quarta-feira, 30 de maio de 2012

SR. CANDIDATO: CONHEÇA A SÍ PRÓPRIO E O SEU MUNICÍPIO.

No livro A Arte da Guerra, o poderoso general-filósofo chines Sun Tzu, que viveu no período dos Estados Guerreiros, cerca de 500 anos a.C diz:
“Conhece o teu inimigo e conhece-te a ti mesmo, e nunca porás a vitória em dúvida.Conhece o terreno, conhece o tempo, e a tua vitória será total”.
Bom, isso já tem uns par de anos, diria meu velho Pai, além do mais, trata-se de um manual de estratégia. Exatamente por ser um manual de estratégia, pode ser aplicado às mais variáveis situações, e qualquer pretendente a desempenhar uma missão, antes de mais nada, para ter sucesso, uma estratégia é fundamental. A ESTRATÉGIA ESTÁ PRESENTE DIARIAMENTE EM NOSSAS VIDAS. 
Aplicando o pensamento de Sun Tzu, anteriormente mencionado, um candidato poderá deduzir o seguinte:
a)     Inimigo – Serão todos os problemas que encontrará no município, sejam os herdados, os existentes ou os que aparecerão. Não tem como ser diferente, é para resolver os problemas que ele está sendo eleito e resolvê-los, indiscutivelmente precisa de estratégia. Quem assume, não herda somente os benefícios, herda também, os sacrifícios.
b)    Por terreno – o candidato deve entender o local onde desempenhará suas funções, o perfeito conhecimento das variáveis locais, devem ser levadas em consideração a cada empreendimento imaginado. O perfeito conhecimento do local onde atuará possibilitará ao candidato, aplicar a melhor estratégia para resolver determinado problema numa determinada área, pois, se conhecer bem o terreno, saberá discernir melhor em cada situação;
c)     Tempo – está claro que será a melhor época para se implementar uma ação. Se escolher uma época errada, fatalmente a missão será um fracasso, ou pelo menos, nem tão bem sucedida e finalmente;
d)    Conhecer a sí próprio - embora óbvio, nem sempre é levado em consideração. Nem todos sabem administrar, conduzir pessoas a um objetivo, mudar rotinas ultrapassadas, fazer uma máquina emperrada funcionar adequadamente ou mudar velhos hábitos. São tarefas dasafiadoras, necessárias para um administrador, daí os inúmeros políticos que embora bem-intencionados não conseguem desenvolver suas idéias quando eleitos, falta-lhes TALENTO para desempanhar bem a função e a pessoa nem sabia disso, isto é, não conhecia a sí próprio.
Dito isto, sugiro que cada candidato procure conhecer seu Município, se possível, viajando pelas comunidades mais distantes, Ponta de Pedras é um Município relativamente pequeno, com 3.365,133km² e converse com os munícipes para saber as aspirações dessas pessoas quanto às melhorias que esperam para suas comunidades.
Não deixe de consultar o Censo-2010 realizado pelo IBGE no Município, alí, existem dados que possibilitarão aos diversos candidatos terem uma idéia da situação municipal e mediante escolha criteriosa, poderão estabelecer programas para solucionar os problemas mais prementes na opinião de cada um, por exemplo:
. Consta no Censo a área do município, isso é importante para o candidato saber sua área de atuação, suas fronteiras, conhecendo assim a vizinhança e dividir em setores menores para atuação, se achar conveniente.   
. Informa o total da população e mesmo sabendo que são dados variáveis, são os considerados para qualquer estudo estatístico, assim, nossa população atual é de 25.999 mil habitantes.
.Esse total está dividido em população urbana - 12.424 mil habitantes, que vivem na Cidade e Rural – 13.575 mil habitantes, que vivem no campo.
Como podemos oberservar, aqui já apresenta um dado para ser “iluminado com uma canetinha amarela”, a população rural é maior do que a urbana.
Outros dados, como educação, rede de esgoto, empregos com carteira assinada, número de empresas existentes, tudo isso está disponível no Censo – 2010, é só dar uma estudada e terá uma excelente fonte de consulta sobre a situação do Município como um todo. Feito isso, certamente cada candidato terá um pouco mais de conhecimento dos eventuais “inimigos” e do “terreno” que escolheu como campo de batalha, o “tempo” que escolher para obter o suceso, só depende de cada um.
Pensem nisso.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário