sexta-feira, 20 de outubro de 2017

BOM MESMO É CAFÉ PILADO!


Quando saí do meu interior, lá se vão alguns anos, não deixei para trás somente a minha família, deixei outros valores que, por ter me separado deles, não acompanhei de perto a evolução dos mesmo, mas não os esqueci. Hoje, por onde ando, de vez em quando sou obrigado a relembrar os velhos tempos vividos e não tem como, estabeleço as devidas comparações, o café é um bem exemplo. Quando eu era gito, o café em casa era pilado, isto é, comprava-se o café no Itaguary que depois tornou-se Ponta de Pedras, torrava-se, eventualmente acrescentava-se um pouco de erva-doce, batia-se no pilão (pilava-se) e depois, o pó era guardado numa lata que ficava geralmente dentro de um paneiro, pendurado por uma envira ou embira como queiram, em cima do jirau ao lado do fogão e, aos poucos, ia-se consumindo. Era um café delicioso e daí o meu padrão é o café do meu interior. Já tomei alguns cafés que guardo boas lembranças, como por exemplo, o do seu Emérito que ele vendia ali no seu quiosque, ao lado do King Bar. O do Sr, Miguelão era bom, mas eu sempre preferi o do seu Emérito, era coado num coador de pano, como em casa. Em Belém, o Café Santos era o meu preferido, mas não era como o café pilado. Com a minha vinda para o Rio de Janeiro, conheci outros tipos de cafés, como o carioquinha, por exemplo, que é um café, onde se acrescenta um pouco de água quente na xícara, para o café ficar mais "fino", no meu interior dizemos mais aguado. Tem o café curto, café longo e por ai vai. Com o passar do tempo, comecei a tomar café nas casas especializadas, nas cafeterias e dentre as várias existentes por aqui, a kopenhagen é a minha preferida. Alí a pessoa encontra inúmeros tipos de cafés, o cardápio é variado, mas costumo sempre optar pelo expresso, aquele que é rápido e um pouco mais forte, que não existia e não sei se fazem no meu interior. Como cada pessoa tem a sua preferência, cada lugar oferece o tipo de café mais consumido pelos clientes e ai é que vem as surpresas. Recentemente, o meu filho me convidou para tomar um café numa cafeteria muito comum em Toronto (Ca) e como de costume, pedi apenas um café, sem maiores comentários. O meu filho pagou e aguardou. Depois ele surgiu com esse copo mostrado na foto abaixo!
 
Um copo de papelão cheio de café bem quente e bem "ralo", era muito café. Argumentei com ele que eu queria um café forte. A resposta dele foi que naquele lugar as pessoas gostam de café assim, fraquinho, quente e em grande quantidade. era pra jogar fora e pedir outro. Pedi um expresso, que veio frio e mais um vez meu filho falou que o expresso era servido assim. Desse dia em diante a minha missão foi encontrar em bom café. Até encontrei em dois locais, café expresso forte e mais ou menos como eu desejava, mas nada comparado com o café pilado do meu interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário