sábado, 3 de novembro de 2012

A ELEIÇÃO DE 2012 E A SITUAÇÃO POLÍTICA EM PONTA DE PEDRAS A PARTIR DE 2013.



Contabilizados os votos em Ponta de Pedras e tendo a Sra. Consuelo Maria da Silva Castro sido eleita, seria bom vermos como ficará a força da nova Prefeita na Camara, considerando os novos vereadores que deverão assumir em primeiro de janeiro de 2013.
Como sabemos a Prefeita foi eleita pela coligação – PAZ, UNIÃO E TRABALHO POR PONTA DE PEDRAS – composta pelos partidos: PTB/PTN/PSC/DEM/PMN/PSB/PV/PSDB e PC do B. Evidentemente que os nove partidos que deram apoio à nova Prefeita, fizeram algum acordo que deverá ser cumprido durante o mandato da Sra. Consuelo.
Por outro lado, todos nós sabemos que, acordos nem sempre são cumpridos, às vezes, nem tanto pela vontade de uma das partes, mas sim, porque ficam impossibilitados de fazê-lo, principalmente em política, onde vários fatores estão envolvidos. No caso dos prefeitos, aquilo que depende exclusivamente do próprio, como uma nomeaçãozinha aqui, uma pequena benécia ali, até que pode ser cumprido, mas no que depende de aprovação da Camara, é preciso jogo de cintura para que os membros daquela casa aceitem e consequentemente aprovem a proposta do prefeito. Aí tem fundamental importância o apoio que o prefeito tem na Camara. Em Ponta de Pedras não pode ser diferente, a Prefeita poderá encontrar alguma dificuldade para aprovar seus projetos, aí incluídos os compromissos de campanha, se não dispor de maioria de vereadores na Camara. Eventualmente, políticos inescrupulosos usam artifícios condenáveis para conseguir esse apoio, mas poderão sofrer consequências sérias para suas carreiras políticas e porque não dizer, suas vidas. Vide o caso do mensalão!
Considerando o resultado das urnas, a situação atual em Ponta de Pedras é a seguinte:
PSDB:  Prefeita +  2 vereadores(Germano Ribeiro e Miguelito).
PTB: 1 vereador (Raimunda Grande).
PMN: 1 vereador (Lurdinha).
PSD: 1 vereador (Charles Shan).
PDT: 3 vereadores (Edvaldo Gonçalves,Ruth Helena e Elias Ferreira).
PR: 1 vereador (Luiz Carlos).
Se olharmos friamente, notamos que a nova Prefeita terá como aliado na Camara apenas quatro vereadores, sendo os dois do PSDB, partido da Prefeita, um do PTB e outro do PMN, partidos que apoiaram sua candidatura. Os outros cinco vereadores, sendo tres do PDT, um do PR e outro do PSD, em princípio ficaram na oposição. Aparentemente, pode parecer que a Prefeita poderá encontrar dificuldade em conseguir pelo menos mais um aliado e assim ter a maioria, contudo, o Vereador Charles Shan ajudou a eleger a prefeita, mediante contribuição financeira para a campanha da Sra. Consuelo, isso não é nenhuma irregularidade nem uma afirmação de que o Sr. Charles Shan apoiará a Prefeita, mas demonstra uma certa simpatia pelas propostas da eleita, já que não fez o mesmo com os outros dois candidatos e se consumada a adesão aos aliados da Prefeita, pronto! Está resolvido e a Sra. Consuelo administrará tranquila, tranquila. A menos que haja alguma mudança, é claro.
Pensem nisso.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário