domingo, 8 de julho de 2012

NOSSOS CANDIDATOS.


Não sei se meus conterrâneos verificaram, mas já estão disponíveis no site do  Tribunal Superior Eleitoral – www.tse.jus.br -  as relações dos candidatos a Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores que deverão concorrer  aos cargos no nosso Município. Os dados disponíveis são relativamente poucos, não permitindo ao eleitor tirar uma conclusão definitiva sobre qualquer candidado, contudo, para quem não tem nada, pouco já serve.
Temos: 3 candidatos ao cargo de Prefeito, 3 para Vice-Prefeito e 78 para vereadores, totalizando 84 candidatos. Sobre os candidatos aos cargos de Prefeito e Vice, deixarei para fazer um comentário num futuro não muito longo, visto a Sra. Consuelo Castro (ex-prefeita), Sr Paulo Boulhosa (Prefeito atual) e o Sr. Miguel Baia (disputa sua primeira eleição), serem relativamente conhecidos, principalmente os dois primeiros.
Já os candidatos ao cargo de vereador, por serem em maior número, podemos verificar algumas curiosidades, e fazer alguns comentários, senão vejamos:
a)Dos 9 vereadores atuais, somente o Sr.Cícero de Carvalho Brito, não consta da relação. Os demais estão tentando permanecer no cargo.
b)No que se refere ao preparo para o cargo, temos de tudo, como acontece na política brasileira, assim, temos;
. analfabeto – 01
.quem sabe apenas ler e escrever -01
. com o ensino fundamental incompleto – 12
. com ensino fundamental completo – 17
. com ensino médio completo – 32
. com ensino médio incompleto – 5
. com curso superior completo - 8 e
. com curso superior incompleto - 2.
c) Outro fato que chamou minha atenção foi o grande número de funcionários da Prefeitura Municipal de Ponta de Pedras que querem uma vaga de vereador. Dos 78 candidatos, 17 declaram que trabalham na Prefeitura. Temos ainda pastor, pescador, dona de casa, artesão, policial militar, funcionário estadual e alguns candidatos declaram que desempanham outras atividades.
d) Somente 3 candidatos disponibilizaram meios do eleitor manter contato com eles, os demais candidatos aos cargos de vereador, nada informaram, assim, fica difícil encaminhar qualquer sugestão.
e) Dos 78 candidatos, nada menos que 27 já concorreram ao referido cargo em eleições anteriores, portanto, já são veteranos. Nesses 27 estão os 8 vereadores atuais que estão querendo permanecer na Camara.
Agora terá início a campanha para convencer o eleitor a votar em um determinado candidato. Certamente as promessas dos candidatos começarão a surgir com os nomes mais pitorescos, como acontece em cada eleição. São os Lemas das coligações para a campanha, tais como: trabalho com desenvolvimento; união e desenvolvimento por Ponta de Pedras; ação e trabalho e outros mais.
Escolher um candidato, na minha opinião, não é tão simples, porque de início todos são iguais e prometem as mais variadas soluções para problemas que se arrastam a séculos na cidade. Os candidatos, muitos deles, prometem algo que efetivamente nem sabem se podem conseguir, outros desconhecem totalmente o que faz um vereador e alguns que tenham boa intenção de trabalhar, não poderão fazer, por força de compromissos assumidos antes da eleição, assim, o candidato antes da eleição é um e depois de eleito é outro, estejam preparados para isso.
Mas se o eleitor olhar criteriosamente para cada candidato, poderá fazer uma primeira seleção, obedecendo certos parâmetros,isso cada um tem o seu. Eu por exemplo tenho os meus, citarei alguns:
1)    - não voto em nenhum candidato que tenha seu nome relacionado com algum tipo de currupção;
2)    – não voto em candidato que empregue parente na administração pública;
3)    – Candidato que de alguma forma se beneficie do cargo, também está descartado;
4)    – só voto em candidato a reeleição se mostrar trabalho durante os quatro anos, não pode ser somente no ano eleitoral e
5)    – acima de tudo, o candidato deve ser TRANSPARENTE, disponibilizar informações sobre seu trabalho, suas idéias e se estiver no cargo, disponibilizar informações sobre sua atuação seja no Govêrno Federal, Estadual ou Municipal, por esse motivo é que devemos consultar o site da camara dos Deputados, CGU, site dos govêrnos estaduais e municipais e sites que disponibilizem informação sobre a atuação do govêrno, como o site Contas Abertas e ler revistas onde constem informações confiáveis, como a revista Veja, que assino e leio semanalmente.  
Sugiro aos meus conterrâneos, que procurem escolher seus candidatos visando o melhor para Ponta de Pedras, verifique se o “time” que está na Camara está acertando, se não estiver contente com algum membro, procure substituí-lo, se achar que um determinado candidato não terá condições de sugerir mudanças para a situação que você acha importante, não vote nele por ser seu amigo ou por pedido de alguem, dessa forma, você estará valorizando seu voto e contribuindo para melhorar seu Município, que é o local onde você e sua família vivem. Lembre-se que, se algum candidato desvia verbas das prefeituras, se não desempenha bem suas funções, o maior culpado é o eleitor que elegeu a pessoa para aquele cargo. Tenha em mente que agora, até as eleições, todos candidatos são pessoas que se dizem de boas intenções, mas isso nem sempre se verifica após a assunção do cargo.
Pense nisso com carinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário