terça-feira, 26 de julho de 2011

COMENTÁRIO.
Como gosto de saber como anda minha Ponta de Pedras, procuro manter contato com meus conterrâneos que frequentemente estão por lá ou moram no Município. Para minha surpresa a resposta é sempre a mesma: Ponta de Pedras está feia e abandonada.
Notei que durante o círio de 2010 não teve problemas de abastecimento, já temos mais embarcações transportando passageiros, escolas, o hospital melhorou, foram abertas novas ruas, asfaltaram a rodovia que vai para a mangabeira, indiscutivelmente melhoramos, pouco, mas melhoramos. Essa melhoria foi necessário em virtude do aumento da população.A demenda do povo obrigou os administradores a tomarem providências para fazerem frente as necessidades dos maradores.
O nosso problema é que a solução encontrada para atender as necessidades da população não veio acompanhada de um bom planejamento urbano, dessa forma, constatamos ruas que não têm calçada para pedestre, como alí no Carnapijó; casas que foram construídas praticamente no meio da rua, como naquela rua da delegacia; espaços públicos tomados por construções, como no ponto certo; casas em locais impróprios como a casa tavares e outras ações que administrações passadas implementaram que só contribuiram para deixar a cidade mais feia e com aspécto de abandono.  
Os investimentos, ainda que poucos, se bem planejados, podem contribuir para que a cidade fique mais bonita.
O PLANO DIRETOR (PD) é o documento capaz de organizar todo o planejamento municipal quanto ao crescimento ordenado. No PD deve constar o ordenamento e desenvolvimento urbano e rural, atendimento das carências básicas da população,tais como:Habitação,trabalho,lazer,cultura,circulação,abastecimento e convívio com a natureza, além de racionalizar e adequar o uso e ocupação do solo. É no Plano Diretor que deverá estar previsto como o município deverá crescer. Em Ponta de Pedras podemos citar inúmeras ações que mais parece que não existe Plano Diretor.
Se uma cidade cresce desordenadamente, os espaços públicos são invadidos por maradias ou comércio, praças desaparecem, trapiches surgem inesperadamente, prédios publicos são demolidos, comércio surge em local indevido, é porque o Plano Diretor não estabelece regras claras que possam inibir tais procedimentos.
Prefeito, membro da camara dos vereadores e representes da sociedade, devem compor o conselho do Plano Diretor e decidir periodicamente a melhor forma de atender a demanda da população quanto a ocupação do solo e outras questões que envolva o crescimento da Cidade.
Os investimentos previstos nos diversos planos elaborados pelas autoridades municipais, bem como, construções ou ações que envolvam a vida cotidiana do municipio, devem atender ao que estiver previsto no PD sob pena de condenar a cidade a problemas de dificil solução no futuro.
Finalmente, compete aos nossos administradores envidar esforços para que seja estabelecido um ordenamento na nossa Cidade, para isso, é preciso manter o PD atualizado e verificar o cumprimento das normas  estabelecidas no documento.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário