quarta-feira, 16 de março de 2016

CANDIDATO: ONDE ESTÁ VOCÊ?


Político do interior é gozado, parece que tem medo de aparecer antes das eleições. Mesmo os que exercem algum cargo, seja eletivo ou a convite, de alguma prefeitura, geralmente ficam em silêncio, nada comentam. Algum vereador ainda anuncia que apresentou um requerimento solicitando isso ou aquilo, outros nem isso. Entra ano, sai ano e nada se sabe quanto ao desempenho ou a opinião dos políticos do interior. 
Câmara Municipal do interior, com raríssimas exceções, não consegue traduzir em informações os acontecimentos que ocorrem no dia a dia e com isso a população fica alheia aos acontecimentos e não demonstra nenhum interesse em participar da política local. Essa falta de participação impede que lideranças comecem a ser formadas ainda jovens, tendo como consequência, a falta de bons líderes no futuro.
É difícil mudar esse comportamento de uma hora para outra, mas é necessário que os políticos do interior, aos poucos, mudem essa forma de fazer política e passem a participar mais, principalmente os que estão no exercício do cargo, através das câmaras municipais. Devem cultivar o hábito de conversar mais com o público, criando ferramentas que levem informações e busquem junto ao público as demandas das diversas comunidades para serem discutidas em plenário. Não é uma tarefa difícil, basta querer e envolver alguns vereadores interessados em iniciar esse diálogo com o público, que é necessário e só traz benefícios para formar uma consciência política para o cidadão local. 
O meio pelo qual possa ocorrer esse diálogo câmara vs população existe em qualquer município. Dentre os diversos existentes, talvez a rádio seja o meio mais simples, por praticamente existir em todo município e não necessitar de dispêndio de grande soma de verba do município e nem exigir conhecimento técnico especializado.
Quanto aos políticos que não exercem cargos eletivos e que, portanto, não podem se beneficiar das facilidades oferecidas pelas câmaras municipais, talvez a internet seja uma excelente oportunidade, pois oferecendo gratuitamente facilidades que poderão ser usadas por qualquer pessoa, poderá contribuir para o político opinar quanto aos mais diversos assuntos atinentes ao município e assim, mostrar-se para os eleitores, coisa que político do interior ainda tem dificuldade em fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário