segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

PRACINHA DE PONTA DE PEDRAS E SEUS OCUPANTES.

Quando jovem, eu costumava ir em Ponta de Pedras por ocasião do Círio de N.S.da Conceição, padroeira do Município. Ali era um lugar onde as pessoas, principalmente as moças e rapazes costumavam passear, alguns formando pares, como namorados, outros apenas conversando e a maioria apenas passeando. Andavam em torno da praça, geralmente no sentido contrário ao ponteiro do relógio. Aqueles que não queriam passear, de um modo geral, ficavam parados só apreciando o desfile que ocorria ali, principalmente após a ladainha, era muito bonito. Os vendedores, que não eram muitos, costumavam se posicionar fora da calçada da praça; os carros eram poucos e as pessoas podiam conversar sem gritar, visto também não existirem os “megas” da vida. Ponta de Pedras era uma Cidade excelente para se passear, quem viveu essa época deve lembrar.
A população aumentou, a Cidade cresceu e os administradores municipais, permitiram que as pessoas fossem tomando conta da praça sem nenhum ordenamento. Os vendedores instalaram os seus diversos pontos de vendas em qualquer lugar, alguns fixaram seus pontos de vendas como se aquele pedaço da praça fosse de sua propriedade e ninguém se incomodou com isso e mais, fizeram instalações conforme bem entenderam e mais uma vez a administração municipal ficou alheia, nem se importou. Hoje, quem visita a Cidade e teve a felicidade de ter visto a pracinha de outros tempos, além de se admirar, fica saudosa e triste por terem permitido que aquele espaço que servia de local para as pessoas passearem, tenha se transformado no que é hoje, um local tomado por vendedores que não estão nem ai para a Cidade. A foto abaixo ilustra bem o que afirmo.
  Pracinha de Ponta de Pedras durante o dia, com os diversos pontos vendas já montados.

Não sou contrário aos vendedores venderem o que bem entenderem até porque eles precisam sobreviver de alguma forma e ninguém tem culpa se tentam ganhar o pão de cada dia vendendo seja lá o que for. O mercado é assim, se tem quem precise e tem quem venda,o mercado cresce, daí ter tanto vendedor em Ponta de Pedras. O que acho errado é a ocupação da praça sem nenhum critério, principalmente com a permissão ou omissão da administração municipal.
Talvez um choque de ordem pudesse melhorar para todos, tanto para os vendedores como para as pessoas. Não existe mercado se não existirem compradores, consequentemente, é preciso que se aumente o número de pessoas para que as pessoas vejam e possam comprar os produtos disponíveis. Para isso, é preciso organizar os vendedores, limpar e iluminar a praça para que as pessoas voltem a passear e ver o que está disponível para venda. Uma boa opção seria padronizar as barracas, veja exemplos abaixo, existente numa praça, em Itaboraí, onde se vende de tudo.
     Barracas padronizadas e instaladas em torna da Praça de Itabaraí.
.         Roupas expostos para venda nas barracas da praça de Itaboraí.
                           Comida sendo vendida na praça de Itaboraí.
Em Ponta de Pedras, o número de barracas deveria ser fixado de acordo com o espaço disponível na praça, sem ocupar a calçada, que deveria ficar livre para a circulação das pessoas e nos dias de eventos, principalmente nos 15 dias das festividades de N.S.da Conceição. Nesses dias, a praça deveria ficar isolada para o transito de veículos, principalmente a noite. A autorização para a instalação do ponto de venda, deveria ser por sorteio e mediante o compromisso do vendedor em colocar o seu produto numa barraca padronizada, conforme vistas nas fotos acima. Essas barracas são desmontáveis, feitas em madeira e fácil de armar e desarmar, assim, o vendedor armaria no início da venda e desarmaria no final, deixando a praça livre e limpa. Seria muito importante, conforme observei na praça, em Itaboraí, ter pelo menos um gari para manter a praça sempre limpa.
Essa pequena ação mudaria totalmente a aparência da Praça de Ponta de Pedras e certamente as pessoas voltariam a frequentar mais a praça e os visitantes ficariam bem mais satisfeitos, pois como está, acho que ninguém discorda de que é preciso algumas melhorias para Ponta de Pedras voltar aos seus bons momentos de se passear na nossa Pracinha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário