quinta-feira, 4 de setembro de 2014

SUGESTÃO DE LEITURAS.




Tenho observado que alguns conterrâneos, têm demonstrado algum interesse pela política municipal, ainda é pouco é bem verdade, mas muito importante, se considerarmos que, em épocas nem muito distantes, política era assunto que despertava pouco ou nenhum interesse por parte da Comunidade Pontapedrense. O povo, em muitos casos, só sabia o nome do candidato por ocasião da eleição ou num período muito próximo e geralmente votava no “patrão” ou em quem ele mandasse e assim, a mentalidade política foi crescendo e ainda hoje, vemos os resquícios desse tempo, onde as mesmas pessoas ou famílias procuram se eternizar no poder municipal.
Contudo hoje, muitos jovens, mais escolarizados, vêm demonstrando seu interesse em participar mais da política, seja tentando eleger-se para algum cargo público ou opinando sobre a administração municipal. Isso é muito positivo, principalmente se considerarmos que a política rege a vida de qualquer pessoa e quando se trata da política partidária envolvendo a administração pública, torna-se necessário um mínimo de conhecimento, pois, objetiva atender demandas de pessoas que elegem “seu” candidato sempre na esperança de dias melhores.
Ainda não temos universidades onde se formem políticos, os mesmos devem aprender lendo e fazendo e o povo por sua vez, precisa conhecer um pouco dos meandros que envolvem a política para cobrar ou pelos menos acompanhar o desempenho dos políticos.   
Dentro dessa visão, eu gostaria de sugerir alguns livros que, na minha opinião, poderão ajudar a entender um pouco sobre política. Não são livros doutrinários e talvez não sejam os mais indicados para quem quer ser político carreirista, mas certamente trarão bons subsídios sobre o assunto. Não são muitos, apenas quatro, dentro os muitos existentes. Gostei desses livros pela simplicidade e fácil entendimento. São eles:
1)    Por que as Nações Fracassam de Daron Acemoglu e James Robinson. O livro trata das origens do poder, da prosperidade e da pobreza. É uma leitura gostosa, onde os autores dão exemplos de alguns países que já foram ricos e hoje estão relativamente pobres, outros que têm tudo para serem ricos e não são. Comentam ainda, os motivos das grandes dificuldades que alguns países encontram para se desenvolverem. Apesar do título, podemos perfeitamente admitir que os mesmos exemplos se aplicam a qualquer município;
2)    1889 de Laurentino Gomes, na realidade são três livros. 1808 vai da vinda da família real, com a corte de D.João VI até a Indepêndencia do Brasil. 1822 vai da Independência até a Proclamação da República e o que estou sugerindo. Gostei dos três, mas indico o 1889, porque é o início da República;
3)    Getúlio 1945 – 1954, de Lira Neto.São três livros, que abrangem três períodos bem distintos da política brasileira, o primeiro, Getúlio 1882 -  1930, vai do nascimento de Getúlio até a chegado ao poder, em 1930. O segundo, Getúlio 1930 – 1945, vai da tomado do poder até a deposição em 1945 e o que estou sugerindo, que vai desde a deposição do poder até a morte de Getúlio. Gostei desses livros porque mostram as inúmeras estratégias usadas pelos políticos naquela época e que ainda hoje estão sendo usadas. No entanto, indico o último, porque mostra as briga ferrenhas, primeiro para Getúlio chegar ao poder e depois para se manter na presidência. Vale a pena dar uma lida.
4)    A Arte da Política – A História que vivi de Fernando Henrique Cardoso. Gostei desse livro porque o autor descreve os bastidores do Governo Federal, as negociações, as dificuldades, os objetivos de cada decisão tomada e as possíveis consequências, as barganhas, os interesses dos partidos pelos diversos cargos, além de outros assuntos que normalmente envolvem um presidente da república. Achei interessante porque é contado por quem vivenciou o fato. Não é uma biografia do sociólogo nem do  ex-presidente.
Conforme falei anteriormente, são livros que eu particularmente gostei de ler, evidentemente, para uma pessoa que não goste dos autores ou até mesmo tenha interesse por outro assunto, pode não ser lá  muito importante e antes de comprar, se for o caso, seria bom ver um resumo dos mesmos na internet. Isto é apenas uma sugestão de um caboclo do Giticateua, sem maiores pretensões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário