sábado, 26 de dezembro de 2015

PONTA DE PEDRAS PRECISA SER MAIS TRANSPARENTE.

Recentemente foram postadas no Facebook, duas fotos em que mostram uma pessoa transportando açaí em direção a uma ambulância estacionada na feira, junto a rampa, em Ponta de pedras, tudo levando a crer que a pessoa iria transportar o açaí na ambulância. Quem fez a postagem agiu corretamente, pois, o cidadão também é responsável pelo controle social, isto é, verificar como os servidores públicos estão desempenhando as suas funções e quando constatar algum desvio de conduta, denunciar. Isso deve ser incentivado e cultivado.
Foto publicada no FB, mostrando a ambulância estacionada na feira e a               pessoa carregando açaí, tudo indicando que transportará no veículo.
Da mesma forma a administração municipal, ao constatar algum desvio de conduta de qualquer servidor municipal ou ter conhecimento de algum assunto envolvendo o Município e que seja de interesse para os munícipes, tem a obrigação de apurar se for o caso, tomar as decisões cabíveis e informar a população do Município. Isso é ser transparente.
Em Ponta de Pedras, de vez em quando, somos surpreendidos com algum fato que nem sempre indica um comportamento correto por parte de algum funcionário do Município e que, portanto, precisaria de alguma ação corretiva. Infelizmente, mesmo sendo do conhecimento público, ninguém se pronuncia e o fato é esquecido, o que dá margem para que se imagine que esses fatos são considerados normais. Isso é muito ruim para o nosso Município, porque apurar as responsabilidades e pelo menos criar mecanismos visando que novas irregularidades não voltem a acontecer deveria ser uma obrigação de qualquer gestor público.
Além do fato mencionado acima, que deverá ser esclarecido e informado à população a ação adotada pela administração municipal, dois outros fatos que aconteceram em Ponta de Pedras, foram comentados rapidamente e logo caíram no esquecimento.
O primeiro foi uma escola de Ponta de Pedras ter recebido apenas tangerinas para serem servidas na merenda escolar dos alunos. Não é natural que isso aconteça, até porque o Governo Federal repassa verba para merenda escolar que mesmo não sendo suficiente, como dizem, se bem administrada, pode possibilitar que seja servido um cardápio melhor para os alunos. O problema das tangerinas foi denunciado, fizeram alguns comentários no FB, mas a administração municipal, especialmente os responsáveis pela merenda escolar no Município, nada comentaram, pareceu que foi um fato normal.
Tangerinas que segundo denúncia, era tudo o que tinha para ser servido          na merenda escolar de uma escala de Ponta de Pedras.
Outro problema que deveria ter sido esclarecido melhor para a população é sobre a dívida deixada pelo ex-prefeito junto à Previdência Social, devido ao não recolhimento de contribuições previdenciárias. Se verificarmos no Portal do Tesouro, constata-se que Ponta de Pedras está impedida de fazer convênios com órgãos do Governo Federal, pois contraria as instruções relativas às exigências para firmar contratos, portanto, essa irregularidade prejudica muito toda a população do Município que se vê impedida de obter verba junto ao Governo Federal, para ser aplicada em algum projeto de melhoria para no Município.
Nota sobre a dívida de Ponta de Pedras junto ao Ministério da Fazenda.


Seria ótimo que o povo cobrasse da administração municipal mais informações sobre os assuntos de interesse do Município e os gestores municipais adotassem o hábito de informar a população sobre todos os assuntos de interesse do Município, até para ser mais transparente, principalmente nos dias de hoje em que o assunto transparência está tanto em evidência. Talvez os próximos administradores municipais pensem de forma diferente e acabem com essa cultura de ocultar os fatos de interesse do povo ponta-pedrense, apurando e punindo os responsáveis quando necessário e divulgando essas providencias à população, de tal forma que, nosso Município, seja um pouco mais transparente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário