terça-feira, 1 de maio de 2012

VALORIZE SEU VOTO.



Este ano já recebi telefonemas de amigos ou parentes da minha família, solicitando que vote num determinado candidato. Evidentemente será impossível o pedinte saber se a promessa será cumprida, pois como sabemos, o voto é secreto.
Ainda não ocorreu, mas certamente ocorrerá, porque eu já fui sondado e até convidado para um jantar, de alguém pedir para apoiar algum candidato. Esse apoio, na realidade, consiste em angariar votos, principalmente entre familiares. Pois bem, esse momento, da escolha do candidato em quem votar deve ser precedido de uma grande reflexão. O ideal seria conhecermos bem cada candidato, mas sabemos que isso é impossível porque tratando-se do ser humano, as mudanças são uma constante e algumas para pior. Quando o candidato é “marinheiro de primeira viagem”, está se iniciando na política, é bom tentarmos conversar com ele, para sabermos que conhecimento ele tem do cargo que está tentando ocupar. Para isso, nós devemos saber alguma coisa sobre o que um prefeito ou vereador faz, já que este ano as eleições são para esses dois cargos.
Para isso, basta pedirmos para o candidato opinar sobre inúmeros assuntos pendentes nos municípios. Educação, transporte, saneamento básico, segurança, as necessidades são as mais variadas e quando nada, conversar sobre organização, controles interno e externo, formação de pessoal, saber se o candidato já teve alguma experiência com administração pública, sempre ajuda, pois, o serviço público é igual em todos os níveis.
Quando o candidato já ocupou algum cargo na administração municipal ou ocupa, bem, aí é fácil. O primeiro parâmetro para sabermos se o político merece nosso voto é procurarmos saber qual foi ou está sendo a atuação dele. Os relatórios das inspeções realizadas nos municípios, pela Controladoria Geral da União (CGU) é uma EXCELENTE FONTE DE CONSULTA, facilmente encontrável em: www.cgu.gov.br.
Primeiro porque dá uma visão geral e bem fundamentada da atuação do prefeito, já que técnicos especializados mostram como anda a prefeitura. Se verificarmos com atenção, às vezes, a inspeção abrange as atuações do prefeito atual e do anterior, em certos casos, o atual prefeito era o vice do anterior, portanto, participava da antiga administração.O relatório, mostra nos mínimos detalhes a performance da administração em todas as vertentes administrativas. As falhas, rotineiramente constatadas possibita-nos avaliar a capacidade administrativa do chefe do poder executivo. Se existir currupção, ali constará, desvios de verbas públicas, transparências, controle de pessoal, controle interno, nada escapa do crivo dos técnicos da CGU. Leia todo o relatório e provavelmente conhecerá o prefeito atual ou se já foi prefeito, saberá como foi a administração dele.
Mas para nossa alegria, o relatório, nos possibilita avaliarmos todos vereadores, indistintamente, porque compete a eles, vereadores, o controle externo da prefeitura, isto é, se eventualmente a CGU constatou irregularidades, foi porque os vereadores não exerceram bem seus deveres de fiscalizar a prefeitura.
A utilidade do relatório não para por aqui, dependendo da data e isso consta do relatório, podemos saber se a prefeitura já sanou as irregularidades ou se nada foi feito. Mostrará ainda, se as verbas recebidas foram bem aplicadas, se as escolas receberam a merenda conforme deveriam ter recebidos, se os planos municipais foram feitos e se estão sendo cumpridos e acompanhados pelos entes da administração.
Se você for mais criterioso, pode tentar se informar sobre os vários conselhos que devem existir para auxiliar os entes governamentais na elaboração e acompanhamento das políticas públicas. Se existem, se estão organizados de acordo com as recomendações previstas, principalmente se constam no relatório da CGU, pois, os técnicos do Órgão dão bastante atenção para esses Conselhos.
Pode-se ver o montante da verba recebida pelo município em www.portaltransparencia.gov.br, com essa informação podemos ver se foram feitas obras na cidade e se o material adquirido pela prefeitura é de boa qualidade. Não devemos esquecer que a verba recebida para  aquisição de material, deve ser empregada na compra de material de primeira qualidade. Andando pela cidade qualquer munícipe poderá verificar isso.
Poderemos ver se o administrador fez algum convênio em www.convenios.gov.br e se a verba recebido, objeto do convênio foi empregada conforme acordado, é fácil, se o convênio foi para aquisição de uma viatura, é só verificar se existe a viatura adquirida naquela data e  se foi para aquisição de uma embarcação ou construção/aquisição de um imóvel, deve-se proceder da mesma maneira, é fácil verificar.
Ainda mais, para um político honesto, onde a transparência seja proritária, pois é o principal indicativo da boa gestão dos recursos da população, disponibilizar demonstrativos dos recursos aplicados deve ser prioridade. Além de cumprir o que preve a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) o administrador estará prestando contas com a população da destinação das verbas recebidas e das possíveis aplicações de recursos. Dessa forma, a prefeitura deverá disponibilizar tais informações para que toda a população tenha acesso fácil, seja na própria prefeitura, seja num site, na internet, o mesmo deverá fazer a camara municipal e até políticos bem intencionados. Se nada disso existir em seu município, fique com um pé atrás dos políticos atuais e se algum pretendente aos diveros cargos não disponibilizar suas idéias, certamente não estará bem intencionado ou nada terá para acrescentar na situação existente no município, fujo desses meninos traquinos.
Existem um sem números de possibilidades onde você poderá verificar se o pretendente pode ser dono de seu voto e se realmente merece essa distinção, muito importante e extremamente valiosa, assim, valorize bem seu voto, lembre que você estará escolhendo alguém para tomar conta do seu patrimônio, aplicar seus recursos e que poderão trazer benefícios ou não para seus familiares,daí porque você deve valorizar muito bem seu voto.
Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário