quinta-feira, 8 de novembro de 2012

PREFEITOS E VEREADORES JUNTOS NA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS DOS MUNICÍPES.



Recentemente o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), apresentou o programa Conexão Repórter, com a reportagem intitulada – O REINO DOS MUTILADOS - sob o comando do repórter Roberto Cabrini.
O repórter mostrou a vida das pessoas que trabalham nas olarias da região de Abaetetuba, no Pará. Durante o programa pode-se constatar os inúmeros trabalhadores (oleiros) mutilados pelo equipamento MAROMBA, usado para amassar o barro para fazer tijolos e telhas. Os casos de mutilações vão desde perda de dedo, pernas, braços e até escalpelamento, como é o caso de uma senhora mostrada na reportagem. Abaixo pode ser visto um trecho do programa, o programa completo pode ser visto no site do STB.




Após vermos a reportagem, constata-se que esses acidentes poderiam ser evitados, principalmente se considerarmos que os mutilados são pessoas de pouco conhecimento e baixo poder aquisitivo e isso dificulta um pouco a solução do problema. As olarias e consequentemente a produção de tijolos e telhas, talvez seja o único meio de sobrevivência daquelas famílias. Aí surge a pergunta: E quem irá ajudar, e mais além, como ajudar? Realmente não é uma tarefa fácil, mas podemos dar algumas sugestões.
Podemos argumentar que o problema está acontecendo na região de Abaetetuba e por lá será resolvido, mas se pensarmos melhor, o problema dos oleiros de Abaeté é apenas um dos inúmeros problemas que existem nos municípios ditos pequenos. Para dar um exemplo, cito a problema da dificuldade em conseguir ganhar dinheiro para o sustento de uma família nesses municípios, esse, sem sombra de dúvidas é a origem do problema, e todos municipios marajoaras convivem com esse dilema diariamente.
E por que diabos envolver prefeito e vereadores, podem perguntar. Simplesmente porque são essas autoridades que administram o município, devem ter conhecimento dos fatos relevantes envolvendo os municípes, principalmente os vereadores, pois esses, são o elo de ligação entre o povo e o poder executivo. O vereador tem a obrigação de saber das necessidades do povo do seu município e uma vez tendo conhecimento, tentar junto ao executivo resolvê-las da melhor maneira possível, isso é uma das atribuições  do vereador.
Pois bem, se em Abaetetuba, os políticos ouvissem a comunidade do Município, certamente algum órgão da Prefeitura já teria visitado as olarias e constatado a necessidade da presença do poder municipal para ajudar aquele povo. Primeiro regularizando as olarias e segundo possibilitando condições para que juntos viessem solucionar o problema.
Já um vereador atuante, teria visitado os oleiros, conversados com eles e levado o problema ao plenário da Camara, não para bradar que o Prefeito deixou de fazer isso ou aquilo, como é de costume, mas sim, levar o problema com algumas linhas de ações já esqueatizadas. Por exemplo.
a)     Levantar quantas olarias estão irregular e já levar subsídios para que as mesmas sejam regularizadas;
b)    Quantas pessoas estão mutiladas e obter dados onde seja certificada a mutilação, para uma futura aposentadoria;
c)     Tentar conseguir um meio onde os oleiros trabalhem em segurança e mantenham seus ganhos. Nesse caso, poderia sugerir a aquisição de uma máquina de fazer tijolos, eu que não sou vereador nem prefeito, mantive contato com um fabricante e obtive o preço de uma máquina de fazer 18.000 tijolos/hora com preço variando entre R$ 89.000 (oitenta e nove mil reais) e R$ 125.000 (Cento e vinte e cinco mil reais). Abaixo um vídeo de uma máquina de fazer tijolos, para escolher uma máquina adequada para atender a necessidade do interessado as empresas dispõe de vendedores que mantém contato com a pessoa que quer comprar o equipamento;


d)    O mesmo vereador poderia sugerir que os oleiros formassem uma cooperativa e assim uma ou duas máquinas seriam compradas para atender a demanda de todos associados;
e)     A Prefeitura poderia financiar e receber tijolos como pagamento ou
f)      Pesquisar no mercado em Belém se algum empresário poderia financiar a máquina e receber parte do pagamento com tijolos;
g)     Assim, outras soluções poderiam resolver o problema que aflige os oleiros de Abaetetuba.
O que eu quero mostrar com isso é que Prefeito e Vereadores podem ajudar em muito a população do seu município, basta ter boa vontade e iniciativa para tal.
Certamente aí por Ponta de Pedras, a Prefeitura pode ajudar muito a população sem aquele velho costume de dar um péssimo emprego e remunerar pessimamente e sem oferecer benefícios isoladamente porque todos nós sabemos que isso acostuma mal quem recebe. Possibilitar uma forma do munícipe obter seus próprios recursos, isso sim, é ajuda. Para isso, os companentes da administração municipal devem ter idéias que vá de encontro as aspirações da população e criar programas onde possam inserir essas pessoas e dessa forma solucionar o problema que certamente existe. Contudo, Prefeito e Vereadores devem escutar mais o povo, saber de suas necessidades e agir sempre buscando o melhor para o município. Agindo dessa forma, nosso município certamente fará a diferença.
Pensem nisso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário