terça-feira, 15 de março de 2016

OFENDERAM O MEU INTERIOR.


Estou bastante mofino, não que eu esteja com pirrique, dismancho, difruço ou coisa parecida, estou bem, o motivo é que por estes dias, ofenderam o meu interior. Por lá somos uma família, um zela pelo outro, embora possa existir alguma desavença e alguém sair machucado, é entre nós, estamos acostumados.
Como todos sabem, recentemente alguém se comparou a uma jararaca e, sinceramente, não gostei! a jararaca não merece tamanha desconsideração. Existe uma infinidade de animais por lá para servir de modelo, como por exemplo, o sucuriju, animal traiçoeiro e sem que ninguém saiba invade o terreiro e rouba algum xerimbabo; o gavião é outro que se apodera de bens alheios sem consentimento; temos a raposa; a mucura, são animais que aproveitam a inocência das pessoas para se dar bem, mas a jararaca não! Essa tem um nome a zelar.
Que a Gisele Bundchen, pela elegância, se comparasse a uma jararaca, tudo bem...vá lá, mas um cidadão um pouco rechonchudo, enxambuado....foi menosprezo à jararaca.
Além do mais, a jararaca fica na dela, não gosta de ajuntamento, pois não é comum vermos jararacas na boca de “Matildes”. Quando incomodada dá seu bote, às vezes até machuca o intruso, mas fica lá, aguardando as consequências, não procura se esconder, não foge e nem pede ajuda pra ninguém socorre-la, é consciente do seu erro e aguenta as consequências, eventualmente com o sacrifício da própria vida.
Deduzi que o cidadão paresque não sabe o que seja uma jararaca ou talvez, por nada saber, ache que uma jararaca seja tal qual um sapo. Se fosse um sapo a referência para comparação, que me perdoe o sapo, eu aceitaria melhor, eu ficaria menos amuado.
É que o sapo aparece mais, digamos: é do povão, disfarça melhor e geralmente está presente na ilharga da sentina ou onde tiver alguma sujeira. Nesse ambiente fica sempre calmo, aparentemente inofensivo é dono do pedaço e, se observarmos bem, de vez em quando comete um crime, pois uma mosca some como que por encanto, isso induz aos menos avisados a pensarem que não foi ele, e, se fosse possível perguntar quem foi que matou a mosca, certamente ele negaria. 
Sinceramente, não sei se haverá alguma reconsideração quanto à comparação, mas uma coisa qualquer pessoa de bom senso deve concordar: a jararaca teve sua imagem denegrida e, portanto, merece reparação, até porque é fácil defender a jararaca, pois ninguém jamais viu ou verá uma jararaca metida onde estão fazendo besteira, pra não dizer outra coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário