terça-feira, 10 de dezembro de 2019

PARECE QUE PONTA DE PEDRAS ESTÁ REGREDINDO.


     Sinquidia visitei Ponta de Pedras. Apesar de acompanhar os acontecimentos rotineiros do meu Torrão, queria olhar de perto. Confesso que alimentei a ideia de encontrar uma cidade bem cuidada, haja vista as postagens feitas no Facebook, pelo Prefeito e seus assessores. É roçagem pra cá; pintura de cemitério pra lá; abertura de estrada e outros serviços mostrados em cada postagem, sempre com o lema: “Governo que Faz”. Entretanto, ao chegar e dar umas voltas pela cidade, o que vi não correspondeu à minha expectativa, Ponta de Pedras parece mais abandonada do que nunca, é uma pena. Para uma pessoa que visita a cidade é difícil passeios, mesmo sendo um município com tantas belezas para se mostrar. Parece que a única opção é visitar a Praia da Mangabeira, pois sempre que conversamos com um conhecido a pergunta é sempre a mesma: - vais na praia da Mangabeira? Durante a minha visita, vinha a pergunta e logo era acrescentado: - a calçada está toda destruída, a praia está praticamente abandonada, não vale a pena ir lá! O centro da cidade está muito sujo e desarrumado, ali pela praça e principalmente a feira. A orla é um caso à parte, pois cada pessoa faz a sua obra como bem entende e vende o que lhe der na cabeça. Um belo dia, a obra, por falta de manutenção se deteriora e a pessoa faz outra, deixando a estrutura velha lá, só enfeiando a frente da cidade, e o pior, ninguém faz absoluta nada. 
                Construções abandonadas na frente da Cidade.
          Sobre a feira, eu já comentei em outra postagem, mas em vez de melhorar, piorou, existe um esgoto que fica entre a feira e a Casa Monteiro, que um dia foi Casa da Beira, esse esgoto exala um odor horrível e ninguém tem a sensibilidade de mandar limpar. A orla que vai da Casa Monteiro até a rampa, é uma imundície, com urubus brigando por algum alimento apodrecido que provavelmente jogam por ali. Mas não é só isso, a orla de Ponta de Pedras é uma vergonha, seja para os administradores municipais que não fazem nada para melhorar ou para a população que não se organiza para cobrar junto aos administradores uma melhoria daquele espaço, pois a frente da cidade é o cartão de visita para quem chega. Vereadores, que dizem representar os eleitores, em Ponta de Pedras não existe, a não ser para receber os seus proventos no final do mês e provavelmente continuará assim.
                              Parte da Orla de Ponta de Pedras.
      Sinceramente, fiquei muito decepcionado. Não ouvi ninguém elogiando a administração atual, a não ser as pessoas que, de alguma forma, têm algum relacionamento com o governo municipal, para esses parece que está tudo bem. 
            Um fato interessante chamou minha atenção. Uma senhora saiu daquele banheiro que tem ali no trapiche e despejou numa pessoa toda a sua decepção com o estado em que se encontrava o banheiro, a pessoa que ouviu, absorveu bem e deu como resposta que o fato seria encaminhado para os responsáveis por manter o banheiro em condições de uso pela população. Como eu estava perto, perguntei para a pessoa que deu a resposta se  não tinha ninguém para limpar o local e ela disse que 6 pessoas recebem dinheiro da prefeitura para manter aquele local minimamente utilizável. Vejam que são pessoas que moram em Ponta de Pedras que ajudam a denegrir a imagem da cidade, mas, como o chefe é sempre o responsável, alguém na prefeitura deveria ver isso.
     A melhor propaganda ainda é a voz do povo, portanto, quem visita Ponta de Pedras falará bem ou mal, dependendo do que verá durante a sua permanência na cidade. O hotel que eu fiquei piorou consideravelmente em relação a outra vez que fiquei hospedado lá. Restaurantes que em outras épocas cheguei a elogiar, agora foi só decepção. 
        Mas Ponta de Pedras tem algumas melhorias, como a boa iluminação daquela rua que passa atrás da Catedral; algumas ruas foram asfaltadas; estradas foram abertas e alguma coisa foi feita, não resta a menor dúvida. Até a UBS recentemente inaugurada fui uma grande conquista, porque mesmo sendo verba do governo federal, a administração municipal fez o projeto e conseguiu a embarcação, agora se vai ser utilizada conforme a necessidade dos ponta-pedrenses  já é outra história. Até hoje não entendi o motivo pelo qual os administradores municipais não dão a devida atenção para a frente da cidade; porque não organizam os trapiches; retiram os restos de construções que só enfeiam a orla; melhoram a feira, como melhoraram o mercado; organizam aqueles vendedores que tomaram conta da praça que fica em frente da igrejinha. Durante a inauguração da UBS o prefeito afirmou que ele tinha algumas rusgas com uma pessoa que estava ali e em seguida afirmou que, as rusgas se deviam aos sonhos políticos, pois ambos queriam melhoras para Ponta de Pedras. Sinceramente, tenho lá minhas dúvidas sobre esses sonhos, pois  Ponta de Pedras precisa melhorar muito

Nenhum comentário:

Postar um comentário