domingo, 7 de setembro de 2014

O CÍRIO SE APROXIMA, PREPARE-SE - PARTE I.





Em novembro de 2014, portanto, daqui a três meses, ocorrerá o Círio de Nossa Senhora da Conceição, a maior festa da nossa Terra. Nessas ocasiões, qualquer cidade que tenha alguma comemoração procura se preparar dignamente para receber os visitantes, espero que Ponta de Pedras não faça diferente.
A esta altura do campeonato, os responsáveis pela preparação da Cidade, já devem ter recuperado do arquivo o relatório do ano passado e “iluminado” os pontos que precisam ser revisto este ano.
Pode ser que, por alguma falha, o relatório não tenha sido feito, contudo, torna-se necessário preparar a Cidade, principalmente a sala de visitas, isto é, a pracinha que, em PP, é o ponto de encontro e reuniões nessa ocasião. Administradores responsáveis preocupam-se muito com a aparência desses locais, uns mais, outros menos, mas tem alguns que dão pouca importância, principalmente se não for de seus interesses, comportam-se como se as festas fossem suas. Devemos ter em mente que essa é uma festa municipal, do povo, independente de raça, cor ou credo, por esse motivo, o administrador mediano que seja, deve entender isso, apoiar os organizadores para que a cidade tenha uma boa apresentação.
É um bom momento para uma comissão, formada por três ou mais pessoas, com atribuições diferentes, fazerem uma inspeção nos lacais mais visitados e que necessitem estar bem apresentáveis.
Não estou sugerindo surpreender ninguém, mas para isso, alguém deve antes, fazer uma circular, um ofício ou documento semelhante expondo o objetivo da visita e sugerindo um período para que os envolvidos possam se preparar. No período previamente marcado, fazer a visita e se constatada alguma irregularidade comunicar por ofício ao responsável, se for o caso, sempre considerando as dificuldades para as soluções dos problemas e na medida do possível, disponibilizar ajuda, se necessário.
É importante nessas inspeções, que sejam previamente escolhidos locais para vendedores ocasionais, se possível, separando-os em grupos de vendas por produtos, assim, comidas num lugar, artesanatos noutro, brinquedos separados e etc., preocupar-se em oferecer condições mínimas para que cada grupo possa desempenhar bem sua atividade. Esse preparo envolve recuperação de alguma calçada, esgoto para escoamento de água servida, melhoria da iluminação, disponibilidade de banheiro para uso público ou outro item que o responsável ache importante.
A comissão precisa ter “olho clínico” para observar as inúmeras necessidades para a boa apresentação da Cidade e sempre buscar junto à população, sugestões que na opinião dos moradores - que deveriam ser envolvidos nos preparativos – contribuam para a melhoria da apresentação da Cidade. Dentro dessa visão, a comissão deve ter em mente que, o Círio, não é um evento rotineiro, isso implica em que certas rotinas observadas no dia a dia, nesse período, podem ser modificadas visando possibilitar a realização de uma festa onde todos fiquem satisfeitos e a Cidade ganhe com isso. É fundamental passar essa ideia para as pessoas que eventualmente venham a ser contrariadas em seus interesses.
É importante considerar que as pessoas que visitam e os moradores de PP, nessa época, buscam divertimento e dessa forma, a Cidade precisa estar limpa e arrumada, portanto, uma campanha na rádio solicitando a todos para colaborarem com a limpeza e conservação da Cidade, sempre ajuda. Não custa prever que, nessa época, como aumenta o número de visitantes, aumentará a quantidade de lixo, consumo de alimentos, procura por hospedagem e outros itens necessários ao bom atendimento das pessoas. A comissão deverá se preocupar com isso, principalmente solicitando aos donos de restaurantes e pousadas que, além de receberem bem os visitantes, preparem bem seus estabelecimentos, oferecendo bons serviços e preços justos.
Nada disto é novidade, até porque nós já preparamos ou participamos de alguns eventos, seja na escola, no trabalho ou na nossa casa e certamente depois, durante aquelas conversas após a festa, sempre aparecerem comentários sobre eventuais falhas e que se fizéssemos outra festa, procuraríamos eliminar. O Círio é muito parecido, só que a festa é realizada anualmente e PP já deveria ter uma estrutura montada para realizar esse evento, até mesmo o povo, já deveria ser consciente da sua participação, tal como ocorre em Gramado, por ocasião do Natal de Luz, a maior festa da Cidade. Nessa época, a população participa em peso e a disputa para participar dos eventos que ocorrem durante a festa é muito grande, mas um dia, Gramado era como PP, onde poucos participavam. A participação da comunidade só ocorreu porque houve incentivo, conscientização dos organizadores e o resultado dos trabalhos da comunidade sempre deixa, no visitante, um gostinho de querer voltar em outra oportunidade. Esse fato faz de Gramado, referência nesse tipo de evento, que poderia servir de exemplo para nossa PP, quando da realização do Círio da nossa Padroeira, considerando as devidas proporções e particularidades, é claro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário