quarta-feira, 15 de abril de 2015

TERRENO PARA UMA AGÊNCIA DO INSS EM PONTA DE PEDRAS – UM ASSUNTO PARA DISCUSSÃO.


Tenho observado que o nosso Município tem deixado de receber alguns equipamentos que poderiam melhorar o dia a dia dos nossos conterrâneos. Cito como exemplo a Fabrica de Gelo que foi disponibilizado o dinheiro, contudo a fábrica não chegou a ser construída. Ponta de Pedras também foi contemplada com um caminhão basculante para compactação e transporte de lixo e embora tenha sido aprovado o projeto, o Município também não recebeu o caminhão. A verdadeira causa da fábrica não ter sido construída e do não recebimento do caminhão, não é do meu conhecimento. Agora vem à tona que, desde 2009, existe disponibilidade de recurso para construção de uma Agência do INSS no Município e que por falta de terreno, PP ainda não dispõe da referida agência. Da mesma forma, desconheço o motivo pelo qual o Município ainda não disponibilizou o terreno.
Sobre o processo para disponibilizar um terreno para que um órgão público possa construir uma agência num determinado município, por ter participado de algum processo semelhante, darei algumas sugestões.
Uma vez a verba estando disponível e geralmente com o projeto pronto, o município entra com a contrapartida, geralmente um local para a instalação da agência que, dependendo da atividade fim do órgão, o local deverá ser escolhido de tal forma que facilite o atendimento do cliente (usuários).
No caso de uma agência do INSS, deverá ser de fácil acesso ao público e mais particularmente, em Ponta de Pedras, deverá levar em consideração tanto as comunidades da Mangabeira e adjacências, como Armazém e demais pessoas que moram nas margens dos rios do Município, que chegam de embarcações e atracam geralmente na frente da Cidade. Levando em consideração essas peculiaridades, a Agência do INSS em Ponta de Pedras, deverá ser localizado ali pelo centro, de tal forma que facilite o acesso dos usuários. Não resta a menor dúvida que por ali os terrenos estão vasqueiros, face o pessoal concentrar suas residências próximas dos portos, comum na maioria dos municípios ribeirinhos.
Um fato importante e que merece ser citado é que, nem sempre o órgão que irá instalar a agência, o faz em imóvel novo, construído para aquela finalidade.
Em muitos casos, o órgão adquire o imóvel de terceiros, reforma e o imóvel é adaptado para o serviço a que se destina. Outras vezes, o Município dispõe de um imóvel em boas condições, totalmente regularizado, que atenda as necessidades do órgão, nesse caso, prefeitura e órgão interessado fazem um acordo, onde a prefeitura transfere o imóvel e o órgão dá uma contrapartida previamente acordada entre as duas partes. Outro caso é a prefeitura adquirir um terreno, por compra ou seu mesmo, regularizar e transferir para o órgão interessado. O importante é que esses órgãos geralmente exigem que o imóvel esteja totalmente regularizado, porque ao receber o imóvel, o mesmo passará a fazer parte do patrimônio do órgão, no caso do INSS.
No caso de Ponta de Pedras, a administração municipal, poderia pensar nas seguintes possibilidades:
1)    DISPONIBILIZAR UM TERRENO DE PROPRIEDADE DO MUNICÍPIO – Seria o mais fácil, se existir;
2)    COMPRAR UM IMÓVEL QUE ATENDA AS EXIGÊNCIAS DO SERVIÇO E TRANSFERIR PARA O INSS – Também não é difícil encontrar o imóvel, só depende de quanto a Prefeitura esteja disposta a pagar;
3)    ESCOLHER UM IMÓVEL JÁ PRONTO E MANTER ENTENDIMENTOS COM O INSS – Nesse caso, seria necessário uma inspeção do INSS para verificar se o imóvel atenderia as exigências do órgão e o próprio INSS compraria diretamente do proprietário; e
4)    A PREFEITURA FAZER UMA TRACA – Nesse caso, a Prefeitura selecionaria um dos seus imóveis, em boas condições, regularizado, ofereceria para o INSS e negociaria uma contrapartida.
No item 4) os administradores municipais para fazerem isso poderão ter uma visão de longo prazo. Como por exemplo, ter  em mente um projeto que esteja precisando de dinheiro e com a troca, a contrapartida pode ser a execução do projeto.
Somente como exemplo, Ponta de Pedras está precisando ser repaginada, acho que aquela feira, juntamente com aquelas casas ali na frente, deixam a Cidade com uma péssima aparência, seria o caso de pensar em melhorar aquele local.
Uma das soluções seria mudar a feira de local, tirando dali e abrindo aquele espaço, revitalizando-o, conversando com os proprietários dos imóveis para cuidarem melhor dos estabelecimentos e aos poucos ir melhorando a frente da Cidade. Um projeto desses leva algum tempo, consequentemente, o administrador que iniciar poderá não inaugurar a frente de Ponta de Pedras totalmente revitalizada.
Contudo, precisa-se instalar a feira noutro local, talvez aquele terreno da Serraria do Sr. José Mariano fosse o local ideal, pois fica na margem do rio, onde as embarcações poderiam facilmente atracar para descarregar os gêneros destinados à feira. Essa transferência da feira para outro local (a feira poderia ser desmontável), diminuiria aquele “paliteiro” de mastros de embarcações que enfeiam a Cidade e abriria espaço para se construir um cais com melhor aparência, quem sabe até com locais previamente projetados para atracar pequenas embarcações, a remo ou a motor e dali saírem para pequenos passeios pelos rios do Município. O problema é o dinheiro para adquirir o imóvel.
A aquisição do imóvel poderia ser a contrapartida do INSS no caso da troca de um imóvel da Prefeitura para a instalação da Agência do INSS em Ponta de Pedras. Talvez o problema seja encontrar um imóvel que possa ser negociado, porque, nesses casos, com as pessoas já instaladas, qualquer mudança é difícil e até mesmo a aceitação pelo INSS de uma permuta com a contrapartida, não é uma tarefa muita fácil, mas a política nada mais é do que a arte da negociação e, nesse quesito, ninguém pode negar que a Prefeita de Ponta de Pedras, pode ter mil defeitos, mas devemos reconhecer, é uma boa política, do contrário não seria Prefeita de Ponta de Pedras já por duas vezes e nem tinha sido reeleita presidente da AMAM.

Quanto a seleção de um imóvel da Prefeitura, embora pareça difícil, se for procurado com critério, imaginando possíveis remanejamentos, certamente será encontrado, mas isso é uma tarefa para as pessoas que administram o Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário