quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

SUGESTÃO PARA OS FUTUROS PREFEITOS DE PONTA DE PEDRAS.

Sempre que visito algum lugar, procuro ver algo que, se aplicado no meu Torrão, poderia melhorar a aparência da cidade e com isso até melhorar a vida dos meus conterrâneos, principalmente incentivando o turismo, melhorando a arrecadação do Município e consequentemente, oferecendo melhorias para os ponta-pedrenses.
Recentemente visitei a Ilha de Paquetá, localizada na Baia da Guanabara, é um pedaço de terra pequeno e que vive do turismo. Por ser pequena, acho que uma pessoa caminhando não leva mais de uma hora para contornar a ilha toda. Eu tentei fazer isso, embora não percorrendo toda a ilha. Durante a minha caminhada constatei que muito do que existe em Paquetá poderia ser perfeitamente aplicado em Ponta de Pedras, não de imediato, mas dentro de alguns anos, se planejado por um bom prefeito. O que mais gostei foi a orla da ilha.
                                           Orla de Paquetá.
A orla de Paquetá é simples, mas é contornada por uma calçada de uns 50 centímetros de largura. Em certos lugares existem praias e várias pessoas aproveitavam e se divertiam, sendo que numa das praias existem pedalinhos que podem ser alugados para passear ali pelas proximidades, pois o mar é tranquilo, muito parecido com as águas do Rio Marajó Açú, em frente a Ponta de Pedras.
                                               Pedalinhos.
Ao longo de toda a orla as pessoas podem pescar, mesmo considerando a raridade dos peixes, um dos pescadores disse-me que é mais para se divertir.
                                   Pescadores na orla de Paquetá.
Achei muito interessante a parte que é gramada junto das calçadas, como mostrada na foto acima.
Ví pouquíssimos vendedores e veículos motorizados praticamente inexistem, pelo que eu soube, apenas o caminhão que transporta lixo; o carro da polícia e a ambulância, os demais são movidos a bateria ou movidos com a força muscular, como as bicicletas e alguns veículos para passeios.
                              Veículo para passeios pela Ilha.
A pergunta é: Ponta de Pedras poderia ser assim? Sim, poderia, mas atualmente está muito difícil melhorar a aparência da frente da Cidade de uma hora para outra, essa mudança levaria tempo e provavelmente em apenas um mandato de 4 anos dificilmente um prefeito conseguiria, mas é possível. O prefeito teria que conseguir o apoio de todos interessados em possuir uma parte da orla da Cidade, porque cada pessoa que desempenha alguma atividade por ali quer ter o seu pedacinho de orla e seria difícil convencê-los de que uma mudança para melhor se faz necessário. Outro problema é a própria administração municipal, que não tem interesse no assunto, pois deixando como está, não incomodando ninguém e facilitando na medida do possível, não perderá votos, pois os políticos de Ponta de Pedras, pelo que se tem visto ao longo dos anos, estão mais interessados no poder, em manterem-se no cargo e o cuidado com a Cidade fica em segundo plano, haja vista, o estado em que se encontra Ponta de Pedras.
E como poderia ficar a frente da Cidade? Eu fiz um esboço da frente da cidade, considerando uma calçada de 50 centímetros e 2 metros mais ou menos afastada para dentro do rio, começando ali no Ponto Certo e indo até a Ponte do Sr. Paulino. Os espaço compreendido entre a calçada e o continente poderia ser aterrado, gramado e feito diversos trapiches para atracação das embarcações, conforme o esboço abaixo.
Foto esboço.


                             Esboço de parte da orla de Ponta de Pedras
     É evidente que existem inúmeras possibilidades de rearrumação, para melhorar a frente da Cidade, basta  a administração ter força de vontade para fazer. A seguir foto de local para atracação de embarcações.

                            Local para atracação em madeira.




Nenhum comentário:

Postar um comentário