quarta-feira, 3 de junho de 2015

HISTÓRICO DO PALÁCIO MUNICIPAL DE PONTA DE PEDRAS

HISTÓRICO DO PALÁCIO MUNICIPAL DE PONTA DE PEDRAS
Na história de Ponta de Pedras encontramos nomes ou traços biográficos de pessoas que marcaram presença com o seu trabalho como administrador municipal e outras ações, desde os velhos tempos do Brasil Império, ou 1ª República Constitucional de 1891, onde o mandatário do município era chamado de Intendente,  hoje, Prefeito.
O último intendente deste regime constitucional em nosso município, foi o Coronel Henrique Tavares Lobato, nomeado em 28 de agosto, assumindo em 03 de setembro de 1928. Foi deposto pela Revolução de 1930, sendo substituído pelo major da guarda Nacional, Djalma da Costa Machado, que assumiu o governo pontapedrense com poderes discricionários que lhe foram conferidos pelo interventor federal, Coronel Joaquim de Magalhães Cardoso Barata.
O regime constitucional mudou. A partir de 1930 a 1946, passamos a viver em Regime Revolucionário (período de guerra).
Mesmo assim, em Ponta de Pedras, o Ilustríssimo Prefeito Djalma Machado, continuava trabalhando e organizando o novo município marajoara. Entre muitas obras feitas na sua administração, vale a pena lembrar o início da construção do palácio municipal, no ano de 1932.
Os prefeitos eram nomeados. Djalma Machado, na sua primeira gestão, governou de 1930 a 1933. O segundo prefeito da 2ª República – Regime Revolucionário, Roque Coraciolo. O terceiro prefeito desta república, foi Raymundo Pereira Brasil. O quarto Prefeito, foi Dino Menezes. O quinto prefeito, foi Antero Lobato, que foi o primeiro prefeito eleito após o movimento revolucionário de 1930. Governo de 1936 a 1937. O sexto prefeito foi Djalma da Costa Machado, que voltou novamente em 1938, inaugurou o Palácio Municipal, que havia iniciado em sua primeira administração, sendo governador do estado do Pará, naquela época, o Exmo. Sr. Dr. José da Gama Malcher.
O prédio do palácio municipal, desde sua inauguração em 1938, permaneceu sempre bonito; durante todo esse tempo, passou apenas por duas ligeiras reformas. A primeira, na administração do Sr. Joaquim Monteiro de Noronha Filho (Quinquinhas). Ilustríssimo prefeito nomeado pela câmara do ano de 1967.
A segunda reforma aconteceu na administração do ilustríssimo Prefeito Sr. Antônio Malato Ribeiro, em 1979.
Este prédio público que recebeu o nome de Palácio Municipal, devido a sua importância arquitetônica, sempre serviu por vários anos para receber as mais importantes autoridades do município e em eventos especiais, como nos momentos em que os Prefeitos eleitos assumiam seus mandatos. Ali funcionava todas as secretarias, a Câmara Municipal; até a SESP (Serviço Especial de Saúde Pública), funcionou por muito tempo no andar térreo daquele prédio, onde atendeu com muita presteza tantas pessoas carentes que procuravam a unidade de saúde naquela época. Grandes realizações que ainda recordamos: Colação de Grau do curso pioneiro de magistério; Lindos bailes de debutantes e bailes carnavalescos; posses de prefeitos com grandes recepções.
Todas as grandes realizações se estenderam até aquele dia que não gostaríamos de relembrar: o incêndio criminoso que aconteceu no dia 10 de setembro de 1999.
    Estado em que ficou o Palácio Municipal após o incêndio.
Este suntuoso prédio que sempre foi orgulho dos pontapedrenses, ficou abandonado e esquecido, até no ano de 2008, quando foi eleito prefeito municipal o Ilmo Sr. Pedro Paulo Boulhosa Tavares, que veio realizar o sonho de restaurar a nossa grande relíquia. Atendendo um pedido de seu pai, o Ilmo. Ex-Prefeito Dr. Paulo Boulhosa Tavares. 
Hoje concluído, o sonho tornou-se realidade, recebemos de volta esta grande obra que é dádiva de Deus, e certamente vai servir por longos anos para atender a nova geração que está surgindo nesta cidade tão querida e amada por todos os seus filhos pontapedrenses.
             Pálacio Municipal, após a restauração (Foto FB da PM de Ponta de Pedras)
Somos muito felizes e agradecidos pela coragem determinada deste gestor, Ilmo. Sr. Pedro Paulo Boulhosa Tavares, que não esmoreceu diante do obstáculo de recuperar um dos patrimônios mais importante do nosso município de Ponta de Pedras.
Segue o depoimento de uma cidadã pontapedrense, Sra. Profª. Antônia Teixeira Ribeiro, que ainda guarda na sua lembrança desde a idade de dez anos, quando sentada em um banco da residência de sua madrinha, a Profª. Maria Tereza dos Santos (Titinha) que era filha do Sr. Domingos dos Santos e morava onde hoje é a residência do Sr. Arrison Alencar. Dali ela podia contemplar a linda obra da prefeitura recém-construída, onde na frente do prédio foi plantado e organizado um lindo jardim, contendo animais desenhados entre as plantas, estrelas, meia-lua, flores, enfim, era um espaço muito bonito para o recreio da criançada. Deste jardim, ainda resta como lembrança só um jambeiro, que sempre oferece sombra para os que passam em frente a prefeitura.
Aquele espaço do jardim tornara-se um lugar atrativo para as crianças, jovens e pessoas de todas as idades, que por ali passavam e ficavam admirando o magnífico cenário, que foi organizado na administração do Ilmo. Dr. Romeu Ferreira dos Santos, quando prefeito em nosso município no ano de 1943 a 1944.
Tudo isso fazia parte do importante prédio da prefeitura, que desde a sua construção sempre foi motivo de orgulho para os filhos desta Terra.
Nesta época, nas cidades do interior, não havia engenheiros da construção civil; os engenheiros eram representados por grandes pedreiros que assumiram o compromisso das construções. Aqui em Ponta de Pedras tivemos a felicidade de ter em nosso meio, um pedreiro chamado Benedito Cândido Cerdeira (O Mestre Cândido), um português que veio para o Brasil, e se radicou em Ponta de Pedras no Marajó, onde deu muito de si em favor desta terra, construindo grandes obras que até hoje existem em nossa cidade, como o Palácio Municipal, lembrando também da pessoa do seu Jóca (João Castro), pai do Vací que trabalhou como ajudante de pedreiro junto com o Mestre Cândido. Nosso amigo Valter Castro (Vací), ainda vivo, pode ilustrar melhor essa descrição do Palácio Municipal, que no momento está sendo entregue novamente para o povo, completamente reformado, não mais pelo mestre Cândido, mas já pelos próprios pedreiros filhos desta terra. O Sr. Eraldo Gilberto Ferreira Teixeira, mais Edilson, Josivan, Fabrício, Pororoca, Anderson e outros, a quem nós também somos gratos pela sua contribuição para reformar e trazer de volta o prédio da prefeitura mais bonito da ilha do Marajó.
Por tudo isso deixamos o nosso muito Obrigado ao Ilmo. Sr. Pedro Paulo Boulhosa Tavares, prefeito municipal, que assumiu o compromisso de trazer de volta ao nosso Município, o Palácio Municipal, e a todos os operários que ajudaram nesta reforma.
Nossa gratidão total, e viva Ponta de Pedras!

Ponta de Pedras, novembro, 2012
Sércio Pereira
Antônia Teixeira Ribeiro
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário

Nenhum comentário:

Postar um comentário