domingo, 30 de abril de 2017

HOJE É O ANIVERSÁRIO DE PONTA DE PEDRAS.


Hoje, meu Torrão completa mais um ano. Nesses 139 anos a paisagem do município mudou pouco, pois os homens pouco interferiram, mesmo assim, houve algumas mudanças. Já a cidade mudou muito, pois ali, a mão do homem foi mais atuante. Em muitos casos, para deixar pior e modificar o que a natureza soube criar. A cidade praticamente está escondido por trás de uma orla feia, que foi loteada sem nenhum critério. 

Construíram-se trapiches ou outras edificações sem nenhum planejamento, daí a péssima aparência que observa-se quando percorre-se de barco a frente da cidade e a tendência não deixa nenhuma dúvida, poderá ficar pior.
No continente, se aumentaram o número de ruas e bairros para acomodar a população que cresce continuadamente, não se preocuparam em dotar esses locais de estruturas adequadas para oferecer aos novos moradores condições dignas de moradia. São ruas mal cuidadas, esgotos a céu aberto, falta de segurança, fossas sanitárias inadequadas e outras carências que meus conterrâneos ou pessoas que escolheram Ponta de Pedras para morar, sentem no dia a dia.
Na educação, meu município não apresenta uma boa classificação quando comparado com outros municípios brasileiros. Não podemos dizer que é falta de verba, porque outros municípios com dificuldades semelhantes, apresentam educação de melhor qualidade.
Administrativamente, nada se sabe sobre as contas públicas, pois os gestores municipais não dão a menor importância para as prestações de contas com os ponta-pedrenses, pois tanto a câmara como a prefeitura, não cumprem a Lei de Acesso à Informação.
O município tem pendência junto ao Governo Federal que não é resolvida e isso impede que Ponta de Pedras concorra em igualdade de condições com os demais municípios que cumprem as suas obrigações, ai se inclui a falta de transparência que também contribui para dificultar Ponta de Pedras a pleitear em melhores condições acesso aos recursos federais.
Alguns gestores, pelo que se tem observado, não têm correspondido às expectativas dos que os elegem, seja pelas poucas realizações que beneficiem a população ou por eventuais desvios de condutos que são pilhados, geralmente envolvendo dinheiro destinado ao município, é triste mas é a realidade.
Ponta de pedras, hoje, poderia comemorar grandes melhorias, se não faz, é porque as pessoas que pediram para administrá-la não cumpriram as suas promessas e até contribuíram para deixá-la pior.
Hoje, é um bom dia para se pedir aos gestores municipais que sejam mais responsáveis com Ponta de Pedras. Não precisa fazer muito, basta não desviar para outros fins os recursos destinados ao município e se empenhar para fazer com que os recursos cheguem ao seu destino.
Dessa forma, seriam bons presentes para a nossa Princesinha: que os recursos da merenda escolar, chegassem aos alunos das escolas; a verba da saúde, chegue ao povo através das várias ações que oferecerão melhor atendimento a todos; que o pouco dinheiro destinado ao município seja investido em bens úteis para a população; que os gestores saibam dar prioridade às necessidades da população, pois as prioridades do povo são diferentes das prioridades dos políticos; os colaboradores comissionados para ajudar administrar o município, sejam dedicados e honestos, pois muitos são os envolvidos em irregularidades, conforme podemos ver se dermos uma olhada nas decisões do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-Pa). Existem outros presentes que bons gestores poderão deixar como legado para os ponta-pedrenses, enumerá-los aqui, certamente ocuparia muito espaço.
Ponta de Pedras não conseguirá melhorar se não melhorar a administração municipal, pois todas possíveis melhorias passarão, necessariamente, pela câmara e prefeitura. 
Ao povo, cabe a responsabilidade pela boa escolha desses administradores que, hoje, pouco importa se são os ideais ou não, pois, durante os próximos quatro anos é o que se tem e são com esses que deve-se trabalhar. 
 Finalmente, é fundamental observar Ponta de Pedras hoje, ano que vem e subsequentemente, para comparar o desempenho dos gestores e substituí-los se for o caso, pois Ponta de Pedras, precisa ser cuidada e enaltecida diariamente, não só no dia do seu aniversário, para que possamos usufruir do aconchego e apreciar ainda mais as belezas que a nosso Terra nos oferece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário