sexta-feira, 13 de dezembro de 2019


ENGENHARIA CIVIL EM PONTA DE PEDRAS.

    Tenha acompanhado o entusiasmo de alguns moradores de Ponta de Pedras sobre a possibilidade do Município ter uma curso de Engenharia Civil. Claro, é uma excelente oportunidade de melhorar a educação profissionalizante dos meus conterrâneos e com isso, aumentar as chances do engenheiro formado em Ponta de Pedras ter melhores condições de vida e ajudar os seus familiares. É o que todos queremos.
     Não tenho conhecimento se os idealizadores da ideia fizeram algum levantamento sobre o mercado de trabalho para engenheiro civil. No município, acho pouco provável que os engenheiros, após formados, encontrarão serviço, pois observa-se que: primeiro as edificações existentes na cidade, nem sempre são construídas mediante projeto elaborado por um engenheiro civil e segundo, não temos empresas de engenharia que empreguem esse tipo de profissional, logo, no município só resta a Prefeitura para absorver essa mão de obra. Aí teremos a seguinte situação: muitos profissionais, mas sem emprego, pois ser formado não significa ter emprego ao final do curso. A solução para os formados é sair de Ponta de Pedras e buscar emprego nos grandes centros, onde as vagas estão disponíveis. Será que os jovens ponta-pedrenses já pensaram nisso, será que alguém já os avisou e eles estão preparados para isso? Uma vez tendo analisado bem a situação futura dos engenheiros após a formação, fica uma indagação: Como pode os idealizadores levarem um curso universitário para um município relativamente pobre e após a conclusão do curso, os formados saírem do município para aplicarem os conhecimentos adquiridos em outro lugar? Talvez fosse melhor para as pessoas e para o município a criação de um curso que ao final os formados fossem absorvidos, senão todos, a grande maioria no próprio município ou até mesmo no Marajó.
Alguém poderá argumentar que, pensando assim, nenhum curso universitário pode existir em Ponta de Pedras. Eu argumento que existem milhares de municípios que não têm curso universitário, pois ter uma universidade nem sempre resolve o problema dos municípes e na minha opinião, a administração municipal deve tentar resolver da melhor maneira possível os problemas das pessoas residentes no município, isto é, criar ferramentas que possibilitem à população  sobreviver criando os seus próprios recursos, daí, talvez cursos técnicos, que sejam mais úteis no município e que ofereçam uma profissão mais utilizável pelas pessoas provavelmente seria mais útil e quem sabe nem fosse preciso a pessoa buscar colocação em outro mercado de trabalho. É bom ficar claro que não sou contra a formação de engenheiros civis em Ponta de Pedras, estou afirmando que no município o mercado de trabalho para esse profissional é muito restrito e daí, formar um profissional para outro mercado em vez de se pensar em profissionais que poderiam ser utilizados no próprio município é um assunto a ser analisado com bastante calma. Será que alguém pensou nisso. Segue um artigo sobre a localização das melhores empresas que empregam  engenheiros civis.MELHORES EMPRESAS PARA ENGENHEIROS CIVIS.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário