domingo, 15 de fevereiro de 2015

PALCO FIXO NA FRENTE DA CIDADE DE PONTA DE PEDRAS, SERÁ UMA BOA OPÇÃO?

Li por aqui que em breve, Ponta de Pedras será presenteada com um palco novinho, construído na margem do Rio Marajó Açu, na ilharga do trapiche, bem na frente da Cidade. Esse palco provavelmente está sendo construído em substituição à Casa Cabocla, local onde, eventualmente, eram realizados espetáculos e que a Prefeita mandou derrubar tão logo assumiu o cargo.
Acho que a grande maioria concorda que é importante uma cidade disponibilizar de um local adequado para realizar algum evento, como apresentação de um cantor famoso, banda, peça teatral ou mesmo um evento político. Inúmeras cidades dispõe desse equipamento e são bastante utilizados.
 No Rio de Janeiro, local onde bamburra shows o que mais se vê são palcos, os mais diversos. Não faz muito tempo, foi construído a Cidade da Música, local destinado aos grandes espetáculos na Cidade. No entanto, outros locais como a Quinta da Boa Vista ou mesmo praças, são bastante utilizados e um grande número de pessoas costumam comparecer a esses eventos. Quando estive em Gramado (RS), por ocasião do Natal, onde anualmente a Cidade faz uma grande festa e a visita de turistas é muito grande, também observei que as apresentações dos vários espetáculos utilizavam palcos, inclusive foi montado um dentro de um lago e ficou muito bonito. Portanto, temos que admitir que uma cidade dispor de um palco é muito útil, sem a menor dúvida.
Por outro lado, o que observei é que poucos locais dispõe de um local fixo, uma construção exclusivamente para realizar shows. No RJ existe, mas até hoje não sei se está funcionando conforme o esperado, porque tenho constatado anúncios de vários shows pela Cidade e ainda não vi nenhum anunciando a Cidade da Música como local do evento.A grande maioria dos palcos são móveis, feitos em estruturas de ferros, transportados e montados conforme a necessidade. Esse tipo de equipamento é bem mais prático e facilmente transportado, podendo atender a necessidade de instalação em qualquer local. Já imaginaram construir um palco fixo na Quinta da Boa Vista? Agora mesmo, o Rio está se preparando para o Rock In Rio, show de música que reunirá milhares de apreciadores de músicas e inúmeras bandas se apresentarão em diversos palcos montados no local do espetáculo e depois desmontados.  
A pergunta que se faz é: por que a Prefeita de Ponta de Pedras determinou a construção de um palco fixo, em alvenaria? Provavelmente deve ter alguma justificativa para tal decisão, até porque, atualmente, as cidades se preocupam com a preservação do meio ambiente, evitando poluição visual, construção em cima de fontes de água e principalmente nas margens dos rios e Ponta de Pedras, faz exatamente o contrário daquilo que tanto se luta para preservar. Outro ponto negativo para a construção é o fato de ficar exatamente na frente da Cidade, encobrindo a pouca visibilidade que ainda existe, é uma pena que o Conselho da Cidade, vereadores e o povo em geral não tenham observado as consequências após a obra concluída já que sua utilização só ocorrerá de vez em quando.
Quem sabe a Prefeita não seja sensível quanto à possibilidade de mudar o projeto, abandonando a ideia de construir o palco no local já iniciado, até mesmo para preservar a beleza da Cidade que de vez em quando enaltece.
Como acima mencionado, a Cidade se ressente de um local adequado, até mesmo para a Prefeita fazer algum discurso onde se espere um número considerável de pessoas, nesse caso, a verba destinada para a construção de um palco fixo, poderia perfeitamente ser remanejada para a construção de um palco móvel, como tantos outros existentes e até mesmo parecido com o palco montado por uma equipe de som que se apresentou na Cidade, conforme foto abaixo do palco sendo montado.
                  Palco sendo montado em Ponta de Pedras (foto copiada do FB                                                                da PMPP)
Um palco móvel tem inúmeras vantagens em relação a um fixo, principalmente no que se relaciona à flexibilidade, pois poderá ser montado em qualquer local do Município e não ficar restrito ao local onde se pretende edificá-lo. Locais como o campo de futebol, em frente do prédio da prefeitura, Praia da Mangabeira, além de outros locais previamente escolhidos podem perfeitamente servir para  realização de eventos onde seja necessário um palco, dependendo do número de pessoas esperados.


Finalizando, solicita a Prefeito Consuelo Castro que reveja sua decisão e evite construir na frente da Cidade, pois essas obras, contribuem em muito para ofuscar a beleza de PP, veja o caso da Casa Tavares, essas pequenas lanchonetes e mesmo a feira instalada no local onde se encontra hoje, será que dão uma boa aparência para a Cidade? Certamente sua sensibilidade falará mais alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário