domingo, 30 de outubro de 2011

MUNICÍPIOS PERDEM CERTAS OPORTUNIDADES DE CRESCER POR FALTA DE DIÁLOGOS ENTRE OS PREFEITOS.


Se nosso objetivo é cumprir uma missão, nada melhor do que procurar saber se alguém já tentou e verificar como foi o desempenho da pessoa. Evidentemente procurando tirar benefícios das boas ações e da mesma forma, evitar cometer os erros caso sejam constatados. Precisamos de uma referência e nada melhor do que ser humilde para saber que antes de nós alguém deve ter passado por ali.
Talvez possamos dizer que isso é lugar-comum, sim, sei que é, mas poucos ou quase ninguém faz isso, o orgulho não permite.A pessoa em cargo de chefia deve estreitar os laços horizontais, trocar ideias, perguntar aos subordinados, se inteirar de experiências bem-sucedidas, participar de encontros, ter conhecimentos de planos e programas, se existirem, manter-se atualizado, ser leal aos seus superiores e procurar aprender com eles, enfim, o cargo de chefia requer um grande esforço e dedicação, além de outras atributos inerentes ao ser humano, mais acentuado em uns e, às vezes, menos em outras. 
Entendo que os Cargos de Prefeito e Vereador,como são cargos de chefia,seus ocupantes poderiam conversar mais entre si, principalmente em cidades pequenas. Os administradores municipais poderiam trocar experiências, um ajudar o outro, mesmo com mão de obra especializada, ainda que cobrando um preço simbólico mas sempre pensando num bem maior, qual seja: o crescimento dos seus municípios.
Sei que existem encontros, reuniões, debates, visitas e outros eventos que normalmente geram algumas diárias, isso é bom, mas pouco proveitoso, os resultados são praticamente inexistentes,contudo, são válidos. Aqui,não estou me referindo a esses eventos.Refiro-me às trocas de experiências, tais como: ceder um funcionário para implantar um sistema de auditoria que já esteja consolidada em determinado município; desenvolvimento, por técnicos de mais de uma prefeitura, de um determinado projeto que beneficie mais de um município; ceder programas de controle, como da merenda escolar, para prefeituras que ainda não disponham dessa ferramenta; prefeitos que tiveram boas ideias e/ou experiências bem-sucedidas permitam que outros municípios se beneficiem e principalmente os municípios beneficiados aceitem, sem interferência do Governo Federal e, outras ações que podem ser implementados por municípios vizinhos.
Hoje, com a internet, podemos notar as grandes disparidades entre as administrações municipais. Alguns municípios disponibilizam fotos, relatórios, plano diretor bem elaborado, plano plurianual, lei orgânica do município e demais dados referentes ao município, outros, quando muito, disponibilizam umas três linhas de notícias, umas duas fotografias, sempre enaltecendo o prefeito e o restante é somente “aguardando material para publicação”.Até os sites, uns, são bem organizados, com currículo do Prefeito; calendários de eventos e tudo mais, outros, são sites que aquelas empresas disponibilizam só pra quebrar o galho e provavelmente ganhar algum dinheiro e o que é pior: as prefeituras pagam. Dessa forma, o dinheiro da população é desperdiçado.Se não pagam, ainda assim é triste, uma prefeitura ter seu nome associado a produto de qualidade duvidosa.Sinceramente, não entendo isso.
Será que nossos administradores não conversam, não se gostam ou temem ter o sucesso ameaçado? Acho que não é o caso. O que falta mesmo, no meu entender, é diálogo entre eles e humildade para aceitar ajuda quando necessário.
É uma pena vermos municípios com mais de cem anos e ainda serem administrados como se nenhuma mudança estivesse acontecendo.Culpa do povo?Incompetência dos administradores? Não. Povo e administradores certamente sabem que as mudanças são irreversíveis e a cada dia as exigências e desafios para os administradores serão maiores e as soluções estão por perto, basta conversarem mais e terem em mente que cada ELEITOR espera muito de cada ADMINISTRADOR MUNICIPAL.
Pensem nisso.
30OUT2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário