sábado, 19 de maio de 2012

AOS MEUS IRMÃOS PONTAPEDRENSES E CANDIDATOS A PREFEITO OU VEREADOR.

Sabemos que até 26 de maio de 2012, os pretendentes às vagas de Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores estão autorizados a fazer propaganda intrapartidária com vista à indicação do seu nome ao cargo pretendido e 05 de julho de 2012 é o último dia para os partidos requererem junto ao Cartório Eleitoral competante o registro do candidato ao cargo. Portanto, ainda não temos nenhum candidato registrado, temos somente os que certamente serão indicados. Agora, no meu entender, é um bom momento para tentarmos dizer aos futuros condidatos quais são nossas necessidades para se viver em melhores condições no nosso Município, isto é, o que esperamos que seja mudado para tirar nosso Torrão desse eterno atraso.
Ao longo dos 134 anos de Ponta de Pedras, inúmeros Prefeitos passaram pela Prefeitura, alguns tentaram e não conseguiram melhorar nosso Município. Se pedirmos para uma dessas pessoas apontar a causa de ter passado pelo Cargo e pouco ou quase nada ter feito, certamente a resposta incriminará alguém ou alguma causa, jamais o ex-Prefeito ou ex-Vereador dirá que foi culpa sua. Não devemos estranhar, isso é perfeitamente normal, pois, todos nós, indistintamente, procuramos um bode expiatório para nossos empreendimentos mal sucedidos. Portanto, não devemos culpar ninguém. Não devemos afirmar que foi somente culpa dos políticos não termos saneamento básico, nossas escolas terem um Índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) abaixo da média nacional , não termos nenhuma indústria, não dispormos de uma agência bancária, um jornal, nosso hospital ter deficiência de profissionais de saúde, as drogas terem sido disseminadas assustadoramente entre os jovens, e outras mazelas que convive-se diariamente. Acho que todos temos uma parcela de culpa, porque invariavemente não somos participantes na Administração Municipal, não damos sugestões, não verificamos como andam as contas públicas, onde as verbas do Município foram aplicadas, se foram ou serão bem aplicadas, pouco participamos dos vários Conselhos e praticamente deixamos que Prefeitos e Vereadores resolvam tudo. Não deve ser assim.
Devemos sugerir aos candidatos que façam algumas melhorias, não mirabolantes, mas que esteja dentro das condições financeiras do Município, de tal forma que deixe claro ao candidato que o povo sabe do que o Município está carente. Não precisa ser original, uma ação implementado em outro município e que foi bem-sucedida, trazendo benefícios para os munícipes poderá ser útil. Uma reportagem lida e interpretada que poderia ser aplicada com sucesso na Cidade, também não pode ser descartada, diversos projetos, mesmo da iniciativa privada, tipos de administração, cursos, rotinas, em fim, existe inúmeras sugestões que podem ser encaminhados para os candidatos. Aceitar essas sugestões é outra coisa, mas devemos fazer a nossa parte. Devemos falar para cobrar, porque nunca se sabe o que calado quer, caso contrário, não devemos reclamar das decisões que tomarem por nós, pois, se nada dissermos em contrário, nós estaremos de acordo. Diz o velho ditado: “Quem cala consente!”
Sabemos que todo partido político, sem exceção, tem um excelente programa para resolver qualquer problema existente em qualquer município, pelo menos é o que anunciam na mídia. Os candidatos assumem compromissos que sabem perfeitamente impossíveis de serem cumpridos. Eventualmente, esses programas são bons, contudo, não têm condições de serem individualizados, os partidos estabelecem diretrizes e além de nem sempre serem as mais corretas, podem não ser a melhor para um determinado município. Somente os habitantes do lugar sabem suas reais necessidades, mas alguém deve saber disso, e a pessoa certo para tentar resolver os problemas dos munícipes é o político, principalmente o Prefeito e Vereadores.
Assim, solicito aos meus conterrâneos que procurem sugerir aos politicos locais ações que possam, senão eliminar, pelo menos reduzir as deficiências existentes no nosso Município e aos políticos, que tentem incluir em seus programas de governo projetos que de alguma forma possam solucionar as necessidades da nossa comunidade.
Pensem nisso,

Nenhum comentário:

Postar um comentário