quarta-feira, 2 de março de 2016

QUANDO A QUALIDADE DIMINUI O CLIENTE SE AFASTA.


Pelo Círio-2015 da nossa Padroeira, numa noite, eu e um grupo de amigos, juntamente com algumas crianças fomos comer alguma coisa numa daquelas lanchonetes ali no início do Trapiche Municipal. Alguns comentavam sobre a qualidade dos doces e sucos que são vendidos naquela local.
Após sermos servidos, grande parte dos doces ficaram nos pratos e até as crianças desprezaram. Achei estranho, pois crianças adoram doces, mas os comentários diziam que os doces não condiziam com as recomendações. O que não entendi bem foi os proprietários não fazerem o controle de qualidade dos seus produtos.
Por outro lado, um dia desses, fui almoçar num daqueles restaurantes “ pague um certo valor e como à vontade”. Como cheguei cedo e o local ainda estava fechado, permitiram que eu entrasse. Enquanto aguardava, aproveitei para conhecer o restaurante e fui interpelado por uma senhora muito gentil que sugeriu que eu ficasse à vontade. Aquela senhora organizava a distribuição, pelos balcões, dos vários pratos e panelas com comida. Depois de um certo tempo, tendo na mão esquerda um pratinho e uma colher, abria as panelas, tirava uma amostra da comida, colocava na colher e provava. Fez assim em várias panelas, isto é, a função da senhora, além de organização, era verificar e aprovar a qualidade da comida.
É comum vermos em restaurantes algumas pessoas que, verificando que o cliente está terminando a refeição, vir perguntar se o atendimento foi bom e se o cliente deseja mais alguma coisa. Também já vi em outros estabelecimentos comerciais, mas é raro. Esse interesse em  atender bem o cliente é importante em todos os setores, até no serviço público, pois hoje, atender bem o cliente é a principal meta de todo órgão ou outro ramo de negócio

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