e usado para instalação de lojas no térreo e, no primeiro andar, poderia ser instalado um atelier de costura. Recentemente a Prefeitura patrocinou um curso de corte e costura e várias senhoras obtiveram os seus diplomas, algumas podem estar trabalhando, mas se reunissem essas profissionais numa cooperativa, orientadas pelo SEBRAE e algumas delas fossem preparadas para desenhar roupas, principalmente visitando outros municípios, como os existentes em Pernambuco que é a terra do Jeans e, com os conhecimentos adquiridos, desenhassem, produzissem e vendessem as peças no próprio município e para os demais municípios marajoaras, talvez Ponta de Pedras poderia se tornar um polo de fabricação de roupas, isso só para começar. Não devemos ter ilusão, a energia, por si só não gera riquezas.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

SERÁ QUE É APLICÁVEL EM PONTA DE PEDRAS?.


O artigo - Não há argumentos econômicos contra o livre comércio - o protecionismo é a defesa de privilégios - escrito por Donald Boudreaux, leia aqui, poderia ser um daqueles Prolar que a dona Teté passava na escola como dever de casa, pois lendo o que o autor expõe podemos inferir inúmeras oportunidades que podem ser aplicadas em qualquer local, inclusive em Ponta de Pedras. Nosso pessoal precisa ser criativo para diversificar as possibilidades de ganhos, hoje concentrado muito no comércio e eventuais serviços, pois vi que por ai vende-se de um tudo e algumas pessoas executam alguns pequenos serviços, mas produz-se pouco, talvez por falta de incentivo ou oportunidade. O desconhecimento das inúmeras possibilidades que estão por ali mesmo, pela ilharga de cada um ou até a falta de melhor conhecimento técnico que poderiam originar alguma oportunidade faz com que pessoas que precisam de certos itens e têm condições de comprar, tenham que suprir suas necessidades em outros mercados, enquanto pessoas que poderiam fabricar e ter um melhor ganho perdem essa oportunidade de produzir e vender.
Quando criança lá no Giticateua, certas vezes a boia ficava vasqueira, difícil mesmo e a solução, às vezes, era o velho mingau branco. Mas ali mesmo, no pasto, tinha um alimento muito saboroso que poderia ser uma alternativa para o mingau, só que naquela época não sabíamos que o palmito de açaí era comestível, jogava-se no lixo. Quem não sabe é como um cego que, mesmo perto da riqueza, nada vê de útil.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

SUGESTÃO DE FACILIDADES PARA TURISTA EM PONTA DE PEDRAS.


A foto abaixo mostra um local onde turistas ficam acampadas quando estão visitando a região de Mateiros,TO. As pessoas armam as barracas ao redor do galpão e saem para fazer os passeios pelas redondezas, que é rica em cachoeiras, artesanato, sumidouros (olho d'água) e etc. O local tem infraestrutura básica e caso a pessoa queira, o dono do camping fornece refeições ao preço de R$-20,00, preço cobrado quando visitei o local, por sinal uma comida muito gostosa e grande parte dos ingredientes retirado do próprio local, como feijão, macaxeira e frango caipira. A diária é de R$-20,00 e quando eu fui, início de fevereiro de 2015, conversando com o proprietário, ele disse que praticamente não tinha mais vaga para o carnaval daquele ano. Olhando a região, achei muito parecida com a Vila Nova e imaginei que um local como esse (tem outros na região), quem sabe não daria certo por ali. O turista ficaria hospedado e sairia para passear, principalmente em trilhas, arvorismo, pesca e banho de igarapé, passeios previamente preparados pelas pessoas do local que cobrariam um certo valor para o turista usar, como é feito em Mateiros, onde tudo se paga. Esse tipo de turista, geralmente leva ganhos para as comunidades porque poucos se dispõe a ocupar o tempo preparando comida, a maior parte quer é passear, viver algo diferente. Como Ponta está investindo em facilidades para turistas, quem sabe amanhã.


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

MAIS POSTOS DE TRABALHO PARA PONTA DE PEDRAS.

Conforme descrito abaixo, a Prefeitura Municipal de Ponta de Pedras assinou, em 2014, vários contratos com algumas firmas para realizarem  diversos serviços de construção civil no Município. Nesta relação, constam oito obras cujo valor somaram mais de R$-3.200.000,00 (Três milhões e duzentos mil reais). 
PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA DE PEDRAS
EXTRATOS DE CONTRATOS
ESPECIE: Carta Convite Nº. 1/2014-280201: Partes: Fundo Municipal de Desenvolvimento do Magistério de Ponta de Pedras e a (s) Empresa (s): Joao Carlos Urbano da Rocha, CNPJ: 19.028.678/0001-00, Contrato nº: 20140211, c/ valor de R$ 67.000,00. Dados Orçamentários: 0502.123610403.2.053 Reforma de Escolas da Rede Básica de Ensino-FUNDEB, Class. Eco. 4.4.90.51.00 Obras e Instalações. Fundamentação Legal Lei: 8.666/93 e alterações. Vigência: até 30/06/2014. Objeto: Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de reforma e ampliação da Escola M. E. F Romeu Santos, no município de Ponta de Pedras. Assinatura do contrato: 13/03/2014.

Carta Convite Nº. 1/2014-250301: Partes: Prefeitura Municipal de Ponta de Pedras e a (s) Empresa (s): Construtora R. Rodrigo Ltda. ME, CNPJ: 08.081.190/0001-20, Contrato nº: 20140210, c/ valor de R$ 148.056,74. Dados Orçamentários: 0801.264520715.1.026 Construção, Conservação, Recuperação e Urbanização de Vias, Class. Eco. 3.3.90.39.00. Fundamentação Legal Lei: 8.666/93 e alterações. Vigência: até 30/06/2014. Objeto: Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de imprimação asfáltica nas via publicas do município de Ponta de Pedras. Assinatura do contrato: 04/04/2014.


ESPECIE: Concorrência Nº. 001/2014. Partes: Fundo Municipal de Educação de Ponta de Pedras e a (s) Empresa (s): ECO ENGENHARIA LTDA. EPP, CNPJ 16.993.292/0001-40, Contrato nº: 20140151, com valor de R$ 1.209.951,18. Dados Orçamentários: Ex. 2014 Atividade 0503.123650407.1.041 Convênio para Construções de Creches, Class. Econ. 4.4.90.51.00. Fundamentação Legal Lei: 8.666/93 e alterações. Vigência: até 30/12/2014. Objeto: Contratação de Empresa Especializada na Construção de uma creche no âmbito do Programa (Pro-Infância) na Localidade do Cajueiro, conforme TC nº PAC202849/2012. Assinatura do contrato: 08/05/2014.

ESPECIE: Tomada de Preços Nº. 001/2014. Partes: Fundo Municipal de Saúde de Ponta de Pedras e a (s) Empresa (s): ECO ENGENHARIA LTDA. EPP, CNPJ 16.993.292/0001-40, Contrato nº: 20140157, com valor de R$ 189.963,06. Dados Orçamentários: Ex. 2014 Atividade 1102.103010156.2.087, Class. Econ. 4.4.90.51.00. Fundamentação Legal Lei: 8.666/93 e alterações. Vigência: até 31/12/2014. Objeto: Contratação de Empresa Especializada em Serviços de Engenharia para reforma e ampliação de 01 Unidade Básica de Saúde nas localidades de Santana, Zona Rural do Município de Ponta de Pedras. Partes: Fundo Municipal de Saúde de Ponta de Pedras e a (s) Empresa (s): M N COMERCIO E SERVIÇOS LTDA - ME, CNPJ 03.667.772/0001-70, Contrato nº: 20140158, com valor de R$ 196.325,20. Dados Orçamentários: Ex. 2014 Atividade
1102.103010156.2.087, Class. Econ. 4.4.90.51.00. Fundamentação Legal Lei: 8.666/93 e alterações. Vigência: até 31/12/2014. Objeto: Contratação de Empresa Especializada em Serviços de Engenharia para reforma e ampliação de 01 Unidade Básica de Saúde na localidade de Fortaleza, Zona Rural do Município de Ponta de Pedras. Assinatura dos contratos: 14/05/2014.

Tomada de Preços Nº. 002/2014. Partes: Prefeitura Municipal de Ponta de Pedras e a (s) Empresa (s): CABANO ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES LTDA, CNPJ 83.764.449/0001-53, Contrato nº: 20140258, com valor de R$ 473.064,66. Dados Orçamentários: Ex. 2014 Atividade 0801.155120611.1.021, Class. Econ. 4.4.90.51.00. Fundamentação Legal Lei: 8.666/93 e alterações. Vigência: até 31/12/2014. Objeto: Contratação de empresa especializada em Serviços de Engenharia para implantação de sistema de abastecimento de água do conjunto Petrolândia no município de Ponta de Pedras/PA, conforme termo de compromisso nº TC/PAC 0242/2012. Celebrado com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Assinatura dos contratos: 25/06/2014.


Tomada de Preços Nº. 003/2014. Partes: Prefeitura Municipal de Ponta de Pedras e a (s) Empresa (s): CABANO ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES LTDA, CNPJ 83.764.449/0001-53, Contrato nº: 20140261, com valor de R$ 512.169,66. Dados Orçamentários: Ex. 2014 Atividade 0801.154520507.1.018, Class. Econ. 4.4.90.51.00. Fundamentação Legal Lei: 8.666/93 e alterações. Vigência: até 30/09/2014. Objeto: Contratação de empresa especializada para reforma e ampliação da Praça Madre Ovídea Dias localizada no município de Ponta de Pedras, conforme Convênio firmado com a Secretaria de Estado de Orçamento, Planejamento e Finanças (SEPOF). Assinatura dos contratos: 30/06/2014.

Tomada de Preços Nº. 004/2014. Partes: Prefeitura Municipal de Ponta de Pedras e a (s) Empresa (s): PRO CONSTRUIR COM. E SERVIÇOS LTDA EPP, CNPJ 09.458.413/0001-99, Contrato nº: 20140260, com valor de R$ 436.976,09. Dados Orçamentários: Ex. 2014 Atividade 0801.206050501.1.023, Class. Econ. 4.4.90.51.00. Fundamentação Legal Lei: 8.666/93 e alterações. Vigência: até 23/09/2014. Objeto: Contratação de empresa especializada para reforma e ampliação do Mercado Municipal do município de Ponta de Pedras, conforme convênio firmado com a Secretaria de Estado de Orçamento, Planejamento e Finanças (SEPOF). Assinatura dos contratos: 30/06/2014.

Pelo CNPJ podemos verificar o endereço da contratada e assim, poderemos saber onde as empresas estão localizadas. Ao fazer essa verificação constatei que as empresas estão localizadas em:
.Ponta de Pedras       -    1
.São Miguem do Guamá -   1
.Marituba  -  1  (com duas obras)
.Belém   -  1   (com duas obras)
. Santa Bárbara do Pará  -  1.
Como podemos observar, apenas um empresa de Ponta de Pedras foi contratada, apesar dos serviços não serem tão especializados assim, o que demonstra que nosso Município precisa de incentivo para outras empresas de construção civil serem criadas no município e assim, a verba empregada nas obras municipais ficarem no próprio local onde as mesmas são realizadas o que não está acontecendo.
Talvez o empenho de algum vereador ou mesmo uma campanha da Prefeitura Municipal pudesse incentivar novos empreendedores a criarem as suas próprias empresas. Essa pequena ação, geraria mais postos de trabalho, os recursos municipais seriam distribuídos pela própria população e o município arrecadaria mais impostos. Seria bom para todos. 


CAPACITAÇÃO.


O Ministério das Cidades oferece, gratuitamente, capacitação para o serviço em diversas áreas de responsabilidade do Ministério. Essa capacitação é destinada aos servidores públicos envolvidos com as atividades e ao público de um modo geral. Estão abertas, no Portal Capacidades, as inscrições para vários cursos ,veja aqui. Dentre esses, Gerenciamento de Projetos e Saneamento Básico, são ótimas ferramentas para os funcionários municipais e as demais pessoas que tenham interesse em adquirir conhecimento sobre o assunto, mas principalmente para os futuros candidatos aos cargos eletivos municipais, pois obras de um modo geral e saneamento básico serão assuntos que deverão fazer parte das atribuições de cada candidato caso seja eleito e quanto mais dominar o assunto, melhor ajuda poderá prestar ao Município.

domingo, 21 de fevereiro de 2016

SUGESTÃO DE EMBARCAÇÃO PARA TURISMO EM PONTA DE PEDRAS.



Esse tipo de embarcação é muito utilizada em Palmas,TO. São muito utilizadas pelos moradores e turistas para comemorações de aniversário, confraternizações diversas e realização de passeios pelo lago existente na entrada da Cidade. O almoço é servido a bordo, inclusive com churrasco. Existem inúmeras embarcações dessas, algumas grandes e muito bonitas. Pode-se ver que a mesma é montada em estruturas cilíndricas, sendo um de cada lado e o motor é um motor de popa, sendo que as maiores possuem dois motores. Nos dias de semana, normalmente ficam ancoradas num local construído especialmente para esse fim. 
Já em Cabo Frio(RJ), durante uma festividade, vi várias embarcações, tipo barco motor, atracadas e adaptados para serem bares. A fila para entrar nas embarcações era grande o que indicava a grande aceitação do público pelo estabelecimento diferenciado.

sábado, 20 de fevereiro de 2016

MELHORIA PARA PONTA DE PEDRAS,



Essa é uma pequena amostra da feira de Ponta de Pedras, local que a população diariamente comparece para comprar principalmente alimentos, porque nas redondezas estão localizados a grande maioria do comércio.  A feira, também é bastante visitado por quem vai conhecer a cidade. Por ser bastante visitado, o local bem que poderia ser melhorado. Em vez dessa disposição, aparentando sujeira e um aspecto feio, as autoridades deveriam fazer um galpão totalmente coberto e dispor as bancas de tal forma, que ficasse um espaço, preferencialmente no centro, para que, nos sábados, domingos ou feriados, tivesse apresentações de grupos de choros, danças folclóricas e outros eventos. Poderia ainda, ser projetado, para ocorrer em outros dias, principalmente a noite, com o local bem iluminado, reuniões de pessoas para conversar e degustar petiscos com algum acompanhamento ou reunir a famílias para um lanche enquanto apreciaria a beleza do Rio Marajó-açu. No final da noite os vendedores recolheriam o seu material e o local ficaria disponível para ser usado, seria um local multiuso. É simples, ficaria bonito, melhoraria a aparência da Cidade e nem precisaria gastar fortunas e, ainda por cima, o povo ficaria satisfeito vendo a sua Cidade mais bonita.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS (TCM-PA) LANÇA PROGRAMA DE MERENDA ESCOLAR PARA O MARAJÓ.


Um programa visando atender uma necessidade de uma comunidade sempre é a possibilidade de se tentar conseguir alguma melhoria para as pessoas, é bom, não resta a menor dúvida. O Tribunal de Constas dos Municípios do Pará (TCM-PA) acaba de lançar uma Programa de Merenda Escolar para os municípios do Marajó, mas o que se tem visto, principalmente na merenda escolar, no Brasil como um todo, é o desvio dos recursos, a má gestão da verba, talvez até por falta de competência (conhecimento para lidar com a burocracia) por parte dos gestores dos recursos da merenda escolar. Pelo que entendi, o TCM-PA, tentará ajudar os municípios quanto a superar as dificuldades encontradas nas prestações de contas junto ao Órgão e, juntamente com o SEBRAE irão ajudar na orientação quanto a aquisição de parte da merenda escolar a ser servida nas escolas da agricultura familiar. Talvez na elaboração do cardápio e até numa reeducação alimentar, conforme sugere a Prefeita de Ponta de Pedras. Perfeito, muito bom! Contudo, o que deveria ser feito, em paralelo, é "apertar o cerco" contra possíveis desvios de recursos da merenda escolar, principalmente treinando, treinando e treinando servidores municipais, fornecendo-lhes mais conhecimentos para administrarem melhor a verba da merenda e acima de tudo, conscientizando-os a prestarem conta com a população, isto é, ser transparente com esses recursos ( coisa que nenhum município do Marajó consegue fazer até hoje) de tal forma que, os pais dos alunos, pudessem acompanhar quanto ´é recebido pelo município para ser aplicado em merenda, quanto e como é gasto esse dinheiro, porque, com Transparência e com o dinheiro sendo aplicada totalmente na merenda dos alunos, o problema certamente estará resolvido.


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

VERBAS QUE A PREFEITURA DE PONTA DE PEDRAS PODERIA APLICAR MELHOR.

Estamos cansados de saber que prefeitos adoram fazer obras. É comum os prefeitos afirmarem em seus depoimentos, principalmente à imprensa, que o seu município “é um canteiro de obras”, se orgulham disso. Em alguns municípios é difícil até andar pelas ruas porque é tanto desvio por causa de obras - nem sempre necessárias - que a pessoa disputa o espaço com os carros, pondo em risco a vida da população.
Algumas obras não são originadas de um planejamento e nem sempre atendem à necessidade da população, às vezes, são obras que atendem um pedido de um grupo em particular; de um amigo do prefeito e principalmente da vontade do prefeito em registrar a sua passagem pela prefeitura com a realização de uma obra, se for pomposa, melhor ainda.
Os políticos para justificarem essa “necessidade” de muitas obras, dão as mais diversas justificativas. Uns dizem que são obras sociais, pois vão de encontras às carências do povo; outros dizem que as obras resolvem o problema de desemprego, pois empregam várias pessoas; outros afirmam que as obras injetam dinheiro na economia municipal e por ai vai, sempre tem uma justificativa, o eleitor menos avisado acredita, apoia e muitas vezes até reelege o prefeito.
Um fato interessante e pouco observado é que, uma obra, mesmo aquela considerada como necessária, emprega dinheiro público que, às vezes, seria mais útil se fosse utilizado para atender outra necessidade mais urgente da população local. Isso sem considerarmos que após a conclusão, em alguns casos, a obra fica subutilizada, até por falta de pessoal, como é o caso de algumas escolas do governo que, embora novas, falta professores em número suficiente e os que existem falta-lhes melhor formação. Talvez o dinheiro público, fosse melhor empregado, trazendo maior benefício para a população, se utilizado por exemplo, na formação dos professores, porque boa educação não depende de prédios novos e sim de bons professores.
Esse problema com o amor pelas obras não é particularidade de um município ou prefeito, todos, de um modo geral adoram obras e Ponta de Pedras, não está “vacinada contra essa doença”. Vejamos alguns exemplos:
a)   TRAPICHE DO PONTO CERTO.
               Trapiche Municipal localizado no Ponto Certo.
O Trapiche mostrado acima, construído no Ponto Certo é uma daquelas obras que se não existisse, provavelmente não faria a menor falta. Durante o período que estive em Ponta de Pedras, em 2015, fui algumas vezes no trapiche e não vi movimentação de embarcação atracando/desatracando que justificasse a sua construção e olha que era um período de grande movimentação de embarcações. Um dia, fiquei mais de duas horas no local e apenas uma embarcação atracou para deixar umas duas pessoas e depois prosseguiu viagem. Olhando ali pelos arredores, vi que existem outros locais para atracação de embarcação, mas a obra foi feito, o dinheiro gasto e agora só resta conviver com mais um trapiche municipal.
Por outro lado, na rampa onde fica a vila Monteiro, podemos constatar a ausência de um local adequado para as pessoas atracarem, desembarcarem e embarcarem com segurança nas pequenas embarcações amontoadas ali, principalmente quando a maré está “seca”, conforme mostra a foto abaixo. Talvez o dinheiro que foi gasto na construção do trapiche no Ponto Certo, trouxesse maior benefício para a população, se fosse empregado para construir um local mais adequado para as pessoas usarem quando deixam suas embarcações naquele local e têm que embarcar/desembarcar, principalmente se forem idosos, mulheres grávidas e crianças, à noite e com a maré baixa.
Pequenas embarcações atracadas, com a maré "seca" na rampa da Vila Monteiro.  
b)   JARDINEIRA AO LADO DA CASA TAVARES.
                      Jardineira ao lado da Casa Tavares.
Mais uma obra totalmente desnecessária, não diria inútil porque numa noite vi algumas mesas de uma lanchonete posicionadas junto ao jardim, não diria atrapalhando os pedestres, mas diminuindo o espaço para trânsito. Talvez o urbanista que idealizou o jardim tenha pensado em embelezar a Cidade. Se a ideia foi essa, deveria ter considerado melhorar a aparência das baiucas que estão ali, como cartão de visitas para quem chega, mas isso não foi considerado. O dinheiro gasto com a jardineira não deve ter sido uma soma considerável, mas se a Prefeitura em vez de gastar com a obra e depois pagar uma pessoa para cuidar do jardim, conforme constatei, tivesse comprado três aparelhos de ar condicionados, uma TV e um DVD para a biblioteca municipal e se sobrasse troco, comprado alguns livros para aumentar o acervo da biblioteca que está muito aquém das necessidades das pessoas, certamente o dinheiro seria empregado de uma forma mais útil e traria maiores benefícios para a população do município.
                 Baiúcas que ficam ao lado das jardineiras.    
c)   OBRA NA PRAÇA MADRE OVÍDIA DIAS.

                                Obra para dentro do Rio
Parece que essa obra irá ser um marco da atual administração, uma daquelas que o prefeito, futuramente se orgulhará. O que chama à minha atenção, talvez por ser do interior, é que ninguém que administrou o Município teve essa brilhante ideia e a população jamais sentiu necessidade que a praça fosse aumentada para dentro do rio e olha que aquela praça já tem mais de cem anos. Agora, um bom dinheiro será gasto para aumentar o local para dentro do rio, mesmo havendo a possibilidade de poluição, mas o que importa isso, se levarmos em conta a “utilidade” da obra.
À boca pequena eu soube que ali seria construído um palco para ficar no lugar da Casa Cabocla que a Prefeita mandou derrubar. Eu, calado estava, calado fiquei, porque não sei quantos espetáculos serão realizados no dito palco que justifique tal dispêndio de verba, bem como desconheço a necessidade da população com esse tipo de equipamento para shows na Cidade, mas uma coisa eu sei: se o dinheiro gasto na construção dessa obra, fosse direcionado para comprar equipamento para o hospital, como um mamógrafo que até pouco tempo não tinha; se fosse investido em treinamento do funcionalismo municipal, com o objetivo de melhorar a mão de obra e consequentemente o atendimento ao público ou melhorasse o asfaltamento das ruas de Ponta de Pedras, provavelmente seria bem mais útil para a população.
  Rua atrás de Igrejinha que precisa ser recuperada e asfaltada.
Esses fatos mencionados, embora alguns concordem com as minhas ponderações, não se pode ir contra a vontade dos prefeitos que optaram pela realização das obras, afinal de contas, como autoridades máximas do município, podem decidir assim, tanto que decidiram. Por outro lado, os fatos, servem como subsídio para que a população se empenhe para participar mais da administração municipal, que lute para que o próximo prefeito crie o Conselho Municipal da Cidade (COMCID), previsto no Plano Diretor e por ocasião do surgimento de ideias de obras no município, antes, seja reunido o Conselho e seja discutido e depois decidido por todos, qual a utilidade de se investir dinheiro do povo, que não é muito, em obras que nem sempre são oportunas e muitas vezes o retorno para a população é duvidoso ou até são obras desnecessárias.
Para o prefeito, administrar ouvindo a comunidade é de fundamental importância porque, tendo o aval da população para realização de alguma política pública, incluindo obras, possibilitará dividir a responsabilidade quanto ao sucesso ou não da ação, isso fará a comunidade confiar mais no administrador municipal e passará apoiá-lo mais, acreditando na intenção do administrador resolver os problemas da comunidade juntamente com a comunidade e não preferindo atender a uma demanda particular.
Essa ação coordenada entre administração municipal e população, certamente trará um melhor planejamento para aplicação do dinheiro do município e assim, as melhorias poderão atender a maioria da população e permitirá ao prefeito ter uma administração tranquila, bem sucedida e com o apoio de todos, que deveria ser o objetivo de todo prefeito.